Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

arquivo apagado ainda ocupa espaco


kuroi

Pergunta

é o seguinte, aqui (windows xp sp2 - numa particao ntfs), eu tinha um arquivo de 1.2 GB. apertei shift + DEL para exclui-lo. ai o windows deu aquela estupida mensagem de q um outro programa esta usando o arquivo e não pode ser apagado. talvez isso porque eu tinha acabado de recortar esse arquivo, junto com outros, e colado numa nova pasta, seila.

eu uso aqui um programa chamado Unlocker, q, quando acontece um caso desses, ele consegue desbloquear o arquivo e assim, apaga-lo. apesar de o unlocker não acusar nenhum outro programa bloqueando o arquivo, o windows não me dexava apagar. então pedi ao unlocker q excluisse o arquivo, o q ele fez com sucesso.

o problema é q, o arquivo foi apagado, mas ainda esta ocupando espaco. os 1.2 GB não foram liberados, a quantidade de espaco livre q o window q o windows mostra no momento é a mesma q mostrava antes de eu excluir o arquivo (q alias, é ainda menor q o proprio arquivo - 750 MB).

existe um modo de eu recuperar esses 1.2 GB??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Se eu te disser pra passar chkdsk /r /f e depois passar defrag, você vai ficar bravo comigo?

chkdsk?? é, acho q tenho motivo pra ficar bravo hehe...

quanto ao defrag, td bem q eu ate faco regularmente, mas esse chkdsk é um saco, não gosto nd dele. agora to em duvida se vale tanto trabalho pra 1 giga.

mas assim q eu resolver isso, eu aviso aqui, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é, aqui não vai não...

to lembrando agora, tb não é a primera vez q isso ocorre. tive esse problema com o bit torrent tb a um tempo atras. usei a opcao de dentro do programa q diz "Apagar Torrent e Excluir Arquivos" pra um torrent de 4GB, e ele apagou os arquivos mas não liberou o espaco. agora não uso mais essa opcao, apago os torrents na mao mesmo pelo explorer.

e acho q ate hj não consegui esses 4GB de volta, mas na epoca não dei tanta atencao porque tinha bastante espaco livre no hd.

sendo assim são 5GB perdidos...

bom, vou tentando otras coisas aqui... vou fazer uma busca pra ver se encontro outros programas, algum outro no estilo do ccleaner, ou coisa assim, ai se eu conseguir resolver, posto aqui, valeu leandro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara, quando eu usava o unlocker, ele na verdade não apagava, movia para uma pasta oculta, acho q era C:/unlocker e la tava os arquivos q você mando ele apaga!!

Não sei quanto essa versão, porque parei de usar porque no win7 ele tem a opção forçar :D

Coloca para exibir pastas ocultas e procura o arquivo que você excluiu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

mesmo quando você deleta um arquivo o programa continua lá no seu HD somente não vai ser reconhecido quando você instala um programa o que acontece na verdade e passar por cima desse programa deletado por isso que algumas veses da para você recuperar o arquivo por que ele ainda não foi totalmente apagado do HD ^^

@edit

aaa ai e so passar a desfragmentacão de disco que isso e corrigido ^^

nossa estou respondendo muitos topicos ... acho que isto se torna chato ou não ?

Editado por ce1o2e
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

a valeu pelas respostas, mas por algum motivo misterioso, depois de um tempo, do nd o espaco foi liberado, não sei o q eu possa ter feito. esqueci de avisar aqui.

vai ver então q o unlocker guarda o arquivo por uns dias, seila.

so o espaco do bitorrent q não sei se retornou, nem lembro mais, ou talvez eu nem tenha percebido, já q o espaco tb já ta todo ocupado de novo... tenho q comprar uns dvds aqui.

nossa estou respondendo muitos topicos ... acho que isto se torna chato ou não ?

nd, você ta indo bem, o q é chato é quando o cara so fica postando comentario q não acrescenta nd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não sei qnt ao xp, mas no win7 tem um recurso que você decide quanto você quer deixar reservado no HD para armazenamento binário, no caso, você apago alguma coisa, ele ainda fica registrado em binário, podendo restaurar com o Recuva, por exemplo...

