vms Postado Novembro 6, 2010 Denunciar Share Postado Novembro 6, 2010 Olá pessoal,Tenho um banco de dados feito no access onde tenho 1 campo ID(chaveprimaria), 1 campo tipo memorando e 1 tipo texto.Estou usando DBSRichViewEdit ou DBRichViewEdit do pacote de componente TRichView V11.0 com delphi 7Toda vez que vou fazer o link na propriedade DataField, mostra este erro em qualquer campo que eu linkar."Invalid class typecast."alguém sabe como resolver isso?desde já agradeço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Novembro 6, 2010 Denunciar Share Postado Novembro 6, 2010 esse erro ocorre em virtude do campo blob ( memorando )Projeto xxx.exe elevou classe de exceção EInvalidCast com mensagem ' typecast' de classe Inválido. Processo parou. Use Step ou Run para continuar. Este é o lembrete de mensagem de erro pelo delphi ou enviroment de c++builder ao depurar o programa. Isto sempre é causado pelo typecast incorreto.Quando você usa o BDE para conectar ao banco de dados, o erro não é elevado a uma exceção, porque TBlobStream foi projetado para usar o BDE . Quando voce usa ADO ou outro componente para conectar ao banco de dados, voce deve usar o próprio componente para ter acesso ao campo blob ( memorando ). Se voce usar o ADO, voce deve usar um TADOBlobStream, enquanto usa o clientdataset.exemplo:http://www.componentace.com/blob-fields-delphi.htmabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vms Postado Novembro 7, 2010 Autor Denunciar Share Postado Novembro 7, 2010 Olá Jhonas,Fiz um teste com um Table do BDE e funcionou, mas não consegui usar o exemplo que voce indicou para o ADO, ele usa um outro componente e estar salvando com um savedialog. Eu estou usando um ADOConnection e um ADOQuery, voce poderia fazer um exemplo como fazer isso(se não for pedir muito).desde já agradeço pela dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Novembro 9, 2010 Denunciar Share Postado Novembro 9, 2010 veja se esse exemplo te ajudahttp://balaiotecnologico.blogspot.com/2009...delphi-e-c.htmlabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vms Postado Novembro 13, 2010 Autor Denunciar Share Postado Novembro 13, 2010 Olá Jhonas,migrei do Access para Firebird e troquei o campo do tipo Memorando por BLOB e deu certo. Valeu pela força. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
vms
Olá pessoal,
Tenho um banco de dados feito no access onde tenho 1 campo ID(chaveprimaria), 1 campo tipo memorando e 1 tipo texto.
Estou usando DBSRichViewEdit ou DBRichViewEdit do pacote de componente TRichView V11.0 com delphi 7
Toda vez que vou fazer o link na propriedade DataField, mostra este erro em qualquer campo que eu linkar.
alguém sabe como resolver isso?
desde já agradeço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.