Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Biblioteca PNGLib (pnglib.dll) - como setar...


Danleonhart

Pergunta

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

você tem q registrar a dll e adicionar a referencia Portable Network Graphics Library. depois de fazer isso, eu pude ver q ela apresenta o objeto PNGlib.cPNG q tem o metodo .LoadPNGFile(). mas se tentamos usar, recebemos a mensagem de erro "File zlib not Found.". acontece q essa dll utiliza a biblioteca zlib, então temos que baixa-la tb.

tentei com essa aqui: http://gnuwin32.sourceforge.net/packages/zlib.htm mas ele simplesmente trava o programa e fecha. (fiz o seguinte: clique no link da opcao "Binaries", abra o zip, copie a zlib1.dll q esta na pasta bin e cole no mesmo diretorio onde esta a dll pnglib.dll q foi registrada. depois renomeie pra zlib.dll).

então, talvez ele não seja compativel com essa versao do zlib. tente procurar uma versao mais antiga e veja se não funciona.

quando você comentou a primeira vez sobre o pnglib, eu fiz uma pesquisa e vim parar aqui: http://www.madwizard.org/programming/projects/pnglib

parece ser uma outra biblioteca com o mesmo nome. entretanto, ela só possui os codigos fontes em assembly e um header pra você utilizar no visual c++. talvez, se conseguissemos compila-la pra dll dentro do visual c++ ou outro compilador de c, conseguissemos usa-la no visual basic 6, mas como ela não foi feita exatamente pra isso, não sei se teria compatibilidade com os objetos do vb6, talvez tivessemos muito mais trabalho pra adaptar.

entretanto, aqui nesse link: http://www.vbforums.com/showthread.php?t=509292

você tem uns exemplos de codigos pra ler .png no vb6. baixei o primeiro exemplo e funcionou certinho aqui. inclusive da pra simular transparencia, com algumas restricoes.

os codigos utilizam somente funcoes das dlls do windows, não precisa instalar nd.

EDITADO:

o link do zlib q eu passei estava errado mesmo, o correto é esse: http://www.winimage.com/zLibDll/index.html

o de cima era só ate windows 98, se não me engano. agora, consigo carregar a imagem no objeto, mas não estou conseguindo exibi-la com o metodo .DrawToDC(). vou ver se consigo alguma coisa e posto ai.

mas, de qualquer forma, o link do vbforums deve funcionar.

EDITADO DE NOVO:

consegui, o codigo seria esse:

Dim obj_png As PNGlib.cPNG
Private Sub Command1_Click()
    Set obj_png = New PNGlib.cPNG
    
    If obj_png.LoadPNGFile("C:\caminho\imagem.png") = pngeSucceeded Then
        obj_png.DrawToDC Picture1.hDC, 0, 0
        Me.Refresh
    End If
End Sub[/code]

entretanto, testei com duas imagens e só funcionou em uma delas. não sei se é problema de formato ou outra coisa... alem de q não consegui exibir num objeto Image.

Editado por kuroi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu Kuroi !

Quanto a informação do ZLib.dll, peço desculpas por não informar...deu este erro aqui também, então fui a procura desta biblioteca...encontrei, baixei, instalei e registrei (nem foi necessário)... fiz a declaração igual a que você colocou no post, só não deduzí que o Load da biblioteca retornava em Boolean... e muito menos que era no DrawToDC para exibir a imagem...procurei no Object Browser do VB alguma ajudinha mas não encontrei nada...então resolví postar a dúvida.

Fiz aqui e funcionou...como você falou, tem imagens que carregam...outras não...quanto ao exemplo do VBForuns eu já havia visto...mas não entendí o código, e quando não entendo, não godto muito de utilizar...lí sobre a PNGLib e resolví tentar com ela, mas vai dá um trabalho ! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...