Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Gerar nº aleatório


Derli Junior

Pergunta

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Poxa, cara... Eu fiz isso e não meu compilador não gerava os numeros, mas acho mais interessante que há todo instante os numeros alterem, não importa se você esteja trabalhando num vetor ou não, bem... Quando eu executava o seu código, eu tinha a seguinte saída:

H:\LP\C>gcc teste.c

H:\LP\C>a

5

11

10

4

5

4

6

6

10

8

H:\LP\C>

Isso sempre acontecia.

Para resolver, eu acrescentei o seguinte código.

srand ( time(NULL) );

Achei que assim atendia mais o que eu pretendia fazer, mas de qualquer forma muito obrigado pela prontidão.

serve isso?...fiz a geração de 10 números..você pode testar mais.

main (void){
     int i=0;
     do
         {
            printf("\n %d \n",rand()%12);
            i++;
          }
     while (i<10);
     system("pause");
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Olá,

Gostaria que alguém postasse uma função para geração de números aleatórios de 0 até 12.

Att.

Para gerar números aleatórios, precisará da biblioteca stdlib e, para serem melhor sorteados usando o relógio, precisará da biblioteca time.

# include <stdlib.h>
# include <time.h>
No início da função "main", faça:
srand(time(0));

Isso fará com que a cada segundo do tempo do relógio em que o programa abre os números sorteados sejam diferentes. A função time retorna um número que equivale à data, hora, minuto e segundo do relógio, aumentando assim o número a cada segundo. O srand(/*seed*/) define o início de uma série randomizada.

Para finalizar, você pode retornar um inteiro (0~32767 em alguns compiladores, em outros pode sortear mais números) usando a função rand().

Se fizer "rand()%13", ele resultará num número aleatório de 0 a 12.

Repare, "rand()%n" sorteia um entre "n" números consecutivos iniciados em 0, ou seja, "0, 1, 2, ..., n-2, n-1", portanto não se sorteia 0~12 com rand()%12 mas rand()%13.

Caso tenha curiosidade de saber, o método de sorteio do rand() é o Gerador de Sequências Lineares Congluenciais. Creio que isso tenha lhe dado alguns detalhes a mais, mesmo repetindo outros.

Falou!!!

Editado por RHER
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...