Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Congelado) JvTrayIcon animado...


Douglas Soares

Pergunta

Boa tarde!

Estou usando o componente JvTrayIcon do JVCL e ele tem a propriedade Animated, eu gostaria de fazer o trayicon do meu programa mecher um globinho quando eu atualizo ele... eu peguei umas imagens de globinho do kaspersky hehehe, e então coloquei num imagelist e linkei no jvtrayicon, daí ativei o animated pra testar, e ele fica mechendo o globinho somente....o que eu queria é que o icone normal do meu programa aparecesse, e o globinho aparecesse por cima dele... alguém tem ideia de como fazer isso??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
...daí ativei o animated pra testar, e ele fica mechendo o globinho somente...

Douglas_Soares, o globinho fica em movimento na traybar, certo?! É o que deveria acontecer, conforme previsto pelo componente.

o que eu queria é que o icone normal do meu programa aparecesse, e o globinho aparecesse por cima dele...
voce gostaria que por baixo desta animação estivesse o ícone da sua aplicação? Seria isto?

Se for, o único modo que vejo de você conseguir isto é combinando a imagem do seu ícone com todas as imagens que você tem do globo em movimento - usando um programa como PhotoShop ou Gimp.

Se cada imagem do globinho tiver o "fundo" transparente, não será problema. Caso não tenha, você terá que recortar a imagem do globo para sobrepô-la na imagem do seu ícone.

Abraços

Editado por Micheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Editar as imagens é o que eu não queria fazer, eu vejo o icone do kaspersky na bandeja, e quando ele atualiza ele começa a mecher o globinho por cima... o problema é que entrei nas pastas dele e vi que tem o globinho no formato png na pasta, são 4 globinhos em uma imagens só... então eu vi o icone na pasta tambem, são 2 icones em uma imagem, e o globinho como disse... então será que não tem nenhuma outra coisa que eu possa fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
o problema é que entrei nas pastas dele e vi que tem o globinho no formato png na pasta, são 4 globinhos em uma imagens só...

então eu vi o icone na pasta tambem, são 2 icones em uma imagem, e o globinho como disse...

então será que não tem nenhuma outra coisa que eu possa fazer?

Considerando que as imagens são png, então elas já tem a informação sobre transparência - o que explica como ele as sobrepõe à imagem do icone padrão.

Como não conheço algum componente que faça isto que você quer, e como você não quer editar as imagens, talvez você pudesse considerar implementar o código para criar estas imagens e atribuí-las ao seu ImageList quando o programa inicia.

- Cada elemento do TImageList, contém um descendente de TGraphic - TBitmap/TJPGImage/.... (se não estou errando a classe)

- Precisaria ter instalada uma unit que desse suporte ao formato png (se não me engano, a GraphicEx da Soft-Gems)

- Voce poderia então carregar em um TPNGImage (acho que é esta a classe), a respectiva imagem de fundo. Em outro TPNGImage, carregaria a imagem png do globo que você quer sobrepor a imagem de fundo.

- Esta imagem resultante, você atribui a uma nova instância TImage que será adicionada ao componente TImageList. Este processo seria repetido até que você tivesse a sua sequência adiconada a lista.

Estou meio enferrujado (não estou mais programando Delphi), mas acredito que algo mais ou menos assim deve funcionar. Inclusive, deixando o código livre para alterações futuras do ícone.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Poderia me dar um exemplo pratico de como fazer isso?

Douglas_Soares, agora o bicho pegou. Acho que você perdeu esta parte do meu post: :rolleyes:

Estou meio enferrujado (não estou mais programando Delphi), ...

No momento, eu realmente não tenho como implementar um exemplo - então, não dá para esperar por mim. Eu tentei apenas passar a idéia de como eu faria.

Mesmo sem serem post envolvendo png, eles tem aplicação já que os métodos da classe que são utilizados são os mesmos:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=359638

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=96887

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=414609

Como já disse, você precisará criar os TImage dinamicamente e inserí-los no TImageList. Estes posts, tratam da criação e carga dinâmica de imagens, cópia de imagens de um para outro - coisas que precisarão ser utilizadas. Tudo passa pelo uso do canvas e você pode buscar os métodos adequados pesquisando no help. Leia os posts, releia o que comentei e tente juntar as peças para produzir o resultado que você precisa. Tenho certeza de que você conseguirá.

Talvez o colega Jhonas ou Churc possam lhe ajudar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...