Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Visual Basic Excel VBA


Albarracim

Pergunta

Fala galera,

sou novo aqui e venho até este fórum sob um leve desespero e acredito que alguém aqui conseguirá me

ajudar! Não sou desenvolvedor nem programador nem nada, mas sou curioso o suficiente pra me meter com

esse tipo de coisa.

É o seguinte, tenho um relatório gigante aqui na minha empresa, em excel, do qual preciso tirar certas

informações toda semana. Já gravei uma Macro que me ajudou muito, e com meu BÁSICO e humilde

conhecimento, escrevi mais alguns códigos que até agora, diminuíram meu trabalho com este relatório de

cerca de 3 horas para 30 minutos, ou seja, já estou muito feliz! :D hahahahaha...

Aí vem a segunda parte. Estou precisando de somente mais uma função nessa maldita linguagem de VBA,

provavelmente a mais complicada do meu "projeto" pois não consegui fazer NADA funcionar até agora, mas

chega de falação e vamos ao que interessa.

É um simples PROCV, que eu preciso. Eu tenho uma planilha, com um cabeçalho na primeira linha, então a

fórmula começa à partir da segunda linha desta coluna "X" que no caso é a coluna "P", linha 2, sendo

assim, "P2".

O relatório geralmente varia da quantidade de linhas, pode ser que uma semana tenha x linhas, na outra y

linhas e assim vai... Então escrevi um código para contar o número de linhas, começar de baixo para cima

até a penúltima linha (desconsiderando a primeira linha que é o cabeçalho), segue o código:

Dim linha As Integer

linha = Plan1.UsedRange.Rows.Count

For i = linha To 2 Step -1

Beleza até então. Só pra esclarecer, todos aqui na empresa estão usando e irão usar esta minha planilha

mágica, e este PROCV se baseia na planilha que utilizamos na semana passada. Para ser mais exato, pegamos

a planilha desta semana e fazemos o PROCV manualmente das informações da planilha da semana passada. Got

it? Por este motivo, preciso de uma DIALOG BOX como FILE PICKER, para escolher o arquivo que quero