Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) 3 DUVIDAS VB


Matheus-vb6

Pergunta

Boa Tarde pessoal...

tenho 3 duvidas:

1-seguinte, criei um programinha que utiliza componentes, mais precisamente Py.sendmail

Set mail = CreateObject("Py.SendMail")

Gostaria que assim que abrisse o programa, identificasse se esse componente esta instalado, se tiver seguir o programa, se não alertar o usuario de que o programa não funcionara corretamente!!

2-Junto com o programa estou mandando o instalador do Py.sendmail que baixei pois não consegui criar um que só instalasse o componente, como eu crio um?

3- Quando crio meu executavel e vou em propriedades, aba Detalhes, mostra idioma como ingles, como altero??

Brigadao desde já

Editado por Matheus-vb6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
1-seguinte, criei um programinha que utiliza componentes, mais precisamente Py.sendmail
Set mail = CreateObject("Py.SendMail")

Gostaria que assim que abrisse o programa, identificasse se esse componente esta instalado, se tiver seguir o programa, se não alertar o usuario de que o programa não funcionara corretamente!!

se você já ta distribuindo um instalador do seu programa, o melhor é q esse instalador já instale o py.sendmail junto (veja a resposta pra pergunta debaxo), mas um codigo q serviria pra testar se ele esta instalado seria:

Dim x

On Error GoTo Erro

Set x = CreateObject("Py.SendMail")

Exit Sub

Erro:
If Err.Number = 429 Then
    Dim r As Integer
    
    MsgBox "O objeto Py.SendMail deve ser instalado!"
    
    End
Else
    Err.Raise Err.Number
End If[/code]

2-Junto com o programa estou mandando o instalador do Py.sendmail que baixei pois não consegui criar um que só instalasse o componente, como eu crio um?

matheus, você sabe criar um instalador?? faca uma busca por ai pelos programas Inno Setup (o programa q cria instaladores) e o IsTool (um tipo de wizard para o inno setup para q você não tenha q aprender a sintaxe do inno pra criar o instalador). os dois são programas gratis. tb tem varios exemplos explicando como criar os instaladores aqui mesmo no forum.

se você abrir o LEIA-ME.txt q vem junto com o Py.SendMail (deve estar na pasta Arquivos de Programas -> Graymalkin Software), ele ensina como distribuir. so o q você tem q fazer é copiar todo o conteudo da pasta bin (inclusive a pasta lib) para a pasta Windows/System32 (selecione {sys} como destino no IsTool), ou para o diretorio da sua aplicacao (selecione {app} como destino no IsTool) e mandar registrar o py_sendmail24.dll (selecione a opcao Registrar Servidor pra esse arquivo no IsTool).

se tiver dificuldade pra usar o is ou o istool, avisa ai.

3- Quando crio meu executavel e vou em propriedades, aba Detalhes, mostra idioma como ingles, como altero??

isso eu não sei mesmo, imagino q isso seja a linguagem do visual studio. se você tivesse o visual basic em portugues (nem sei se tem, nunca vi isso), acho q deveria aparecer portugues nas propriedades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

1- qnt ao problema um ta tudo certo, funciono perfeitamente!

2- no istool, eu vo em arquivos e diretorios, adiciono o executavel do meu programa, o pysendmail.dll e a pasta bin arquivo por arquivo certo?? mas tipo,... como eu passo pro inno setup??

-edit-

coloquei para adicionar o caminho "C:\Users\USER\Desktop\Programas\bin\*.*" manualmente, ele aceito, mas sera q da certo? n sei passar do istool pro inno :s

-edit2-

o codigo ta assim e ta dando o seguinte erro

[Files]Source: C:\Users\USER\Desktop\Programas\Programa2.exe; DestDir: {userprograms}

Source: C:\Users\USER\Desktop\Programas\bin\*.*; DestDir: {sys}

Source: C:\Users\USER\Desktop\Programas\bin\py_sendmail.dll; DestDir: {sys}; Flags: regserver

[icons]

