jaumDoDelphi Postado Junho 29, 2010 Denunciar Share Postado Junho 29, 2010 (editado) BOM DIA A TODOS!Sou iniciante em delphi, na verdade já mexi com o delphi a uns anos atrás na época do delphi 5,6,7 e fiz alguns cursos na IMPACTA.Na época eu aprendi a trabalhar com bancos PARADOX, INTERBASE e ACCESS.Este ano voltei a mexer um pouco com essa grande PLATAFORMA VISUAL PASCAL.Eu fiz 2 programinhas com a ajuda de vocês do fórum (realmente muito obrigado) terminei minha AGENDA TELEFONICA e o CADASTROS de DVD. Ficou muito bom do jeito que eu queria, com DB ACCESS.Alguns meses atrás ouvi, dizer que o banco FIREBIRD era uns dos melhores por vários motivos como: sem limitações, grátis, SQL entre outros motivos.Daí resolvi testar este DB baixei a versão Firebird-2.1.3.18185_0_Win32Instalei e já vi de cara que é bem complicado trabalhar com ele.Daí vai as duvidas!1 – Existe algum editor VISUAL para o Firebird?2 – se não, como eu crio o DB, Tabelas, users etc...3 – tentei comando do MySQL mas axo que não funcionou exp. CREATE DATABASE JAUM CREATE TABLE LISTA (ID INT AUTO_INCREMENT NOT NULL PRIMARY KEY, NOME VARCHAR(50) NOT NULL); ETC….4 – existe algum Livro em português que explica bem como ligar o delphi com firebird eu comprei 1 livro bem RAPIDO e DINAMICO para rave reports que me ajudou muito “Rave Report com Delphi” comprei na saraiva por 25reais.Gostaria de um livro assim bem simples nada muito complicado tipo “bíblia”5 - Existe algum site de FireBird para iniciantes?Tb já procurei no fórum e li sobre firebird mas os POST são para usuários avançados que já trabalham com o Firebird. (que não e o meu caso)Desculpe o meu Post muito grande mas estou com mtas duvidas sobre este banco.e um grande OBRIGADO desde já.! Editado Julho 1, 2010 por jaumDoDelphi Título alterado conforme as regras Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Douglas Soares Postado Junho 29, 2010 Denunciar Share Postado Junho 29, 2010 1 – Existe algum editor VISUAL para o Firebird?http://www.4shared.com/file/MBoOgdPT/ibep_...12141_full.html4 – existe algum Livro em português que explica bem como ligar o delphi com firebirdAbaixo alguns exemplos de ligação com o firebird e delphi...http://imasters.uol.com.br/artigo/2169/int...ao_ao_firebird/http://www.planetadelphi.com.br/artigo/79/...-1.5-edbexpressRecomendo você utilizar o firebird 1.5, pois tive pessimas experiencia com o 2.1 na questão da rede... se for utilizar localmente você pode usar o 2.1 mesmo...http://www.firebirdsql.org/index.php?op=fi...p;id=engine_156Quanto ao livro... você pode optar por uma apostila:http://www.planetadelphi.com.br/download/4...lphi-e-firebirdou então um livro mesmo:http://afiliados.submarino.com.br/books_pr...mp;franq=362310http://afiliados.submarino.com.br/books_pr...mp;franq=362310http://afiliados.submarino.com.br/books_pr...mp;franq=362310Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jaumDoDelphi Postado Junho 30, 2010 Autor Denunciar Share Postado Junho 30, 2010 Opa obrigado novamente Douglas_Soares, Estariamos perdidos se não fosse pela sua GRANDE ajuda!Esse IBExpert é realmente muito bom me ajudou bastante!Mas estou tendo grandes problemas para fazer funcionar mas axo que sei o MOTIVO!meu OS é Windows Vista Home Premium "notebook de casa". n funciona o MySQL, INTERBASE, BDE, nem o Firebird resumindo não funciona nada que seja de serivdor SQL! tenho quase certeza que é por causa do "HOME PREMIUM"Dai eu instalei o FireBird e IBExpert no windows XP PRO "escitorio da empresa", funcionou muito bem ate fiz o banco REMOTODATABASE NAME: 192.168.0.97:c:\FBDATA\ntdata.fdbUSER: SYSDBAPASS: masterkeydai ficou muito bom!Agora outra duvida e sobre a conexao com o delphi!estou fazendo da seguinte forma (nesta ordem)1 - FBCONNECTION "DBX SQLConnection"2 - SQLDataSet13 - DataSetProvider14 - ClientDataSet15 - DataSource1 Dai ele exibe muito bem, mas não Salvava as alteraçoes.Eu me informei no Sites que você me passou e li que quando o banco é remoto ele primeiro cria uma SUB-TABELA na sua propria maquina antes de mandar para o server.Para isso há o comando "ClientDataSet1.ApplyUpdates(0);"Dai minha duvida seria 21 - Esta ordem dos componentes esta correta?2 - Qual os comando para colocar no btnGRAVA?