Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Chave primaria

Anderson Paulossi

Pergunta

Olá pessoal do forum, sou novo por aqui, li bastante topicos mas ainda não achei um que me ajudasse com meu problema.

Estou desenvolvendo um banco de dados para minha empresa, para cadastrar as peças fabricadas e as peças compradas de outros fornecedores.

Na verdade vai servir de controle de produção, gerando ordens para a execução dos trabalhos e estoque de peças.

Tenho uma tabela de peças, uma tabela de materiais(materia prima) e uma tabela detalhes da peça, ainda serão criadas outras, porem essas eu já fiz testes e funcionaram tranquilamente.

O real problema é o seguinte, tenho a chave primaria da tabela peças, a chave primaria da tabela materiais e duas chaves estrangeiras na tabela detalhe da peça, uma delas relacionada com a chave da tabela peças e a segunda relacionada com a tabela materiais.

Se eu insiro apenas um material por peça o sistema funciona perfeitamente, o problema é que tenho diversas peças que usam dois ou mais materiais, quando são todos diferentes consigo inseri-los na tabela, mas tenho muitas peças que usam duas ou tres(as vezes até cinco)partes de um mesmo material, por exemplo:

Suporte

Material 1: Barra chata 1 1/2" x 1/2" x 110mm

Material 2: Barra chata 1 1/2" x 1/2" x 250mm

É o mesmo material porem são duas partes de tamanhos diferentes, quando tento inserir os dados dessa forma o access me retorna um erro dizendo que o registro não pode ser atualizado pois gerou dados duplicados na chave primaria.

Há alguma forma de inserir os dados no formato que preciso?

Desculpem o texto imenso, mas acho que expondo dessa forma fique um pouco mais facil alguém poder me ajudar.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Olá MrMALJ, já tentei fazer isso, não sei como inserir fotos aqui pra ilustrar, mas o que acontece é o seguinte:

A chave da tabela Peças é numeração automatica

A chave da tabela Material tambem é numeração automatica

Já a tabela detalhe da peça tem dois campos chave, ambos numero inteiro longo e cada um relacionado com uma das tabelas anteriores.

Toda vez que tento inserir o mesmo material pra uma unica peça ele me retorna a seguinte mensagem:

"As alterações solicitadas para a tabela não foram bem sucedidas, já que criaram valores duplicados de indice, chave primária ou relação.

Altere os dados no campo ou nos campos que contém dados duplicados, remova o indice, ou redefina-o para permitir entradas duplicadas, e tente novamente"

Já alterei o indice para duplicação autorizada, já retirei o indice mas nada disso adiantou, se eu removo a chave estrangeira relacionada ao material da tabela detalhe consigo inserir apenas um material por peça, se preciso do mesmo material na mesma peça tenho que fazer outra entrada com o mesmo nome de peça e o access gera um novo numero na chave, assim eu tenho varios registros com o mesmo nome.

Não consigo pensar em mais nada pra resolver, se puder me dar uma luz ficarei imensamente agradecido.

Obs: Estou usando o access 2010.

Valeu pela força, abraço!!!

Link para o comentário

• 0

Boas galera.

Consegui resolver o problema, na tabela "detalhes peça" removi a chave estrangeira relacionada a tabela "materiail" e coloquei uma chave primaria de numeração automatica, o campo material da tabela "detalhe peça" pesquisa os dados da tabela "material".

Ai foi só criar um subform com a tabela "detalhe peça" e inserir no form "cadastro de peças", assim consigo colocar o mesmo material diversas vezes para a mesma peça, fica um pouco mais complicado construir as consultas mas funcionou belezinha.

Peço a gentileza do moderador colocar o tópico como resolvido.

Valeu galera!!!

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...