lowys Postado Maio 27, 2011 Denunciar Share Postado Maio 27, 2011 (editado) Galera, vejam se é correto:Seguinte! fiz 3 tables:table clientes:(id_cliente, nome_cliente)table telefones:(id_telefone, telefone_cliente_id, num_telefone)table emails:(id_email, email_cliente_id, email)-------------------pretendendo dessa forma, que um cliente possa ter vários e-mails e vários telefonesinseri 1 cliente, com 1 email, e 2 telefonesFiz um select, pra listar os clientes cadastrados, da seguinte maneira:"SELECT id_cliente, nome_cliente, num_telefone, emailFROM clientesLEFT JOIN telefones ON telefone_cliente_id = id_clienteLEFT JOIN emails ON email_cliente_id = id_cliente";Mas, o cliente é listado duas vezes, cada um, com um telefone diferente.Se a forma como fiz as tabelas está correta...Minha pergunta é:Há alguma forma de eu fazer uma única busca, que pegue o cliente(sem repetí-lo), todos os seus e-mails e todos os seus telefones?porque fazendo 3 buscas é mole; Mas ficou parecendo muita gambiarra... Editado Maio 27, 2011 por lowys Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
lowys
Galera, vejam se é correto:
Seguinte! fiz 3 tables:
table clientes:(id_cliente, nome_cliente)
table telefones:(id_telefone, telefone_cliente_id, num_telefone)
table emails:(id_email, email_cliente_id, email)
-------------------
pretendendo dessa forma, que um cliente possa ter vários e-mails e vários telefones
inseri 1 cliente, com 1 email, e 2 telefones
Fiz um select, pra listar os clientes cadastrados, da seguinte maneira:
"SELECT id_cliente, nome_cliente, num_telefone, email
FROM clientes
LEFT JOIN telefones ON telefone_cliente_id = id_cliente
LEFT JOIN emails ON email_cliente_id = id_cliente";
Mas, o cliente é listado duas vezes, cada um, com um telefone diferente.
Se a forma como fiz as tabelas está correta...
Minha pergunta é:
Há alguma forma de eu fazer uma única busca, que pegue o cliente(sem repetí-lo), todos os seus e-mails e todos os seus telefones?
porque fazendo 3 buscas é mole; Mas ficou parecendo muita gambiarra...
Editado por lowysLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
0 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.