---- no ADO era simples, só ADOQuery1.Post;e tb agradeço pelas dicas dos livros.vou procurar, neste final de semana axo que vai me ajudar bastante é este aqui "Firebird Essencial - do clube do delphi" e não esta caro 50reais.muito obrigado! :) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Douglas Soares Postado Junho 30, 2010 Denunciar Share Postado Junho 30, 2010 Vista já é chatinho... home premium ainda piora, rsrs... faz uma coisa que vai acabar com seus problemas :) ... desativa o UAC (User account control).... vai no painel de controle, clica em contas de usuários... quando você ver uma opção UAC ou Controle de Conta de Usuário... você tem que desativar e reiniciar o computador!!! se você não achar não tem problema, faz outra coisa, clica em iniciar, todos os programas > acessórios, daí você vai ver que tem prompt de comando, você clica com o botão direito do mouse e clica em executar como administrador.... daí você pega e cola esse comando e dá enter:%windir%\System32\cmd.exe /k %windir%\System32\reg.exe ADD HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System /v EnableLUA /t REG_DWORD /d 0 /fDepois é só reiniciar!Eu tenho um DataModule onde fica minha conexão... isso evita colocar varios componentes de conexão... e em cada form eu coloco os seguintes componentes:SQLQueryClientDataSetDataSetProviderDataSourceLigação:DTMPRINCIPAL (CONEXÃO) SQLQuery DataSetProvider ClientDataSet DataSourceNo botão gravar você pode colocar simplesmente o ClientDataSet1.ApplyUpdates(0); pois o Post é somente para gravar na memória quando não tem banco de dados!Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jaumDoDelphi Postado Julho 1, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 1, 2010 Opa vlw mesmo pelas explicações!Vou fazer as alteraçoes neste final de semana!muito obrigado mesmo!tb só p ajudar a galera que esta começando com o FIREBIRD!tive problemas para rodar o APLICATIVO no CLIENTE!resolvi o problema com 3 DLL's- midas.dll- dbxfb.dll- fbclient.dllisso utilizando o DBX, FireBird 1.5, WinXP x86 ou Vista x86.ate mais galera! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
jaumDoDelphi
BOM DIA A TODOS!
Sou iniciante em delphi, na verdade já mexi com o delphi a uns anos atrás na época do delphi 5,6,7 e fiz alguns cursos na IMPACTA.
Na época eu aprendi a trabalhar com bancos PARADOX, INTERBASE e ACCESS.
Este ano voltei a mexer um pouco com essa grande PLATAFORMA VISUAL PASCAL.
Eu fiz 2 programinhas com a ajuda de vocês do fórum (realmente muito obrigado)
terminei minha AGENDA TELEFONICA e o CADASTROS de DVD. Ficou muito bom do jeito que eu queria, com DB ACCESS.
Alguns meses atrás ouvi, dizer que o banco FIREBIRD era uns dos melhores por vários motivos como: sem limitações, grátis, SQL entre outros motivos.
Daí resolvi testar este DB baixei a versão Firebird-2.1.3.18185_0_Win32
Instalei e já vi de cara que é bem complicado trabalhar com ele.
Daí vai as duvidas!
1 – Existe algum editor VISUAL para o Firebird?
2 – se não, como eu crio o DB, Tabelas, users etc...
3 – tentei comando do MySQL mas axo que não funcionou
exp. CREATE DATABASE JAUM
CREATE TABLE LISTA (ID INT AUTO_INCREMENT NOT NULL PRIMARY KEY, NOME VARCHAR(50) NOT NULL); ETC….
4 – existe algum Livro em português que explica bem como ligar o delphi com firebird
eu comprei 1 livro bem RAPIDO e DINAMICO para rave reports que me ajudou muito “Rave Report com Delphi” comprei na saraiva por 25reais.
Gostaria de um livro assim bem simples nada muito complicado tipo “bíblia”
5 - Existe algum site de FireBird para iniciantes?
Tb já procurei no fórum e li sobre firebird mas os POST são para usuários avançados que já trabalham com o Firebird. (que não e o meu caso)
Desculpe o meu Post muito grande mas estou com mtas duvidas sobre este banco.
e um grande OBRIGADO desde já.!
Editado por jaumDoDelphiTítulo alterado conforme as regras
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.