Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

pesquisa no dbgrid


tonjova

Pergunta

Boa noite

Td bem, sou iniciante no deplhi estou precisando de ajuda quero que, em um dbgrid o usuario digite as iniciais de alguma palavre, e automaticamente vai selecionar p/ aquelas iniciais que estão gravados.

ex: o usuario digita pro, quero que selecione na ordem alfabetica tudo o q estiver gravado com as iniciais pro.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
ex: o usuario digita pro, quero que selecione na ordem alfabetica tudo o q estiver gravado com as iniciais pro.

voce deve usar um Edit para digitar as iniciais da palavra e vai usar o dbgrid para visualizar o resultado

use os componentes TQuery, TDataSetProvider, TClientDataSet e TDataSource ... faça as ligações entre eles ( se não souber pesquise no forum )

a instrução SQL ficaria dessa forma:

Select * From Tabela where campo like :texto
order by campo
no botão de pesquisa ficaria dessa forma:
Query1.Active := false;
ClientDataSet1.Active := false;
ClientDataSet1.Params[0].AsString := Trim(Texto)+'%';
Query1.Prepare;
Query1.Active := true;
ClientDataSet1.Active := true;

ClientDataSet1.First;
e no evento OnExit do TEdit
texto := Edit1.Text;

OBS: Já existem exemplos no forum .. favor pesquisar

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Caro amigo, talvez não me expressei de forma correta, o que eu quero não é fazer a pesquiza atraves do edit, o que eu preciso é por ex.: quando eu abro o form de fornecedores eu dou um clique em qualquer registro que esteja gravado, e começo a digitar alguma palavra ai quero que selecione o fornecedor de acordo com a ordem alfabetica que eu digitei. já pesquizei no forum sobre isto mas infelizmente não consegui encontrar.

Obrigado

Abraço.

Editado por Jhonas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

acho que não vai encontrar isso ...