Vamos iniciar aqui um tuto de controle de estoque de peças(óbvio q você pode usar para controlar outras coisas.
Esse controle cuidará do fluxo 2 almoxarifados ao mesmo tempo. da seguinte forma: alm1 e alm2 são controlados os fluxos por uma pessoa apenas.
1ª eu sempre crio uma planilha com um "menu" isso facilita quando a pasta de trabalho tem muitas planilhas E PONHO TAMBÉM em cada planilha um botão para voltar ao menu.
então renomeie a plan 1 para MENU e a plan2 para INVENTARIO, plan3 para ENTRADA, crie mais 2 e ponha os nomes: SAÍDA, RELATÓRIO, essa última você vai cadastrar as peças. Normalmente as peças tem código então a planilha BD vai ter os seguintes campos:
selecione esses titulos e em inserir crie uma tabela, marque a opção minha tabela, clique em um dos cabeçalhos e em ferramentas de tabelas altere o nome para Tabela_Relatorio e pressione enter
ATENÇÃO O CÓDIGO NÃO PODE SE REPETIR
agora que temos o Relatório vamos entender um pouco ele:
Código: pode ser o partnumber da peça CLIQUE NA LETRA "A" DA COLUNA E MUDE O FORMATO PARA TEXTO
Descrição: o nome da peça
Valor: valor unitário CLIQUE NA LETRA "C" DA COLUNA E MUDE O FORMATO PARA FORMATO DE NÚMERO PARA CONTABILIZAÇÃO
OBS: Como a depender da oficina umas podem ter mais peças que outras o estoque máximo e mínimo pode ser diferente
As entradas são as compras e as saídas são as peças que foram aplicadas atual é a situação do estoque, e total é o valor total das peças em estoque.
Claro que você pode com os códigos que veremos mais a frente criar outras planilhas para ver os custos com peças aplicadas e compradas.
Cadastre algumas peças para começarmos:
CODIGO: 0001
DESCRIÇÃO: PARAFUSO 10X80
VALOR: R$ 0,75
Máximo1: 10
Mínimo1: 5
Atual1: um insira a formula "
=[@Entrada1]-[@Saída1]
"
Total1: um insira a formula "
=[Valor]*[Atual1]
"
Máximo2: 6
Mínimo2: 2
Atual2: um insira a formula "
=[@Entrada2]-[@Saída2]
"
Total2: um insira a formula "
=[Valor]*[Atual2]
"
CODIGO: 0002
DESCRIÇÃO: PORCA M10
VALOR: R$ 0,55
Máximo1: 10
Mínimo1: 5
Máximo2: 6
Mínimo2: 2
SE VOCÊ FEZ TUDO CORRETAMENTE AS FÓRMULAS já APARECERAM AO CADASATRAR A PORCA M10
Vamos deixar o relatório de lado por um minuto e voltemos ao inventário, aproveite e crie lbotões no menu para cada planilha.
No inventário faça o seguinte:
na célula A8 escreva "Alm1"
na célula A9 escreva "Alm2"
nas célula B8 e B9 mude o formato para data e coloque a data do ultimo inventário feito em cada um dos estoques
vamos adotar o seguinte vou por a celular três maiores e o q deve ter nela
A11>>>CÓDIGO
B11>>>DESCRIÇÃO
C11>>>QTD
D11>>>DATA
E11>>>ALM
F11>>>CHECK
G11>>>CONTE
selecione todos os títulos e crie uma tabela para eles como fez com a outra com o nome de Tabela_Inventario
abaixo do título descrição escreva a fórmula "
=PROCV([@CÓDIGO];Tabela_Relatorio;2;FALSO)
"
calma que eu explico o q tá acontecendo aew
sei que você já sabe mas dentro da formula os critérios da formaula são separados por pornto-e-vírgula
procv procura valores na vertical, ou seja nas colunas
o primeiro é a pergunta, ou seja o valor procurado
2º é a matriz, o lugar de onde extrairemos a informação
3º é, nessa matriz qual a referencia do campo q você quer retornar a informação, como queremos a descrição e na tabela relatório a descrição está na segunda coluna eu coloquei o valor "dois"(2).
