Marciana Postado Junho 21, 2011 Denunciar Share Postado Junho 21, 2011 (editado) Sou iniciante em java e estou fazendo um dicionário eletrônico,mas tenho dúvida na parte de transferência de variáveis entre classes.Bom,eu tenho uma classe chamada contatoacoes.java que realiza a busca de dados no BD,de acordo com o valor da variável "verbete".Aí,ela faz a busca no BD de acordo com a veriável "verbete" e guarda a tradução na variável "a".public void pesquisa (String verbete) throws SQLException { Contato recupera=new Contato (); String msgSql= "select * from verbete where verbete = ?"; PreparedStatement estado = this.conexao.prepareStatement(msgSql); estado.setString (1,verbete); ResultSet res= estado.executeQuery (); boolean consulta=true; int i; i=0; while (res.next()) { i++; recupera.setId_verbete(Long.valueOf(res.getString("Id_verbete"))); String traducao=res.getString("traducao"); String a; String palavra; a=res.getString("traducao"); Interface_dic chama=new Interface_dic(); chama.recebe (a); recupera.setTraducao (res.getString("traducao")); recupera.setVerbete (res.getString("verbete")); } O problema é quando eu vou recuperar essa variável "a" na classe interface.java Nessa parte aqui funciona legal, a variável é recuperada e tal. public void recebe (String a ) { System.out.print ("A tradução é.........."+a); String trad; trad=a; System.out.print ("A traducao da palavra pesquisada é"+trad); traduz.setText(trad); } Mas eu queria recuperá-la era nessa parte aqui: E não tá dando certo private void buscarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { try { String verbete; String trad; verbete=this.pesquisar.getText(); Contatoacoes chama = new Contatoacoes(); chama.pesquisa (verbete); } catch (SQLException ex) { Logger.getLogger(Interface_dic.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex); } catch (ClassNotFoundException ex) { Logger.getLogger(Interface_dic.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex); } }Como eu faço isso ?Preciso de ajudaaa !!!! :rolleyes: Editado