Fabricio Souza Postado Setembro 20, 2010 Denunciar Share Postado Setembro 20, 2010 Bom dia,No cadastro de Cliente tenho o campo CPF que é um DBEdit4.Text, quero verificar se o valor que foi digitado já existe no banco de dados, e se igual exibir uma mensagem dizendo que o CPF já existe.Podem me ajudar?Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 GustavoW Postado Setembro 20, 2010 Denunciar Share Postado Setembro 20, 2010 Cara, não entendo muito de banco de dados AINDA, mas acho que a lógica seria colocar um FOR do primeiro registro do banco até o ultimo, e dentro desse FOR colocar um IF para ver se já existe.+/- assim:var i:integer; For i:=0 to "Ultimo registro do banco" do if BDEdit4.text=CPF(campo CPF do bd) then showmessage('CPF Já Registrado');Da uma pesquisada, sobre como saber quantos registros existem no banco de dados.Sobre como usar um For no banco de dados.Ou, como ler um determinado campo do BD......Ahh, que banco de dados você ta usando?Qualquer coisa posta ai. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Setembro 20, 2010 Denunciar Share Postado Setembro 20, 2010 Pesquise no forum pela palavra CPF e pela palavra Select use um componente query com uma instrução select no forum tem váriasabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabricio Souza Postado Setembro 21, 2010 Autor Denunciar Share Postado Setembro 21, 2010 Bom dia, Pesquisei mas não encontrei nada parecido com o que preciso. Teria alguma solução? Obrigado.Pesquise no forum pela palavra CPF e pela palavra Select use um componente query com uma instrução select no forum tem váriasabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabricio Souza Postado Setembro 21, 2010 Autor Denunciar Share Postado Setembro 21, 2010 Bom dia,Problema resolvido.Deve utilizar o método onbeforepost no meu caso do ADOTable que está gravando os registros. ADOQuery3.Close;ADOQuery3.SQL.Clear;ADOQuery3.SQL.Add('SELECT * FROM pessoa_fisica WHERE cpf = (:cpf2)');ADOQuery3.Parameters.ParamByName('cpf2').Value := DBEdit4.Text;ADOQuery3.Open;if (not ADOQuery3.eof) thenbegin MessageDlg('CPF já existe.', mtWarning, [mbOk], 0); Abort;end;Bom dia, Pesquisei mas não encontrei nada parecido com o que preciso. Teria alguma solução? Obrigado.Pesquise no forum pela palavra CPF e pela palavra Select use um componente query com uma instrução select no forum tem váriasabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Fabricio Souza
Bom dia,
No cadastro de Cliente tenho o campo CPF que é um DBEdit4.Text, quero verificar se o valor que foi digitado já existe no banco de dados, e se igual exibir uma mensagem dizendo que o CPF já existe.
Podem me ajudar?
Obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.