Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Erro em calculo no C#


WagnerH

Pergunta

Por favor, estou aprendendo a programar agora.

Fiz uma calculadora, mas quero saber como fazer para meu textBox não aceitar letras e simbolos (a,b,c, +, -, *, /, @...) ao digitar algo lá.

Quero que essa minha textBox só aceite numeros, porque quando eu digito "sem querer" qualquer coisa que não seja um numero e clico no botão para calcular (soma, subtração, multiplicação, etc) sempre da um erro e depois fecha o programa.

Indo direto ao ponto: como fazer para que esse meu textBox só aceite numeros (e o Backspace, para apagar caso tenha digitado numeros errados), igual ao do Windows mesmo que não aceita nada alem de numeros??

Eu estava usando o IF, mas vi que está completamente errado, porque se eu tento digitar o 12, já não aceita nada

private void textBox1_TextChanged(object sender, EventArgs e)
         {
             
             if ((textBox1.Text != "1") || (textBox1.Text != "2") || (textBox1.Text != "3") || (textBox1.Text != "4") || (textBox1.Text != "5") ||
                 (textBox1.Text != "6") || (textBox1.Text != "7") || (textBox1.Text != "8") || (textBox1.Text != "9") || (textBox1.Text != "0"))

                                 text.Box1 = "";

          }
Tenho duas textBox para ser digitado o 1º e o 2º numero, depois clico num botão para calcular, por exemplo o de SOMAR:
private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e)
        {
            double valor1, valor2, resultado;
            valor1 = Convert.ToDouble(textBox1.Text);
            valor2 = Convert.ToDouble(textBox2.Text);

            resultado = valor1 + valor2;

            lblResultado.Text = resultado.ToString();

        }

Acho que este código deve estar horrivel, mas como eu disse ainda estou aprendendo, acho que um "enquanto" ou um "repita até" deve ficar melhor, mas o problema é que não sei fazer.

alguém pode me ajudar?

Por favor ! ;)

Editado por WagnerH
Link para o comentário