Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Parametros Master/Datail ClientDataSet

coisvaes

Question

Tenho 2 Tabelas, conforme abaixo:

Tabela VENDAS (Master)

PedidoID

CommandText - 'select * from VENDAS'

tabela VENDAITEM (Detail)

PedidoID

ProdutoID

CommandText - 'select * from VENDAITEM where PedidoID = :PedidoID and ProdutoID = :ProdutoID'

Estou ligando o Detail ao Master através de um DataSource e do DataSetField, do ClientDataSet.

Supondo que eu precise selecionar somente o ProdutoID igual a 10. O valor do parametro :ProdutoID seria enviado a partir do click de um botão, mais ou menos assim:

sdsVendaItem.Open;

sdsVendaItem.Params.ParamByName('PRODUTOID').Value := 10;

sdsVendaItem.Open;

O problema é que o campo PRODUTOID existe na tabela VENDAITEM mas NÃO EXISTE na tabela VENDAS e, quando tento carregar os campos em sdsVendas, sou informado que o campo PRODUTOID não existe.

Para resolver isso estou usando: cdsVendaItem.Filter := 'PRODUTOID ='+10;

Entretanto, preciso resolver isto na instrução SQL porque a tabela ITEMVENDA tem mais de 1 milhão de registros.

Se eu fizer "SELECT * FROM VENDAITEM WHERE VENDAID = :VENDAID AND PRODUTOID = 10" não dá erro, mas, preciso usar o paramentro, pois, é o usuário quem vai escolher o produto.

Edited by coisvaes

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Olá, tenta assim:

SELECT * FROM VENDAITEM

WHERE (:PRODUTOID IS NULL OR PRODUTOID = :PRODUTOID)

AND VENDAID = :VENDAID

quando tiver que trazer todos os itens , utilize:

sdsVendaItem.Open;

sdsVendaItem.Params.ParamByName('PRODUTOID').Value := null;

sdsVendaItem.Open;

e quando escolher o item:

sdsVendaItem.Open;

sdsVendaItem.Params.ParamByName('PRODUTOID').Value := 10;

sdsVendaItem.Open;

Abs. Progr'amador

• 0

Obrigado, Progr'amador. Valeu!

O problema é que o campo PRODUTOID não existe na tabela VENDAS e quando tento carregar os campos em cdsVendas, dá erro por não existir o campo.

Para fazer o relacionamento Master/Detail, de uma forma, digamos, "padrão", a instrução SQL seria assim:

sdsVendas - select * from vendas e

sdsItemVenda - select * from itemvenda where vendaid = :vendaid

Só para lembrar, no relacionamento Master/Detail (com DataSetField) o nome do parametro, na tabela Detail, tem que ser, obrigatoriamente, igual ao nome do campo chave primaria na tabela Master.

Observou o problema? Em "select * from itemvenda where vendaid = :vendaid", o nome do parametro é igual ao nome do campo chave primaria na tabela master, ou seja, :VENDAID. Mas, seu eu fizer "select * from itemvenda where vendaid = :vendaid and produtoid = :produtoid", PRODUTOID não existe na tabela Master, e dá erro quando tento carregar os campos em ClientDataSetVendas, mesmo que eu informe que o parametro :PRODUTOID é NULL.

Edited by coisvaes