Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda! Duvida sobre relacionamento M para M no mysql

Elaine Mendes

Pergunta

:rolleyes:

Bom Dia!

Gente eu sou novata em BD e estou precisando de ajuda.... MYSQL

Estou criando um banco de dados de uma escola infantil e estou com a seguinte situação:

Tenho as seguintes tabelas:

-aluno

-pai

-empresa_pai

-mae

-empresa_mae

Como tenho que ter os dados dos pais, inclusive da empresa onde trabalham, então criei tabelas separadas, pois há casos em que os pais podem estar separados, e os dados do pai e mae na mesma tabela iriam virar uma bagunca.. Bem mas a minha duvida esta nas tabelas "pai" e "empresa_pai", pois o relacionamento de ambas na minha concepção é M para M, pois um pai pode trabalhar em 0 ou N empresas, e uma empresa pode ter 1 ou N pais....(Bem se eu estiver errada no raciocinio por favor me digam!).

Como o relacionamento ficou de M para M então criei uma terceira tabela a "pai_emp_pai" que recebeu a PK das tabelas pai e empresa_pai, porem quando faço um insert nas tabelas, a pai_emp_pai não recebe os valores. Como eu faço para que a cada inserção feita nas duas tabelas a terceira tabela receba os valores automaticamente?

Ah! Os campos na terceira tabelas estao como FK..

Por favor me ajudem...

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
:rolleyes:

...

Como o relacionamento ficou de M para M então criei uma terceira tabela a "pai_emp_pai" que recebeu a PK das tabelas pai e empresa_pai, porem quando faço um insert nas tabelas, a pai_emp_pai não recebe os valores. Como eu faço para que a cada inserção feita nas duas tabelas a terceira tabela receba os valores automaticamente?

Ah! Os campos na terceira tabelas estao como FK..

Por favor me ajudem...

Obrigada!!

Oi 'Elaine Mendes',

Creio que existem tabelas de mais. Você precisaria somante de quatro tabelas físicar para suportar seu modelo.

Tabela Alunos, Tabela Pais (com um atributo indicador de pai ou mae), Tabela Empresas e Tabela Relacionamento_Empresas_Pais.

A tabela pais seria o lado muitos de um relacionamento um para muitos entre aluno e pais

O relacionamento entre Pais e Empresas é M:N (muitos para muitos) e, por isto, existe a tabela Relacionamento_Empresas_Pais

A insersão de dados na tabela de relacionamento deve ser feita na mesma transação em que você está inserindo dados em Pais e Empresas antes do COMMIT para fechar toda a transação. Não é um processo automático. Você deverá escrever um código para isto.

Link para o comentário

• 0

Ola Denis,

Entendi o que você explicou, mas tenho mais uma dúvida, de que forma eu posso criar o codigo para inserir os dados na tb pais, empresa e empresa_pais? Entendi a logica, mas não sei como fazer a inserção das chaves pk (pais, empresa) na tabela empresa_pais de uma forma automatizada não perdendo a integridade dos dados. Tentei criar uma trigger mas não deu certo.. Pelo que entendi a trigger pode ser executada antes, ou depois de uma ação (insert, update ou delete), mas em uma unica tabela. Pensei em criar uma trigger para executar a inserção das chaves na tabela (empresa_pais) após a realização do insert nas tabelas pais e empresa, mas não funcionou. Pensei em procedure mas eu vou ter q executá-la toda vez, e eu queria um processo automatico para evitar erros..

Bem você sabe como eu posso fazer isso??

Grata,

Elaine

Link para o comentário

• 0
Ola Denis,

Entendi o que você explicou, mas tenho mais uma dúvida, de que forma eu posso criar o codigo para inserir os dados na tb pais, empresa e empresa_pais? Entendi a logica, mas não sei como fazer a inserção das chaves pk (pais, empresa) na tabela empresa_pais de uma forma automatizada não perdendo a integridade dos dados. Tentei criar uma trigger mas não deu certo.. Pelo que entendi a trigger pode ser executada antes, ou depois de uma ação (insert, update ou delete), mas em uma unica tabela. Pensei em criar uma trigger para executar a inserção das chaves na tabela (empresa_pais) após a realização do insert nas tabelas pais e empresa, mas não funcionou. Pensei em procedure mas eu vou ter q executá-la toda vez, e eu queria um processo automatico para evitar erros..

Bem você sabe como eu posso fazer isso??

Grata,

Elaine

Oi Elaine,

Para este tipo de processo você deverá criar uma rotina que pode ser uma storage procedure (o que não recomando pois o MySQL ainda carece de mensagem de retorno em caso de ABEND de transação) ou através de linguagem de programação que você usa.

Você deverá seguir a seguinte logica:

Cadastrar Empresa

Cadastrar Pais

Gravar relacionamento Empresa_x_Pais.

Os cadastros de empresa e pais podem ser independentes pois suas gravações não afetam nada.

Eu coloquei a empresa primeiro poque deverá haver uma quantidade menor de empresa do que de pais. Então sua gravação será independente.

Coloquei o cadastro de pais em segundo lugar porque dentro dele já vou buscar a empresa que ele trabalha.

