Guest CORINTHIANO Postado Março 4, 2004 Denunciar Share Postado Março 4, 2004 Gostaria de fazer um cadastrinho com nick e idade, porém o nick não poderia se repetir no bco de dados.Eu sei fazer cadastro no bco de dados simples, mas não sei fazer essa verificação para não se repitir algum campo, no caso o nick.Se alguém tiver um script pronto, ou puder me ajudar de outra forma, agradeço!!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Março 4, 2004 Denunciar Share Postado Março 4, 2004 você já montou seu formulario?já criou o script para inserir no banco de dados?se você já tiver isso em mãos, posta aí, que eu te ajudo a completar seu scriptse não montou nada.. avisa, que eu te mando um exemplo..abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest CORINTHIANO Postado Março 4, 2004 Denunciar Share Postado Março 4, 2004 A primeira página do formulário é essa, super simples!!! <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"> <html> <head> <title>Untitled Document</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> </head> <body> <form action="form2.asp" method="post"> <p>Nick:<br> <input name="nick" type="text" id="nick"> </p> <p>Idade:<br> <input name="idade" type="text" id="idade"> <br> <br> <input name="enviar" type="submit" id="enviar" value="enviar"> </p> </form> </body> </html> OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!Estou aguardando!!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Março 4, 2004 Denunciar Share Postado Março 4, 2004 opa.. beleza?tipo.. você vai precisar criar um banco de dados.. e nele uma tabela, com os campos:- ID (auto numeração)- nick (text)- idade (text)abaixo.. segue o codigo...vale lembrar, que quando você criar o banco, e a tabela, verifique os nomes dos mesmos no codigo, dentro dos SQL, e na conexao.pagina.asp<% 'aqui começamos com código asp.. entre essas tags.. esse é um comentario.. hehe 'testamos se foi clicado em enviar: if request("enviar") <> "" then 'conecta ao banco: url_conexao = Server.MapPath("banco.mdb") set conexao = Server.CreateObject("ADODB.Connection") conexao.open "DRIVER={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ="&url_conexao 'faz uma consulta no banco, para ver se o usuario digitado já existe lá sql_cons = "select * from tabela where nick='"&Request("nick")&"'" set rs_cons = conexao.execute(sql_cons) 'aqui, testamos se na consulta acima, encontrou algum nick igual if rs_cons.eof = false then response.write "Nick já existente, digite outro nick <br>" response.write "<a href='pagina.asp'>clique aqui para voltar</a>" response.end else 'se tiver ok acima, ou seja, não existir o nick no banco, segue codigo, e insere no banco sql = "insert into tabela (nick,idade) values('"&nick&"', '"&idade&"')" set rs = conexao.execute(sql) response.write "Dados inseridos com sucesso!" end if else %> <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"> <html> <head> <title>Untitled Document</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> </head> <body> <form action="form2.asp" method="post"> <p>Nick:<br> <input name="nick" type="text" id="nick"> </p> <p>Idade:<br> <input name="idade" type="text" id="idade"> <br> <br> <input name="enviar" type="submit" id="enviar" value="enviar"> </p> </form> </body> </html> <%end if%> Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Março 4, 2004 Denunciar Share Postado Março 4, 2004 ah..eu não testei o codigo..apenas copiei seu formulario, e adicionei a programação asp nele..se der algum erro posta aí, que posso ter errado alguma coisa (tipo, erro de digitação, etc)espero ter ajudado...abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest CORINTHIANO Postado Março 4, 2004 Denunciar Share Postado Março 4, 2004 Cara, eu criei o bco de dados igual ao que você falow, porém deu muitos erros no código.O nome do bco de dados, era banco.mdb e o nome tabela é tabela mesmo, testei deu vários erros, tentei arrumar mas não deu.Será que você não poderia fazer rodar esse código e me enviar denovo!!Valeu!!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 dark0 Postado Março 5, 2004 Denunciar Share Postado Março 5, 2004 opa..Puts.. eu acabei de testar aqui.. mas tinha 2 erros:- A ação do formulario estava apontando para a pagina errada (estava para um "form2")- As variaveis dentro do sql que inseria no banco estavam erradas.abaixo esta o codigo corrigido e funcionando..se quiser, eu vou mandar pro meu site de testes, o arquivo e o banco, e coloco o link pra download.aqui, eu coloquei o nome de index.aspse você colocar outro nome, muda tb dentro da ação do formulario, pois esta apontando para INDEX.ASP index.asp<% 'aqui começamos com código asp.. entre essas tags.. esse é um comentario.. hehe 'testamos se foi clicado em enviar: if request("enviar") <> "" then 'conecta ao banco: url_conexao = Server.MapPath("banco.mdb") set conexao = Server.CreateObject("ADODB.Connection") conexao.open "DRIVER={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ="&url_conexao 'faz uma consulta no banco, para ver se o usuario digitado já existe lá sql_cons = "select * from tabela where nick='"&Request("nick")&"'" set rs_cons = conexao.execute(sql_cons) 'aqui, testamos se na consulta acima, encontrou algum nick igual if rs_cons.eof = false then response.write "Nick já existente, digite outro nick <br>" response.write "<a href='pagina.asp'>clique aqui para voltar</a>" response.end else 'se tiver ok acima, ou seja, não existir o nick no banco, segue codigo, e insere no banco sql = "insert into tabela (nick,idade) values('"&request("nick")&"', '"&request("idade")&"')" set rs = conexao.execute(sql) response.write "Dados inseridos com sucesso!" end if else %> <html> <head> <title>Untitled Document</title> </head> <body> <form action="index.asp" method="POST"> <p>Nick:<br> <input name="nick" type="text" id="nick"> </p> <p>Idade:<br> <input name="idade" type="text" id="idade"> <br> <br> <input name="enviar" type="submit" id="enviar" value="enviar"> </p> </form> </body> </html> <%end if%>abaixo, está o arquivo zipado:tem o index.asp e o banco.mdb (coloque eles na mesma pasta e rode)coloquei em 2 lugares, para se no caso de um link não funcionar, tem o outro.Link 1Link 2Faça bom proveito.. heheAbraços.. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest CORINTHIANO Postado Março 5, 2004 Denunciar Share Postado Março 5, 2004 Agora deu certo.Valeu pela atenção, mano !!!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 [ GuTo ] Postado Março 5, 2004 Denunciar Share Postado Março 5, 2004 Hehehe, esse cara entrou com esse nick pra puxar o saco do urso.louco, mas o ursão nem viu ou precisou responder.Hehehe, brincadeira! Acho q dá pra fechar o tópico né corinthiano?!Peça pro seu amigo de torcida ae fechar o tópico! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest CORINTHIANO
Gostaria de fazer um cadastrinho com nick e idade, porém o nick não poderia se repetir no bco de dados.
Eu sei fazer cadastro no bco de dados simples, mas não sei fazer essa verificação para não se repitir algum campo, no caso o nick.
Se alguém tiver um script pronto, ou puder me ajudar de outra forma, agradeço!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
8 respostass a esta questão
Posts Recomendados