Vai ver foi isso que aconteceu com você!

Isso é uma boa explicação o porque do seu hd ser de 80 e quando você clica com o direito mostra 76...

meu é de 320, mostra 318 e uns quebradinhos!

----edit

qnt a comprar dvds, sugiro a você comprar um HD externo, passar os arquivos para ele e liberar o principal, ou se não, faça que nem eu, meu HD antigo tem 80gb, começou a lotar comprei um de 320, agora to com 2 hds na maquina, totalizando 400!

Abraços

Editado por Matheus-vb6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

pode ser. mas não conheco essa opcao. pelo q soube, o arquivo q é apagado continua la, so q o sistema entende q não, considera o espaco como livre, então arquivos novos podem ser salvos no local onde ele estava. e enquanto o conteudo inteiro dele tiver la, o arquivo pode ser recuperado. mas o espaco é considerado livre e deveria aparecer como livre.

de qualquer forma acho q eu q não to prestando atencao no q faco, por isso não to entendendo, é o mais provavel.

Isso é uma boa explicação o porque do seu hd ser de 80 e quando você clica com o direito mostra 76...

mas a explicacao pra isso é q os fabricantes de hd lancam o hd considerando 1kB como 1000 bytes. e na verdade 1kB corresponde a 1024 bytes. da mesma forma, eles consideram q 1MB = 1000kB e q 1GB = 1000MB, mas na verdade 1MB = 1024kB e 1GB = 1024MB. isso da a diferenca.

Editado por kuroi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pode parecer mentira, mas acabou de acontecer quase a mesma coisa aqui.

Estava utilizando o programa Azureus Vuze para baixar um torrent com vários arquivos. Ele automaticamente cria os arquivos (ocupando espaço, provavelmente preenchidos com zeros) em disco e vai gravando neles à medida que vai baixando.

Como minha partição C:\ não tinha espaço suficiente para o download, o programa exibiu uma mensagem de erro e parou a gravação, mas vários arquivos já tinham sido criados (fiquei com menos de 100mb livres no HD, já que eles não foram removidos).

Para resolver o problema, apaguei os arquivos manualmente. Fui em Ferramentas --> Opções --> Arquivos e abri a pasta da opção Diretório padrão (no meu caso, C:\Users\Jonathan\Documents\Azureus Downloads) pelo Windows Explorer. Depois foi só remover os arquivos indesejados (no meu caso, ficaram todos numa mesma pasta).

Isso também ocorre no Vuze ao clicar no arquivo com o botão direito e utilizar a opção Remover. O correto é Remover e --> Apagar dados. É possível que tenha acontecido algo parecido com você no BitTorrent.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é, o bittorrent tb cria o arquivo inteiro vazio e depois vai preenchendo os dados a medida q o download vai sendo feito. eu não lembro agora, mas acho q quando aconteceu esse problema pra mim, o download já estava completo e eu já tinha gravado os arquivos no dvd e não precisava mais deles.

normalmente eu sempre excluia os arquivos do torrent na mao pelo windows explorer, mas dessa vez, por acaso eu tava com o bittotorrent aberto e selecionei a opcao "Apagar e Excluir Dados", ou coisa assim (existe uma opcao q so exclui o torrent da lista, de modo q o programa não o carregue mais pra continuar o download ou o seed, mas q os arquivos continuam no hd, mas não foi essa q selecionei). os arquivos realmente foram apagados e não podiam mais ser encontrados no hd, mas o espaco continuou ocupado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu geralmente quando não deixam apagar um arquivo, eu tento feixar pelo Ctrl+alt+del na aba processos, quando não da, abro o DOS, digito:

tasklist

procuro a atividade que esta usando, ou o proprio arquivo e falo:

taskkill /pid NUMERO -f

ai depois disso só apaga :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

eu tb, mas acontece q dessa vez

apesar de o unlocker não acusar nenhum outro programa bloqueando o arquivo, o windows não me dexava apagar.

então, eu não tinha processo pra finalizar. na verdade, o arquivo nem tinha sido aberto depois do ultimo boot.

de qualquer modo, depois disso tudo, eu tenho evitado usar opcoes de apagar arquivos em qualquer programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...