jaumDoDelphi Postado Junho 29, 2010 Denunciar Share Postado Junho 29, 2010 (editado) BOM DIA A TODOS!Sou iniciante em delphi, na verdade já mexi com o delphi a uns anos atrás na época do delphi 5,6,7 e fiz alguns cursos na IMPACTA.Na época eu aprendi a trabalhar com bancos PARADOX, INTERBASE e ACCESS.Este ano voltei a mexer um pouco com essa grande PLATAFORMA VISUAL PASCAL.Eu fiz 2 programinhas com a ajuda de vocês do fórum (realmente muito obrigado) terminei minha AGENDA TELEFONICA e o CADASTROS de DVD. Ficou muito bom do jeito que eu queria, com DB ACCESS.Alguns meses atrás ouvi, dizer que o banco FIREBIRD era uns dos melhores por vários motivos como: sem limitações, grátis, SQL entre outros motivos.Daí resolvi testar este DB baixei a versão Firebird-2.1.3.18185_0_Win32Instalei e já vi de cara que é bem complicado trabalhar com ele.Daí vai as duvidas!1 – Existe algum editor VISUAL para o Firebird?2 – se não, como eu crio o DB, Tabelas, users etc...3 – tentei comando do MySQL mas axo que não funcionou exp. CREATE DATABASE JAUM CREATE TABLE LISTA (ID INT AUTO_INCREMENT NOT NULL PRIMARY KEY, NOME VARCHAR(50) NOT NULL); ETC….4 – existe algum Livro em português que explica bem como ligar o delphi com firebird eu comprei 1 livro bem RAPIDO e DINAMICO para rave reports que me ajudou muito “Rave Report com Delphi” comprei na saraiva por 25reais.Gostaria de um livro assim bem simples nada muito complicado tipo “bíblia”5 - Existe algum site de FireBird para iniciantes?Tb já procurei no fórum e li sobre firebird mas os POST são para usuários avançados que já trabalham com o Firebird. (que não e o meu caso)Desculpe o meu Post muito grande mas estou com mtas duvidas sobre este banco.e um grande OBRIGADO desde já.! Editado Julho 1, 2010 por jaumDoDelphi Título alterado conforme as regras Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...