estou com um problema aqui que não consigo entender...
meu BD é ACCESS...
bom, tenho uma tabelma tbl_orcamento e outra tbl_corpo
na tbl_orcamento fica alguns dados do cliente e tem a tbl_corpo que recebe vários ítens que fazem parte desse orçamento...
tudo está sendo funcionando legal... porém preciso que seja somado o valor final dos produtos que fazem parte desse orçamento... usei a seguinte função:
var
soma1: Double;
begin
soma1 := 0;
dm.q_corpo.post;
begin
with dm.q_corpo do
begin
Close;
SQL.Clear;
SQL.Add('select * from tbl_corpo where id_liga like '''+ dbe_codigo.text + '%'''); //os itens que são adcionados na tbl_corpo são relacionados ao orçamento pelo código, esse código é gerado por programa~çao e não automaticamente pelo BD.
Open;
while not dm.q_corpo.Eof do
begin
soma1 := soma1 + dm.q_corpo.Fieldbyname('preco_total').Value;
dm.q_corpo.Next;
ltotal.Caption := FloatToStrF(soma1,ffCurrency , 15,2);
begin
dm.q_corpo.Insert;
edt_produto.SetFocus;
end; end; end; end; end;
essa programação fica no botão incluir, ou seja, a cada ítem que for incluindo ele já vai somando e exibindo o valor final...
quando você inseri o primeiro produto ele pega o valor e mostra certinho... porém quando você insere o segundo produo, ao invés de fazer a soma, ele apresenta o seguinte erro:
could not convert variant of type (Null) into type (Double)
o que tem de errado nisso que eu fiz que está dando esse erro?
Pergunta
MagoDanger
pessoal, beleza?
estou com um problema aqui que não consigo entender...
meu BD é ACCESS...
bom, tenho uma tabelma tbl_orcamento e outra tbl_corpo
na tbl_orcamento fica alguns dados do cliente e tem a tbl_corpo que recebe vários ítens que fazem parte desse orçamento...
tudo está sendo funcionando legal... porém preciso que seja somado o valor final dos produtos que fazem parte desse orçamento... usei a seguinte função:
essa programação fica no botão incluir, ou seja, a cada ítem que for incluindo ele já vai somando e exibindo o valor final...
quando você inseri o primeiro produto ele pega o valor e mostra certinho... porém quando você insere o segundo produo, ao invés de fazer a soma, ele apresenta o seguinte erro:
o que tem de errado nisso que eu fiz que está dando esse erro?
valewww
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.