Name: {group}\Desktop; Filename: {userprograms}\programa2.exe; IconFilename: {userprograms}\programa2.exe; IconIndex: 0; HotKey: Cadastro

ta dando o seguinte erro

required [setup]section directive "AppName" not specified

3- vai fika assim mesmo saopkkpsopk

Editado por Matheus-vb6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

pra falar a verdade dentro do proprio istool tem a opcao de compilar o script e criar o instalador, da uma procurada ai. se não me engano essa opcao chama o inno, por isso você precisa ter ele instalado no pc.

você tb pode salvar o script (deve ter o menu Arquivo -> Salvar), ai ele vai salvar o arquivo .iss. você abre esse arquivo com o inno e manda compilar, tenta ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hum, faz o seguinte. assim q você abrir o istool, clica em menu Arquivo -> Novo q ai ele vai abrir a janela pra você configurar o appname e as otras configuracoes necessarias. isso é uma coisa chata nessa ultima versao do istool. você abre o programa e ele já te tras um arquivo em branco, mas não te da a opcao de configurar o appname, você teria q escrever o script na mao.

não sei se tem como abrir essa janela de configuracao pra um arquivo já existente.

a primera vez q usei essa versao do istool, tb fiquei umas duas horas ate descobri como fazer isso.

ai pra você não ter q adicionar todos os arquivos de novo, abre la o .iss q você já salvou e copia as linhas onde estao as dlls q você adicionou anteriormente e cole, se não me engano, depois de onde tiver escrito [Files].

so não copie o exe principal, porque quando você clicar em novo arquivo, ele vai pedir pra você escolher qual o exe principal da sua aplicacao.

veja ai, qualquer coisa poste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

agora ele gero um codigo gigantesco...

a hora que chega nessa linha :

OutputDir=C:\Users\USER\Desktop\Programas

ele meio que grifa em vermelho e aparece:

Line 21:

[setup] section directive "OutputDir" already specified

--

tinha 2 linhas dessa eu n percebi, consegui faze, agora só vo testa ai já posto se funfo :D

edit-

no meu outro computador, windows xp, diferente desse q é 7, da o seguinte erro:

Não foi possível regristrar a DLL/OCX: RegSvr32 falhou com o código de saída 0x5.

Clique em repetir para tentar novamente, em ignorar para ignorar este arquivo (não recomendado) ou em Cancelar para cancelar a instalação.

tipo, só o pysendmail.dll ta no reg, mais alguma coisa precisa estar?

Editado por Matheus-vb6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

assim, eu tenho 3 computadores, nesse daki que eu desenvolvi vai sussegado, nos outros 2, 1 windows xp o outro também com 7 da o erro e especifica que é o py_sendmail.dll... (erro 0x5)

Codigo:

[Files]
Source: C:\Users\USER\Desktop\Programas\programa2.exe; DestDir: {app}
; NOTE: Don't use "Flags: ignoreversion" on any shared system files
Source: programa2\bin\py_sendmail.dll; DestDir: {sys}; Flags: regserver
Source: programa2\bin\MSVCR71.dll; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\python24.dll; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\w9xpopen.exe; DestDir: {sys}

Source: programa2\bin\lib\_socket.pyd; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\_ssl.pyd; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\_win32sysloader.pyd; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\bz2.pyd; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\pythoncom24.dll; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\pywintypes24.dll; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\shared.zip; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\unicodedata.pyd; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\win32api.pyd; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\win32trace.pyd; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\win32ui.pyd; DestDir: {sys}
Source: programa2\bin\lib\zlib.pyd; DestDir: {sys}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

a acho q é porque os arquivos q deveriam estar na pasta lib não estao indo pra pasta lib. eles estao ficando na raiz do {sys}.

acho q você pode especificar q seja na pasta lib da seguinte forma:

Source: programa2\bin\lib\_socket.pyd; DestDir: {sys}\lib\

adicione esse \lib\ apos {sys} em todos os arquivos q devem estar no diretorio lib.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...