Quando for gravar a informação dos pais e do relacionamento entre empresa e pais usarei uma unica transação seguindo a logica abaixo para executála:

A lógica abaixo é usada quando você define que seu MySQl NÃO possuirá COMMIT automático

Iniciar transação
Gravar Pais
Gravar Relacionamento Empresa_x_Pais
Commitar transação
Se houver erro
    dar rollback na transação
Fim de transação
Uma outra forma que segue lógica parecida é usada quando você define seu MySQl com COMMIT automático
Gravar Pais
COMMIT
Gravar Relacionamento Empresa_x_Pais
COMMIT

Link para o comentário

• 0

Oi, Denis.

Entendi o processo que voce mostrou, mas na pratica fiz assim:

- Procedures criadas para inserir os dados nas tabelas: empresas, pais.

Em seguida tentei criar uma trigger para que cada inserção realizada na tabela "pais", seja realizado um insert na tabela empresas_pais com o ID dos pais, mas gerou erro.

Pensei em criar uma trigger para cada tabela (pais, empresas) mas naõ deu certo a trigger que eu fiz.

1ª Trigger criada>>>

DELIMITER $$

CREATE TRIGGER inserir_p_emp1 AFTER INSERT ON pais

FOR EACH ROW

BEGIN

DECLARE _pais_cpf int;

select pais_cpf_cnpj from pais;

BEGIN

INSERT INTO pais_empresas values (_pais_cpf);

END;

END$$

Gera o seguinte erro ao tentar inserir dados na tabela pais: Error Code: 1415. Not allowed to return a result set from a trigger *****

2ª Trigger criada>>>

DELIMITER $$

FOR EACH ROW

BEGIN

IF (pais_cpf_cnpj is not null) THEN

INSERT INTO pais_empresas set pais_cpf_cnpj = pais_cpf_cnpj;

END IF;

END$$

Quando vou fazer um insert na tabela pais gera o seguinte erro:

Error Code: 1054. Unknown column 'pais_cpf_cnpj' in 'field list'

Bem queria criar uma rotina que fizesse um select nas duas tabelas e inserisse os dados na terceira.

Fiz este select, que retornou o cod dos pais e o codigo da empresa..

select pais.pais_cpf_cnpj, emp_id from pais, empresas

where pais.emp_nome = empresas.emp_nome;

Como eu posso fazer isso? Pensei na trigger mas não consegui chegar colocar em pratica esse raciocinio.

Grata,

Elaine

Link para o comentário

• 0
Entendi o processo que voce mostrou, mas na pratica fiz assim:

- Procedures criadas para inserir os dados nas tabelas: empresas, pais.

Em seguida tentei criar uma trigger para que cada inserção realizada na tabela "pais", seja realizado um insert na tabela empresas_pais com o ID dos pais, mas gerou erro.

Pensei em criar uma trigger para cada tabela (pais, empresas) mas naõ deu certo a trigger que eu fiz.

...

Oi Elaine,

Você entendeu, mas não fez o que falei.

Ao escrever sua trigger você cometeu alguns erros.

1º Você está tentando misturar banana com laranja.

Veja sua trigger:

...
      DECLARE _pais_cpf int;
        select pais_cpf_cnpj from pais;
    BEGIN
        INSERT INTO pais_empresas values (_pais_cpf);
    END;
    END$$
Você declarou uma variável, não a usou para receber nenhum valor e, quando fez o insert usou a variável vazia. 2º Ao fazer uma trigger assim você corre o risco de criar uma inconsistencia de dados na tabela pais_empresas, pois ela só estará recebendo dados da tabela pais. 3º Este é menos grave mas não mais importante que os outros. Um CPF pode ser uma chave única mas não deve ser nunca a chave primária. Chaves primárias são feitas única e exclusivamente para ligar uma tabela a outra. Normalmente eu evito - esta é uma prática minha - colocar mais mais de um atributo (campo) como chave primária em uma tabela. Vendo o código da segunda trigger que você mostrou
DELIMITER $$

FOR EACH ROW 
    BEGIN
     IF (pais_cpf_cnpj is not null) THEN
        INSERT INTO pais_empresas set pais_cpf_cnpj = pais_cpf_cnpj;
         END IF;
    END$$
Os seguintes erros foram cometidos: 1º O comando insert está errado. ele não usa o SET nem o sinal de igual. Veja a documentação do MySQL para saber como é o comando http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=478131 Já que você insiste em colocar seu código para alimentação da tabela pais_empresas em uma trigger vou escrever uma rotina abaixo para que você possa ter uma idéia. Supondo que anteriormente você fez a instrução de inserção de empresa e que a chave primária da tabela empresa é IDEMPRESA e que IDEMPRESA é INTEGER NOT NULL AUTO_INCREMENT Supondo que o atributo que representa a empresa na tabela pais_empresas também se chama IDEMPRESA, então teremos:
DELIMITER $$;
    FOR EACH ROW 
    BEGIN
         DECLARE vIDEMPRESA INTEGER NOT NULL DEFAULT 0;
         SET vIDEMPRESA = (SELECT MAX(IDEMPRESA) FROM EMPRESA); /*Pega o ultimo registro inserido na tabela empresa*/
         INSERT INTO pais_empresas(IDEMPRESA, pais_cpf_cnpj)
         VALUES(vIDEMPRESA, NEW.pais_cpf_cnpj); /* o NEW na frente do atributo pais_cpf_cnpj, diz ao trigger para pegar o valor que ele acabou de inserir para este atributo na tabela pais*/
    END$$
DELIMITER;$$

Faça a modificação necessária para atender sua necessidade e reporte se tiver mais dúvidas.

Não deixe de ler o Manual do MySQL. É muito importante como referência. Eu o uso sempre.

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...