lucas Zuza Postado Julho 26, 2011 Denunciar Share Postado Julho 26, 2011 Olá pessoal, vocês podem me ajudar? Estou com um projeto em opengl, que usa uma biblioteca "bibultil.h", tenho o header e o arquivo cpp, mas não tenho o arquivo objeto. não sei como implementar(adicionar) essa biblioteca a esse prejeto. Grato, Lucas SenaPS: Uso o code::blocks Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Sergio Lemos Postado Agosto 9, 2011 Denunciar Share Postado Agosto 9, 2011 Lucas, não entendi muito bem a tua dúvida, mas a princípio o .h e o .cpp é o que você precisa. Se você quiser pode até gerar o teu arquivo objeto a partir deles. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Edimartin Martins Postado Setembro 5, 2011 Denunciar Share Postado Setembro 5, 2011 Olá. Tu também precisa avisar qual compilador está usando no codeblocks mas vamos supor que tu esteja usando o MinGW (G++ do windows).Bibliotecas de programação em C++ (e em outra linguagens) existem dois tipos. Estática e dinâmica.A biblioteca estática é aquela que quando tu usa, o compilador copia ela toda e cola no teu executável.A biblioteca dinâmica é aquela que quando tu usa, o compilador não copia ela para o executável. Ele usa um arquivo externo com a extenção de .dll no windows.Quando se usa uma biblioteca estática, é necessário carregar apnas o executável. A biblioteca dinâmica é necessário levar junto a dll.Qual é melhor? Depende da situação. Se tu tiver muitos programas que usam por exemplo a opengl. É melhor ter a openGL dinâmica porque todos os programas usarão aquela dll. Assim os programas ficam menores. Isso foi criado na época que as memórias eram muito pequenas.No codeblocks clica em file/new/project e tu será redirecionado para o menu de cliação de projeto.Criando um projeto de Dynamic Link Library tu gera um projeto que cria dois arquivos. libprojeto.a e projeto.dll. O primeiro é usado para linkar a biblioteca no teu programa. O segundo é usado para o teu programa carrega-la na inicialização.Criando um projeto de static library tu gera um proejto de biblioteca estática que cria apenas um arquivo. libprojeto.a. Assim tu precisa apenas linkar o libprojeto.a no teo programa que o compilador irá copiar o arquivo e colar no teu executável.Usando as biliotecas.O codeblocks possui as propriedades do projeto aonde é só ir no nome do projeto no canto esquerdo da tela clica com o botão direito e clica em propreties... (é o último botão).Nas propriedades clica em projetct build options.Dentro clica na aba de Linker Sesttings.Em linker Sesttings existem duas altesnaticas da esquerda para a direita.A primeira quando tu adiciona é só escrever a sua biblioteca "projeto".A segunda é como seria escrito para o compilador ler. Tu separa as bibliotecas por 'enter' e adiciona elas escreverndo -l antes dos nomes. EX: -lprojeto (não vai lib).O compilador vai procurar o teu arquivo libprojeto.a na pasta lib do compilador (certifíquise de colar o arquivo.a na pasta lib, o arquivo .h na pasta include).Fazendo esses passos tu consegue criar uma biblioteca no MinGW usado o codeblocks.Um abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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lucas Zuza
Olá pessoal,
vocês podem me ajudar? Estou com um projeto em opengl, que usa uma biblioteca "bibultil.h", tenho o header e o arquivo cpp, mas não tenho o arquivo objeto. não sei como implementar(adicionar) essa biblioteca a esse prejeto.
Grato,
Lucas Sena
PS: Uso o code::blocks
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