Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido)Erro ao executar Aplicativo - VB-6.0


Danleonhart

Pergunta

Pessoal o que pode ser isso ?

Criei um executável do meu projeto VB-6, junto com ele um BD do Access até aí tudo bem... em meu PC ele roda filé, tudo beleza...porém quando coloquei em outra máquina (teste) ele apresentou o seguinte erro:

pro1n.png

Então coloquei o arquivo "MSDATGRD.OCX" e registrei também...porém agora apresentou este pró:

pro2m.png

Detalhes:

* Utilizo DataGrid neste aplicativo;

* O PC que utilizei para teste é recém-instalado, somente o sistema (sem Office e outros).

* Coloquei o Aplicativo e o BD na mesma pasta, o "OCX" na pasta do sistema (C:\WINDOWS\System32\).

Na espera pessoal...

Editado por Danleonhart
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

:angry: Aqui tá osso hein pessoal... ninguém compartilha mais conhecimento nem nada ...

Bem, para quem tiver problema idêntico a esse, o que ocorreu foi que no PC não havia as bibliotecas necessária para executar o aplicativo ( MSDATGRD.OCX era um deles...), o que fiz foi utilizar o "Package & Deployment Wizard" que vem no "Tools" lá em Iniciar > Programas > Microsoft Visual Studio > Microsoft Visual Studio 6.0 Tools...

Ele confecciona um "Instalador" do aplicativo, e tem opção de colocar as bibliotecas necessária para executar o programa...o porém é que ele coloca todas as "DLL's & OCX's", deixando o Instalador um pouco pesado (só de bibliotecas foram 10MB), e também não gera um só arquivo, gera 4 ( a pasta Support pode ser deletada), diferente do Inno Setup que põe tudo em apenas um arquivo, mas não registra as DLL's automaticamente.

Bem foi isso que fiz e deu certo. :rolleyes:

"Obrigado a todos pela ajuda !" <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
:angry: Aqui tá osso hein pessoal... ninguém compartilha mais conhecimento nem nada ...

é, eu sou praticamente o unico q acessa o forum de visual basic com frequencia, e como no momento eu to em viagem, a sala ta mais vazia q nunca, q tristeza...

o porém é que ele coloca todas as "DLL's & OCX's", deixando o Instalador um pouco pesado (só de bibliotecas foram 10MB)

o package e deployment costuma adiconar todos os arquivos de biblioteca q foram adicionados no seu projeto (pelo menu Project -> Components ou Project -> References). ou seja, não adicione no projeto bibliotecas q você não vai usar, pra não pesar no tamanho do instalador depois.

e é sempre bom adicionar todos os arquivos q o package apontar, porque o seu projeto deve estar usando todos eles.

diferente do Inno Setup que põe tudo em apenas um arquivo, mas não registra as DLL's automaticamente.

danleon, o inno setup registra as dlls sim, mas é você q tem q selecionar qual deve ser registrada. o flag se chama registerserver ou qualquer coisa assim, não lembro direito no momento.

faz uma busca ai no forum q tem mtos topicos falando sobre o inno setup. acho q tem um do matheus-vb6 e tb um de um membro chamado rizuane onde discutimos bastante isso e tem bastante informacoes la, de uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@Kuroi...

e é sempre bom adicionar todos os arquivos q o package apontar, porque o seu projeto deve estar usando todos eles.

O que você se refere é isso ?

38129226.png

Se for, eu sempre desmarco o "MDAC_Typ.exe" pois é 7 MB e poucos... tem algum problema ?

É normal sempre ser gerado essa quantidade de arquivos e pasta ?

13362515.png

Por isso gostaria de usar o Inno Setup ( que põe tudo em um único arquivo ".exe"), mas achei apenas dicas, nenhum Tuto completo com explicações detalhadas... :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

mdac_typ?? nem sei o q é... se entendi direito, pelo q pesquisei, você precisa dele somente pra fazer funcionar o ado em aplicacoes do vb5. então se você usa vb6 não precisa disso.

mas normalmente ele não inclui esse arquivo no instalador não. da uma olhada, deve ser aquilo q falei, você ta adicionando varias bibliotecas q não ta usando, por isso o instalador ta ficando maior.

quanto ao innosetup, acho q seria bom eu tentar escrever algum tutorial com printscreen e tudo pra tirar todas as duvidas, mas acho q so poderei fazer isso ano q vem...

mas não é tão dificil de mexer, se você tiver o istool. você não baxou o istool tb??

da uma olhada q ele facilita bem.

e os topicos q eu falei eram esses:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=133701

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=150880

não são muito explicativos mas tem varias informacoes jogadas no meio deles, se você tiver paciencia de procurar.

basicamente, o q costumo fazer é, criar o instalador com o package & deployment, pra q ele copie todos os arquivos de biblioteca na mesma pasta.

ai eu abro o istool e peco pra abrir um novo script em branco (tem ir em menu Arquivo -> Novo pra ele abrir o wizard).

ai depois de digitar as informacoes, você vai la na opcao de adicionar arquivos (não lembro o nome exato e não tenho o istool aqui pra olhar, mas deve ser "Files" ou algo assim). ai você vai adicionar todos os arquivos q o package separou. o .exe principal da sua aplicacao você manda ir no diretorio {app} (se você tiver outros arquivos, como um banco de dados access q devam ficar na mesma pasta do .exe principal, ponha em {app} tb.

os arquivos de biblioteca, (normalmente .dll, .ocx e .tlb) você manda por em {sys} (q no final deve apontar pra C:\Windows\System32). ai você tem q setar os flags certo pra dizer qual biblioteca ele tem q registrar (não vou lembrar os nomes das opcoes de cabeca). geralmente .ocx sempre registra. as outras, se você não tem certeza, eu sempre recomendo então, só de teste mandar registrar todas. ai você roda o instalador pra testar e anota as q derem erro de registro. ai você volta no script do inno e tira o flag de registro dessas e compila o instalador de novo.

fora isso, é bom checar tb opcoes do tipo pra não instalar o arquivo caso já tenha um mais recente no sistema. e tb é bom tirar a opcao ignoreversion das bibliotecas e arquivos de sistema.

em resumo, é mais ou menos isso, veja se ajuda, qualquer coisa poste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...