Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

VB.net + Banco de Dados Access


Henrique1265

Pergunta

Desenvolvi um software, ele está praticamente completo.

Não houve a necessidade de usar um banco de dados, fiz tudo usando as variaveis.Porém surgiu aquele questionamento: "E se o programa travar?". Tenho que adaptar um BD para registrar o total de vendas de determinados produtos naquele evento.

Não sei mecher com banco de dados, e nem associa-los ao VB.net; por isso existe a necessidade de algo bem explicado.

alguém poderia me ajudar? Estou programando no Vb 2008 Express... Tenho aqui o Microsoft Access 2007. Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Não entendi bem sua dúvida Henrique. Seu programa efetua cálculos e mostra ao usuário, sem necessidade de salvar no banco?

Se for assim ou similar, existem algumas formas de resolver. Você pode gravar esses valores num arquivo XML, por exemplo e, quando abrir no software, verificar se esses valores estão preenchidos.

Exemplo do algoritmo:

1) Ao executar seu cálculo, armazenar na variável e também escrever a tag XML contendo o valor da mesma;

2) Em caso de sucesso (ou seja, o programa não falhou/travou), limpa esse arquivo XML (as tags);

3) Em caso de erro, o arquivo estará escrito até o último passo que foi executado;

4) Assim, ao abrir o aplicativo, deve-se testar primeiramente se esse arquivo XML contém alguma informação. Se conter (caso de erro), carregue as variáveis de acordo com os valores das tags XML e execute o último passo, que você pode gravar também no arquivo XML. Exemplo: se você executou um cálculo de juros composto por último, antes de travar. É interessante, ao entrar no método que faz esse cálculo, já ser inserido no XML o valor "Cálculo de Juros". Assim, facilita de você já saber onde deve continuar quando o usuário reabrir o aplicativo.

Vamos discutindo o assunto, explique melhor o que é seu aplicativo. Se interessar a idéia, pesquisa sobre arquivos XML (caso não conheça), estude sobre como percorrer um nó, pegar seus valores.

Se tiver alguma dúvida, basta perguntar :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara que ideia fantastica! Aqui no forum tem uns tutoriais de XML?

Você entendeu bem o que quero, não quero perder os valores caso trave o programa, só isso...

Agora uma outra dúvida aproveitando de todo seu conhecimento:

Tipo, o programa é para gerenciar a venda de bebidas e doses de festas, ele é utilizado na festa para emitir fichar para poder retirar a bebida. A cada produto comprado ele deve imprimir uma ficha(ticket) para o produto selecionado.Ex: Comprado: 2 Refrigerantes

Primeiro Ticket:

-----------------------------------------------

VALE UM REFRIGERANTE

-----------------------------------------------

Segundo Ticket:

-----------------------------------------------

VALE UM REFRIGERANTE

-----------------------------------------------

Como eu poderia fazer para imprimir isso? aonde meu programa poderia pegar essas informações? Pensei em criar Forms, e por para imprimir determinada form x quantidade de produto comprada... Tem alguma outra maneira?

Não sei se fui claro qualquer coisa só perguntar.. ^^

Muito obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Henrique, dá pra você criar um modelo de impressão. Se você tiver um ticket padrão, mudando apenas o valor (refrigerante, água, cerveja...) aí fica fácil.

O exemplo deste link: http://www.macoratti.net/vbn_prn2.htm contém o uso de Crystal Reports para facilitar a impressão. No caso, ele usa um ReportViewer para mostrar para o usuário o relatório. Dependendo como for, você pode usar esse mesmo objeto, mas sem a necessidade de mostrá-lo ao usuário (Visible = False), fazendo todo o esquema para impressão apenas para que o usuário final tenha o ticket impresso.

Sobre XML, temos esse fórum: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showforum=6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...