Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Excel Front-End e Access Back-End


rodrigomhb

Pergunta

Olá a todos,

Estou desenvolvendo uma aplicação com Excel VBA e a princípio estava utilizando 2 planilhas separadas, uma como Front e outra como Back.

Porém o projeto está crescendo bastante e não acho que o Excel seja muito legal como banco de dados. A começar que utilizando ADO, nem dá para usar o comando DELETE via sql.

Agora a dúvida é saber se eu trocar para Access, quais as limitações eu teria, principalmente em relação a licença do Access, pois esse projeto vão para alguns clientes da empresa que trabalho. Se caso eu opte pelo Access como back-end, o usuário precisaria ter a licença Access no Office ou bastaria ter a licença do Excel?

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Já desenvolvi usando Access como banco de dados e Excel como front-end, segue minha experiência nesse assunto:

- Você só consegue armazer até 2 Gb de dados por arquivo .mdb, portanto estruture muito bem suas tabelas (faltou nas aulas de modelagem de dados, hum?!);

- Você tem um limite de até 8 conexões simultâneas;

- Use com até 30 usuários, mais do que isso migre para um sistema robusto (SQL Server com C# ou PHP com mySQL);

- No seu código abra a conexão e feche o quanto antes, nunca mantenha uma conexão. Só abra conexão se realmente necessário;

- Não precisa ter Access instalado na máquina do usuário, você pode colocar o arquivo .mdb em uma rede onde todos os usuários acessam;

- Só é interessante ter Access em uma máquina apenas para efeito de manutenção;

- Sempre execute o recurso de "Compactar e Restaurar Banco" (fora de horário comercial), pois assim seu banco ficará compacto e terá mais espaço disponível e otimizado;

- O banco de dados pode corromper-se facilmente ou travar e ficar como somente leitura dependendo de n fatores (o último é reversível, o primeiro em alguns casos não);

- Crie um arquivo .mdb somente para tabelas e outro para as VIEWS e MACROS, pois assim seu banco de dados ficará mais leve;

- Quanto mais arquivo .mdb divididos melhos, exemplo: um arquivo para guardar os usuários e senha, um arquivo para guardar assuntos do comercial, outro para assuntos do financeiro e etc. Se você precisar fazer JOIN entre tabelas de arquivos .mdb diferentes, crie um arquivo .mdb apartado somente para as consultas vinculando as tabelas.

Enfim, não exagere no uso do Access, pois mais cedo ou mais tarde ele vai te deixar na mão. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá João.Neto,

Muito obrigado pela resposta.

Bom, então quanto a licença do Access posso ficar tranqüilo se caso o meu cliente não possua nenhum computador com licença para o Access, certo?

Esse projeto que estou desenvolvendo a princípio seria um processo intermediário para substituir as planilhas linguiçonas que os clientes nos disponibilizam, sem contar que não tem padronização e muito menos validação nos dados, e futuramente estamos pretendo disponibilizar um sistema web ou mesmo desktop que seja. Mas o sistema via Excel é muito mais aceitável pelo cliente visto que o mesmo não precisa de instalação nenhuma e o cliente já está habituado com o Excel.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá João.Neto,

Muito obrigado pela resposta.

Bom, então quanto a licença do Access posso ficar tranqüilo se caso o meu cliente não possua nenhum computador com licença para o Access, certo?

Esse projeto que estou desenvolvendo a princípio seria um processo intermediário para substituir as planilhas linguiçonas que os clientes nos disponibilizam, sem contar que não tem padronização e muito menos validação nos dados, e futuramente estamos pretendo disponibilizar um sistema web ou mesmo desktop que seja. Mas o sistema via Excel é muito mais aceitável pelo cliente visto que o mesmo não precisa de instalação nenhuma e o cliente já está habituado com o Excel.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bom, então quanto a licença do Access posso ficar tranqüilo se caso o meu cliente não possua nenhum computador com licença para o Access, certo?

Creio que sim, mas acho interessante na empresa do cliente ter pelo menos uma licença de Access ou é melhor você confirmar isso diretamente com a Microsoft.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Você pode desenvolver somente no access e gerar um front-end como um arquivo .mde, daí você bloqueia seus código, etc e usa outros como DB

Existe um lance de você empacotar a aplicação do access num executavel que roda em qualquer máquina, sem necessidade de instalação ou licença do office.

Pesquisa por Access Runtime e Access Developer Extensions

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito obrigado pelas respostas.

Vou pesquisar melhor sobre a licença do Access na Microsoft.

Iceguy, eu já tinha lido superficialmente sobre esse assunto e talvez seja uma solução futura. O sistema já está quase pronto todo em Excel. Seria mais fácil transferir somente o back-end, que hoje é o próprio Excel, para o Access do que refazer o sistema todo no Access.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...