Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Dúvida: Desenvolvimento de Rotina para manipular XLS


Marcos Friol

Pergunta

Olá Pessoal, estou começando a programar com Delphi e preciso desenvolver uma rotina que a partir de selecionado um arquivo XLS (Excel 97-2003), e selecionadas 2 colunas de critério, gere vários arquivos XLS separados por estes critérios, inclusive dando nome ao arquivo de acordo com estas colunas.

Para ser mais claro, segue um exemplo:

Supondo que já exista um arquivo (ArquivoMatriz.XLS), com as colunas (Coluna 1 : Região), (Coluna 2 : Vendedor), Coluna 3....

Região | Vendedor | Valor | Qtde |...etc

Norte | José | 100,00 | 20 |...etc

Sul | Maria | 50,00 | 10 |...etc

Sul | João | 200,00 | 30 |...etc

A Rotina, leria estes dados do arquivo XLS e salvaria arquivos XLS separados assim: criando diretórios com a primeira coluna e arquivos com a segunda:

C:\Norte\José.xls com seus respectivos dados

C:\Sul\Maria.xls com seus respectivos dados

C:\Sul\João.xls com seus respectivos dados

Ou seja, o delphi lê o arquivo matriz, joga as colunas em 2 combos para que eu escolha com quais os dois critérios quero trabalhar e após isso um botão exportaria estes dados em arquivos separados da forma descrita acima.

Alguém poderia me ajudar? Procurei por toda parte mas não consegui nada parecido na NET, e não tenho ideia por onde começar.

Agradeço muito.

Editado por Marcos Friol
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

primeiro trate o arquivo ArquivoMatriz.XLS como um arquivo texto

depois faça a leitura ( por linha )

depois separe o texto por colunas delimitadas

jogue o conteudo em um memo... encontrando itens diferentes nas 1ª e 2ª colunas, então voce salva o conteudo do memo

C:\Norte\José.xls com seus respectivos dados

C:\Sul\Maria.xls com seus respectivos dados

C:\Sul\João.xls com seus respectivos dados

para um exemplo mais apropriado, coloque alguns registros ( pelo menos uns 10 ) do XLS extamente como aparecem no arquivo

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
primeiro trate o arquivo ArquivoMatriz.XLS como um arquivo texto

depois faça a leitura ( por linha )

depois separe o texto por colunas delimitadas

jogue o conteudo em um memo... encontrando itens diferentes nas 1ª e 2ª colunas, então voce salva o conteudo do memo

C:\Norte\José.xls com seus respectivos dados

C:\Sul\Maria.xls com seus respectivos dados

C:\Sul\João.xls com seus respectivos dados

para um exemplo mais apropriado, coloque alguns registros ( pelo menos uns 10 ) do XLS extamente como aparecem no arquivo

abraço

Muito obrigado pela resposta Jhonas, consegui desenvolver o sistema importando o XLS via ADO e após isso ficou mais fácil manipular o arquivo e gravar em arquivos XLS separados.

Obrigado por dispor de seu tempo e atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...