4º esse campo não é obrigatório, mas tem 2 opções, verdadeiro ou falso, quando verdadeiro ou vazio, se ele não achar a o código que queremos ele vai procurar um parecido, quando falso ele vai retornar apenas se achar o código se não ele retorna #N/D.
entendeu?
você apenas vai colocar o código e terá a descrição automáticamente
deixe a coluna "C" no formato de data
clique no campo abaixo de ALM e:
1º na guia Dados no agrupamento ferramenta de dados clique em validação de dados
2ª em permitir tem qualquer valor mude para lista
3º onde tem fonte escreva "ALM1;ALM2" e ok
agora sim toda vez que você chegar nesse campo vai aparecer uma alça e ai você pode selecionar entre eles
abaixo de CHECK insira a seguinte formula "=CONT.SE(Tabela_Relatorio[Códígo];[@CÓDIGO])",
essa formula vai contar quantas vezes esse código se repete na Tabela_Relatorio na coluna Código
o certo é que dê sempre 1 se der 0 você tem que cadastrar esse item e se der mais você tem que excluir um item desses da tabela relatório eu costumo fazer uma formatação condicional em que vermelho =0 o seja, não cadastrado, verde = 1 ou seja, ok, amarelo>1 duplicidade
abaixo de CONTE insira a seguinte formula "
essa na verdade é uma simples formula "SE" ela vai fazer o seguinte
se vocÊ colocou Alm1 ela vai verificar se a data que você cadastro essa peça no inventário é igual a que você colocou em B8, se for igual ele vai escrever ok caso contrario vai escrever Anterior;
se vocÊ colocou Alm2 ela vai verificar se a data que você cadastro essa peça no inventário é igual a que você colocou em B9, se for igual ele vai escrever ok caso contrario vai escrever Anterior;
Pergunta
Cífro13
Requer conhecimento basico.
Estou usando office 2010
Vamos iniciar aqui um tuto de controle de estoque de peças(óbvio q você pode usar para controlar outras coisas.
Esse controle cuidará do fluxo 2 almoxarifados ao mesmo tempo. da seguinte forma: alm1 e alm2 são controlados os fluxos por uma pessoa apenas.
1ª eu sempre crio uma planilha com um "menu" isso facilita quando a pasta de trabalho tem muitas planilhas E PONHO TAMBÉM em cada planilha um botão para voltar ao menu.
então renomeie a plan 1 para MENU e a plan2 para INVENTARIO, plan3 para ENTRADA, crie mais 2 e ponha os nomes: SAÍDA, RELATÓRIO, essa última você vai cadastrar as peças. Normalmente as peças tem código então a planilha BD vai ter os seguintes campos:
Primeira parte Inventário
|RELATÓRIO|
|Códígo||Descrição||Valor||Máximo1||Mínimo1||Entrada1||Saída1||Atual1||Total1||Máximo2||Mínimo2|Entrada2||Saída2||Atual2|||Total2|
selecione esses titulos e em inserir crie uma tabela, marque a opção minha tabela, clique em um dos cabeçalhos e em ferramentas de tabelas altere o nome para Tabela_Relatorio e pressione enter
ATENÇÃO O CÓDIGO NÃO PODE SE REPETIR
agora que temos o Relatório vamos entender um pouco ele:
Código: pode ser o partnumber da peça CLIQUE NA LETRA "A" DA COLUNA E MUDE O FORMATO PARA TEXTO
Descrição: o nome da peça
Valor: valor unitário CLIQUE NA LETRA "C" DA COLUNA E MUDE O FORMATO PARA FORMATO DE NÚMERO PARA CONTABILIZAÇÃO
OBS: Como a depender da oficina umas podem ter mais peças que outras o estoque máximo e mínimo pode ser diferente
As entradas são as compras e as saídas são as peças que foram aplicadas atual é a situação do estoque, e total é o valor total das peças em estoque.
Claro que você pode com os códigos que veremos mais a frente criar outras planilhas para ver os custos com peças aplicadas e compradas.
