Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

usar função para valor aleatório


thiagocarloss

Pergunta

Estou desenvolvendo um BD simples de um sistema de pesquisa e tenho uma tabela de perguntas fiz um formulário baseado na tabela mas ele busca todos os registros (+-100 perguntas e respostas no total ). Mas gostaria que só fosse exibido no formulário uma questão aleatória.

EX. quando eu clico no botão próximo e executa macro para próximo registro gostaria que executasse algum comando que mostrasse não o próximo registro na sequência e sim um registro aleatório dos 100 que eu tenho. ps: vai ter mais de 100 registro pois tem o módulo de acrescentar perguntas e respostas.

grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

thiagocarloss,

Crie no seu form duas listbox. A primeira, coloque-a como invisível, Visível=Não na folha de propriedades. Renomeie-a como lstQtdReg.

A segunda, com o nome de lstPergunta. Essa irá ser carregada com as perguntas de sua tabela.

Na propriedade origem da linha da lisbox lstQtdReg, coloque o seguinte comando sql:

SELECT Count([TbPergunta].Cod) AS TotalReg FROM [TbPergunta];

No seu botão de comando, que vou chamar aqui de cmdProximo, no evento Ao Clicar, escreva o seguinte código:

Dim x As Integer

' declarando a variável x como numérica

Randomize

' Essa instrução inicializa o gerador de números aleatórios

x = Int((Val(lstQtdReg.Column(0, 0)) * Rnd()) + 1)

' x recebe valor gerado aleatoriamente

lstPergunta.RowSource = "SELECT [TbPergunta].Pergunta FROM [TbPergunta] WHERE [Tb Pergunta].Cod=" & x & ";"

' a caixa de listagem lstPergunta recebe o dado da consulta sql. No caso, a pergunta cujo código seja igual ao valor de x (valor aleatório).

Obs: Se os seu campo de código na tabela estiver como string, substitua na consulta sql o x por str(x).

Espero tê-lo ajudado.

Editado por Marcelo Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...