Basshunter10 Postado Julho 15, 2010 Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 (editado) 1) Faça dois programas que imprimam na saída padrão (tela) um triângulo retângulo sólido comos catetos de tamanho N, formado por conjuntos de letras 'o's separadas por espaços. Um dosprogramas deve usar a estrutura de controle FOR e o outro WHILE. O tamanho N deve ser lidoda entrada padrão (tela).Entrada:6Saída:oo oo o oo o o oo o o o oo o o o o o Agradeço quem me ajudar nessa questão. :blush: Editado Julho 15, 2010 por Jonathan Queiroz Remover "ajuda urgente" do título conforme regra 3.6 (Jonathan) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 15, 2010 Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 O que já fez? Poste o que já tem pronto, assim fica mais fácil ajudar. Veja também se esse tópico ajuda (um dos exercícios foi criar um retângulo, é só adaptar para triângulos). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 15, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 (editado) O que já fez? Poste o que já tem pronto, assim fica mais fácil ajudar. Veja também se esse tópico ajuda (um dos exercícios foi criar um retângulo, é só adaptar para triângulos). é esse exercicio só mesmo, vale uma grande porcentagem da minha nota... Não entendi o tópico que você mando :wacko: Por favor me ajuda !! Editado Julho 15, 2010 por Basshunter10 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 15, 2010 Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 Mas o que você já tem pronto? Postando o código que já fez é mais fácil ajudar.Quanto ao tópico, o membro postou uma dúvida sobre como desenhar retângulos, e você pode se basear no código para fazer a adaptação aos triângulos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 15, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 Então eu não sei fazer o exercicio, por isso não tem nada pronto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 15, 2010 Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 Você leu o tópico que passei?Já tem conhecimento sobre loops (while/for)? Sabe escrever na tela? Se sim, é o suficiente para criar o programa.A ideia é você criar dois loops para escrever os caracteres (um na vertical, outro na horizontal). Algo assim:for(int contador1=1;contador1<=numero;contador1++) { for(int contador2=1;contador2<=contador1;contador2++) { escreve o caractere } pula uma linha }Isso porque a quantidade de caracteres na horizontal deve ser equivalente ao número da linha (variável contador1). Por exemplo, na segunda linha há dois "o", na terceira há 3.Basta adaptar o código acima adicionando a parte de escrever caractere/pular linha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 15, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 Eu tenho o conhecimento do while e for, mas muito pouco, por isso to com dificuldade nesse exerciicio :wacko: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 15, 2010 Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 E quanto às funções de entrada e saída? Sabe escrever os caracteres na tela?Se sim, basta adaptar o código que postei e inserir essas funções. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 15, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 Isso eu não sei :unsure: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 15, 2010 Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 Veja se isso lhe ajudar: função printf.A primeira parte do arquivo deve ser suficiente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 15, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 Já vi, mas como faz o exercicio... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 15, 2010 Denunciar Share Postado Julho 15, 2010 Já postei o código praticamente pronto no #post 6, basta substituir as linhas em pseudocódigo (escreve o caractere e pula uma linha) por chamadas à função printf para escrever os dados na tela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 16, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 Mas eu boto isso e da erro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 16, 2010 Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 Como ficou o código com as alterações? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 16, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 for(int contador1=1;contador1<=numero;contador1++) { for(int contador2=1;contador2<=contador1;contador2++) { printf("o"); } printf("\n"); } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 16, 2010 Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 Você lembrou-se de declarar e atribuir a variável numero? Seria algo assim:int numero=5;Se o número precisar ser informado pelo usuário, você pode utilizar a função função scanf. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 16, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 (editado) #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() int contador1, contador2; for(int contador1=1;contador1<=numero;contador1++) { for(int contador2=1;contador2<=contador1;contador2++) { printf("o"); } printf("\n"); } Editado Julho 16, 2010 por Basshunter10 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 16, 2010 Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 No código acima você ainda não leu a variável. É necessário declarar e atribuir um valor, possivelmente informado pelo usuário a partir da função scanf.Outra coisa: é necessário englobar o código da função utilizando-se as chaves.#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { //chaves int contador1, contador2; for(int contador1=1;contador1<=numero;contador1++) { for(int contador2=1;contador2<=contador1;contador2++) { printf("o"); } printf("\n"); } } //chaves Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 16, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 Desculpa mais eu não to entendendo nada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 16, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 Você pode me passa o codigo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 16, 2010 Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 Mais especificamente, o que não entendeu?A função scanf serve para entrada de dados. Basicamente, ela recebe uma string indicando como deverá ser feita a leitura e um ponteiro para a variável (ou mais de uma) que receberá o valor (se ainda não tiver estudado ponteiros, basta saber que deverá utilizar um & na frente da variável ao passá-la como parâmetro).Exemplo:int var; printf("Digite uma valor para a: "); //escreve a mensagem na tela scanf("%d",&var); //lê um inteiro e grava em a printf("\n"); //pula uma linha printf("Valor de a: %d",a); //escreve outra mensagem Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 16, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 Dexa cara so muito ruim nisso, vo ficar com zero mesmo :( Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 16, 2010 Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 Se não quiser fazer tudo bem, mas o código está completo aí em cima. É só utilizar o código do #post 21 substituindo o nome da variável juntamente com o do #post 18. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Basshunter10 Postado Julho 16, 2010 Autor Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 (editado) #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { int contador1, contador2; printf("Digite linha e coluna separadamente: "); scanf("%d\n",&contador1); for(int contador1=1;contador1<=numero;contador1++) { for(int contador2=1;contador2<=contador1;contador2++) { printf("o"); } printf("\n"); } return 0; } Editado Julho 16, 2010 por Basshunter10 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Julho 16, 2010 Denunciar Share Postado Julho 16, 2010 Movi seu post desse tópico para este aqui.Ao invés de ler o valor do usuário na variável contador1, o correto é utilizar a variável numero (que indica o número de iterações do loop principal). Mas antes é necessário também declará-la:int numero; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Basshunter10
1) Faça dois programas que imprimam na saída padrão (tela) um triângulo retângulo sólido com
os catetos de tamanho N, formado por conjuntos de letras 'o's separadas por espaços. Um dos
programas deve usar a estrutura de controle FOR e o outro WHILE. O tamanho N deve ser lido
da entrada padrão (tela).
Entrada:
6
Saída:
o
o o
o o o
o o o o
o o o o o
o o o o o o
Agradeço quem me ajudar nessa questão. :blush:
Editado por Jonathan QueirozRemover "ajuda urgente" do título conforme regra 3.6 (Jonathan)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
24 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.