Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Verificar se o usuario já existe


Paulo Junior

Pergunta

Gente eu estou urgentemente saber disso:

Fis pelo o Visual studio um sistema de cadastro e login mas tem um problema, se eu já cadastrei um usuario e tentam cadastrar um outro com o mesmo nome o sistema não informa que esse nome ou usuario já existe!

Por exemplo: Vou cadastrar o Login: Paulojunior, e a senha é:1234, se eu for no sistema e colocar o login:Paulojunior de novo ...o sistema cadastra mesmo assim! E eu quero que o sistema acuse mostrando uma mensagem "O usuario já existe, por favor tente novamente!"

Tem como voces me judarem preciso muito resolver isso o mais rapido possivel!!!

Abraços e valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Paulo, o correto é você montar dois passos:

1) Montar uma chave composta na sua tabela de usuários, colocando a ID e o Login como chave (o banco não irá permitir inserir Logins repetidos);

2) Quando o usuário clicar em Cadastrar, você deve fazer uma verificação:

Monte um SELECT na tabela de usuários usando como condição (WHERE LOGON = '" + TextBoxLogin.Text + "'"). Se tiver algum retorno, informa ao usuário via MessageBox que o login já está em uso. Caso contrário, libera para cadastramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Paulo, o correto é você montar dois passos:

1) Montar uma chave composta na sua tabela de usuários, colocando a ID e o Login como chave (o banco não irá permitir inserir Logins repetidos);

2) Quando o usuário clicar em Cadastrar, você deve fazer uma verificação:

Monte um SELECT na tabela de usuários usando como condição (WHERE LOGON = '" + TextBoxLogin.Text + "'"). Se tiver algum retorno, informa ao usuário via MessageBox que o login já está em uso. Caso contrário, libera para cadastramento.

Mas cara qual a programaçao que você usou para fazer isso porque no visual studio eu estou usando asp.net na programaçao em Vb...qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A chave composta é montada no seu gerenciador de banco de dados.

A verificação de login pode ser feita em qualquer linguagem. Basta aplicar a idéia :) Segue um exemplo simples abaixo:

Private Function VerificaLoginExistente() As Boolean
    Dim stringSQL As String
    Dim intIDUsuario As Integer
    Dim conConexao As New SqlConnection(stringConexao)
    Dim cmdComand As New SqlCommand(conConexao)

    stringSQL = "SELECT usuarioID FROM usuarios WHERE login = '" + txtLogin.Text + "'"
    
    conConexao.Open()
    cmdComand.CommandType = CommandType.Text
    cmdComand.CommandText = stringSQL
    
    intIDUsuario = cmdCommand.ExecuteScalar()

    If intIDUsuario = 0 Then
        Return False
    Else
        Return True
    End If
End Sub

Ai basta chamar uma function semelhante a esta antes do insert no banco. Se o retorno dessa function for True, já existe um usuário cadastrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
A chave composta é montada no seu gerenciador de banco de dados.

A verificação de login pode ser feita em qualquer linguagem. Basta aplicar a idéia :) Segue um exemplo simples abaixo:

Private Function VerificaLoginExistente() As Boolean
    Dim stringSQL As String
    Dim intIDUsuario As Integer
    Dim conConexao As New SqlConnection(stringConexao)
    Dim cmdComand As New SqlCommand(conConexao)

    stringSQL = "SELECT usuarioID FROM usuarios WHERE login = '" + txtLogin.Text + "'"
    
    conConexao.Open()
    cmdComand.CommandType = CommandType.Text
    cmdComand.CommandText = stringSQL
    
    intIDUsuario = cmdCommand.ExecuteScalar()

    If intIDUsuario = 0 Then
        Return False
    Else
        Return True
    End If
End Sub

Ai basta chamar uma function semelhante a esta antes do insert no banco. Se o retorno dessa function for True, já existe um usuário cadastrado.

valeu mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...