geilson_SQL Postado Janeiro 20, 2011 Denunciar Share Postado Janeiro 20, 2011 Olá! Esse é meu 1º tópico e estou querendo implantar um esquema de BD, mas antes tenho que fazer a normalização e não estou conseguindo como poderia resolver esse situação mim ajudem. Nome Completo:Data de Nascimento:Local De Nascimento:UF:Nacionalidade:Sexo: (M/F ) CPF:Documento de Identificação:Data de Emissão:Órgão Emissor:UF emissor:Endereço Residencial:Número:Complemento:Cep:Bairro:Cidade:Estado:Telefone:Fax:E-mail:Estado Civil:Nome do(a) cônjuge / companheiro(a):Instituição em que trabalha:Profissão:Endereço Comercial:Telefone:Fax:Bairro:Cidade:Estado:Nome da Mãe:Nome do Pai:Tabela clienteCPF:Documento de Identificação: Data de Emissão: Nome Completo:Data de Nasci: Telefone: Fax:E-mail:Estado Civil:Nome da Mãe:Nome do Pai:tabela dependenteNome do(a) cônjuge / companheiro(a) tabela empresaInstituição em que trabalha:Profissão: Endereço Comercial: Bairro:Cidade: Estado:Telefone: Faxtabela localidade de nascimentoLocal De Nasci:UF:Nacionalidade:Sexo: ( M/F) Órgão Emissor: UF emissor: Endereço Residencial: Número:ComplementoCep:Bairro: Cidade:Estado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 fulvio Postado Janeiro 20, 2011 Denunciar Share Postado Janeiro 20, 2011 Boa tarde Geilson, Seria mais interessante você modelar utilizando uma ferramenta de desenho. Fica mais fácil a visualização. Outra coisa: se pedir uma modelagem, cada pessoa fará uma diferente. O interessante não é fazer certo, e sim fazer a melhor que se adapte à sua necessidade. A modelagem não se pode ser realizada sem saber o que o cliente deseja, a granularidade das informações envolvidas e o escopo do projeto. Vou te dar um exemplo: na sua lista, você vai manipular informações de endereço: o cliente deseja informações sobre CEP, ponto de referência, Geoprocessamento,... etc? Estas informações são de grande importância para que possa fazer uma modelagem eficiente. Mas vamos lá. Pegando o exemplo que postou: Tabela cliente: - Campo Documento de Identificação: este pode ser o próprio CPF, CI, titulo eleitor, carteira trabalho, certidão nascimento, etc. O interessante seria ter uma tabela para identificar o tipo. O campo Data de Emissão e outras informações (como cartório, folha, termo, etc) ficariam em uma nova tabela. - Campo telefone: se a pessoa tiver dois telefones fixos, ou 1 fixo e 1 celular? Seria interessante uma tabela a parte, onde poderia gravar vários telefones com seus respectivos tipos. Isto que o cliente deseja? Tabela Dependente: não vejo funcionalidade para esta tabela. A não ser se o seu escopo tenha cadastro de familiares / parentes. Se for um cliente, como por exemplo um clube de recreação onde os parentes do titular da conta podem ter acesso ao clube, teria que ser criada uma tabela a parte. Isto que o cliente deseja? Tabela Empresa: - Campo Instituição em que trabalha: é um atributo da pessoa. Mesmo se não fosse um atributo de pessoa, você teria que cadastrar a empresa para falar que a pesoa trabalha nela. - Campo Profissão: é um atributo da pessoa. - Campo Endereço Comercial: se for seu escopo, terá que identificar tabelas de: tipo logradouro (rua, avenida, rodovia, beco, etc), Logradouros, bairros, Cidades, Estados, Paises. Estas tabelas serão uteis não somente para o endereço da Empresa, mas para o endereço dos clientes. Tabela localidade de nascimento: - Campo Sexo: é um atributo da pessoa. - Campos Órgão Emissor e UF emissor: parece ser atributo de documento. - Campos Endereço Residencial, Número,Complemento, Cep, Bairro, Cidade, Estado: é um atributo da pessoa. DICA: Muitas das pessoas já pensam em modelagem antes de entender do negócio. Faça uma reunião com o cliente e tire todas as suas dúvidas. Não deixe de especificar (documentar) o que será feito e também o que NÃO será feito!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 geilson_SQL Postado Janeiro 21, 2011 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 21, 2011 valeu fulvio!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
geilson_SQL
Olá! Esse é meu 1º tópico e estou querendo implantar um esquema de BD, mas antes tenho que fazer a normalização e não estou conseguindo como poderia resolver esse situação mim ajudem.
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Local De Nascimento:
UF:
Nacionalidade:
CPF:
Documento de Identificação:
Data de Emissão:
Órgão Emissor:
UF emissor:
Endereço Residencial:
Número:
Complemento:
Cep:
Bairro:
Telefone:
Fax:
E-mail:
Estado Civil:
Nome do(a) cônjuge / companheiro(a):
Instituição em que trabalha:
Profissão:
Endereço Comercial:
Telefone:
Fax:
Bairro:
Nome da Mãe:
Nome do Pai:
Tabela cliente
CPF:
Documento de Identificação:
Data de Emissão:
Nome Completo:
Data de Nasci:
Telefone: Fax:
E-mail:
Estado Civil:
Nome da Mãe:
Nome do Pai:
tabela dependente
Nome do(a) cônjuge / companheiro(a)
tabela empresa
Instituição em que trabalha:
Profissão:
Endereço Comercial:
Bairro:
Telefone:
Fax
tabela localidade de nascimento
Local De Nasci:
UF:
Nacionalidade:
Órgão Emissor:
UF emissor:
Endereço Residencial:
Número:
Complemento
Cep:
Bairro:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.