Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Duvidas sobre FB e dbExpress!


jaumDoDelphi

Pergunta

Ola Amigos do scriptbrasil beleza?

venho aqui novamente pedir a ajuda e concelhos sobre o firebird + DBX!

o banco ao caso eo Fb2.5 / Delphi2010 / dbExpress

estou me conectando ao banco da seguinte forma.

SQLConnection1
-> SQLDataSet1
-> DataSetProvider1
-> ClientDataSet1
-> DataSource1
A minha duvida é onde eu insiro as instruções SQL, em qual componente e qual o comando? por exemplo quando eu utilizava ADOQuery fazia da seguinte maneira.
DMX.ADOQmov.SQL.Clear;
DMX.ADOQmov.SQL.Add('SELECT * FROM MOVIE order by COD_INT DESC');
DMX.ADOQmov.Open;

um grande abraço a todos e agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

- SQLQuery foi criado pela Borland para facilitar a migração daqueles que antes usavam o TQuery do BDE.

(o TQuery é mais parecido com o SQLQuery ).

o SQLQuery e mantido somente para ajudar no processo de migração de outras midlewares por exemplo, eles podem basicamente ter as mesmas funções, mas o SQLDataSet é mais avançado e tem mais recursos que o SQLQery;

Voce pode usar o SQLDataSet, que é mais versátil que o SQLQuery porque, nesse único componente, você pode fazer SELECTs, INSERT, etc., e também pode usá-lo como um TTable (para abrir a tabela toda - O QUE NÃO É RECOMENDÁVEL, devido à lentidão) ou como um TStoredProcedure (TQuery, TTable e TStoredProcedure são componentes da época do BDE).

veja um exemplo de uso:

http://www.arquivodecodigos.net/dicas/delp...elphi-3202.html

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

novamente obrigado jhonas!

utilizei o exemplo do site sitado acima.

ficou assim.

DM.ClientDataSet1.Close;
  DM.SQLDataSet1.Close;

  DM.SQLDataSet1.CommandText := 'select * from CLIENT order by NOME';

  DM.SQLDataSet1.Open;
  DM.ClientDataSet1.Open;
funcionou perfeitamente tb subistui o SQLDataSet por um SQLQuery tb funcionou. só que agora n sei bem o que aconteceu deletei o SQLQuery e voltei a utilizar o SQLDataSet e estou usando o seguinte comando para gravar
DM.ClientDataSet1.ApplyUpdates(0);
  DM.ClientDataSet1.Refresh;

quando eu salvo um novo item ou edito, ele salva no DB só que não atualiza os dados a não ser que eu de um refresh manual no DBNavigator.

n sei bem porque, mas to começando a achar que os problemas são relacionados com minha copia GENERICA do delphi 2010.

como estou utilizando para aprendizado mesmo vou refazer o aplicativo p/ ver se o problema é com o delphi mesmo!

grande abraço [RESOLVIDO]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...