Cadastre algumas peças para começarmos:
CODIGO: 0001
DESCRIÇÃO: PARAFUSO 10X80
VALOR: R$ 0,75
Máximo1: 10
Mínimo1: 5
Atual1: um insira a formula "
" Total1: um insira a formula " " Máximo2: 6 Mínimo2: 2 Atual2: um insira a formula " " Total2: um insira a formula " " CODIGO: 0002 DESCRIÇÃO: PORCA M10 VALOR: R$ 0,55 Máximo1: 10 Mínimo1: 5 Máximo2: 6 Mínimo2: 2 SE VOCÊ FEZ TUDO CORRETAMENTE AS FÓRMULAS já APARECERAM AO CADASATRAR A PORCA M10 Vamos deixar o relatório de lado por um minuto e voltemos ao inventário, aproveite e crie lbotões no menu para cada planilha. No inventário faça o seguinte: na célula A8 escreva "Alm1" na célula A9 escreva "Alm2" nas célula B8 e B9 mude o formato para data e coloque a data do ultimo inventário feito em cada um dos estoques vamos adotar o seguinte vou por a celular três maiores e o q deve ter nela A11>>>CÓDIGO B11>>>DESCRIÇÃO C11>>>QTD D11>>>DATA E11>>>ALM F11>>>CHECK G11>>>CONTE selecione todos os títulos e crie uma tabela para eles como fez com a outra com o nome de Tabela_Inventario abaixo do título descrição escreva a fórmula " " calma que eu explico o q tá acontecendo aew sei que você já sabe mas dentro da formula os critérios da formaula são separados por pornto-e-vírgula procv procura valores na vertical, ou seja nas colunas o primeiro é a pergunta, ou seja o valor procurado 2º é a matriz, o lugar de onde extrairemos a informação 3º é, nessa matriz qual a referencia do campo q você quer retornar a informação, como queremos a descrição e na tabela relatório a descrição está na segunda coluna eu coloquei o valor "dois"(2). 4º esse campo não é obrigatório, mas tem 2 opções, verdadeiro ou falso, quando verdadeiro ou vazio, se ele não achar a o código que queremos ele vai procurar um parecido, quando falso ele vai retornar apenas se achar o código se não ele retorna #N/D. entendeu? você apenas vai colocar o código e terá a descrição automáticamente deixe a coluna "C" no formato de data clique no campo abaixo de ALM e: 1º na guia Dados no agrupamento ferramenta de dados clique em validação de dados 2ª em permitir tem qualquer valor mude para lista 3º onde tem fonte escreva "ALM1;ALM2" e ok agora sim toda vez que você chegar nesse campo vai aparecer uma alça e ai você pode selecionar entre eles abaixo de CHECK insira a seguinte formula "=CONT.SE(Tabela_Relatorio[Códígo];[@CÓDIGO])", essa formula vai contar quantas vezes esse código se repete na Tabela_Relatorio na coluna Código o certo é que dê sempre 1 se der 0 você tem que cadastrar esse item e se der mais você tem que excluir um item desses da tabela relatório eu costumo fazer uma formatação condicional em que vermelho =0 o seja, não cadastrado, verde = 1 ou seja, ok, amarelo>1 duplicidade abaixo de CONTE insira a seguinte formula ""
essa na verdade é uma simples formula "SE" ela vai fazer o seguinte
se vocÊ colocou Alm1 ela vai verificar se a data que você cadastro essa peça no inventário é igual a que você colocou em B8, se for igual ele vai escrever ok caso contrario vai escrever Anterior;
se vocÊ colocou Alm2 ela vai verificar se a data que você cadastro essa peça no inventário é igual a que você colocou em B9, se for igual ele vai escrever ok caso contrario vai escrever Anterior;
Se condição| verdadeiro | | falso |
Se(condição;se(condição;verdadeiro;falso);se(condição;verdadeiro;falso))
essa fórmula vai ser util pois só vamos contar os itens do inventário que estiver com OK, assim você pode manter um histórico de inventários também.
Até a próxima parte
se os erros de português estiverem atrapalhando me falem as palavras e eu corrijo.
Editado por Cífro13Link para o comentário
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