Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Programa de Cadastro Simples

The Black Jack

Question

Olá amigos, Bom dia!

Sou novo aqui no forum e já chego com alguns problemas, bem vou ser sincero, realmente a

área de programação não é meu forte, e não é bem isso que eu pretendo seguir, estou mais fazendo pela minha mãe que está doente e "achava" que eu gostaria desse curso, infelizmente faltei alguns dias devido ao meu trabalho e perdi algumas aulas e agora o professor quer que eu crie um programa que cadastre produtos e clientes (E ele não quer saber como ou se eu faltei =X), e que some os valores dos produtos adquiridos por clientes num periodo, bem o banco eu já fiz, a parte grafica no delphi também (Eu sei que é simples), porém agora vem minhas perguntas....

1- Que comando eu utilizo para somar os valores dos produtos de clientes em um certo periodo (Ex: Eu quero saber quanto João gastou no mês tal, escrevo o mês e o ano que eu quero, o programa lista os produtos que João comprou naquele mês/ano e mostre o valor dos produtos somados dessa data...)

2- Que comando eu utilizo para inserir/deletar/editar dados no MySQL pelo Delphi? (Ex: Insiro os dados no programa, depois clico no botão Gravar ele escreve aqueles dados no BD, ou procuro por um cliente/produto numa DBEdit, aparece ele num DBGrid aí posso edita-lo ou deleta-lo... Um DBNavigator resolveria?)

Alias estou usando Delphi+MySQL, me desculper por esse enorme texto e por incomodar, é que realmente está dificil para mim, mas vou tentar levar isso até o final, pelo menos aprender um pouco...Obrigado pessoal!

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0

exemplos prontos e videos

No link abaixo voce vai encontrar varios programas de cadastro com fontes

http://www.edudelphipage.com.br/programas_...php?categoria=2

----------------------------------------------------------------------

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/500/...phi_e_interbase

http://www.google.com.br/search?q=cadastro...ved=0CCYQqwQwBg

http://www.facunte.com.br/livros/dw7/livro..._capitulo_7.pdf

OBS: Tem um exemplo utilizando Interbase, o principio é o mesmo bastanto substituir o banco de dados para MYSQL

abraço

• 0

Nossa amigo você salvou minha vida... Muito obrigado mesmo! Valeu por tudo e desculpa te incomodar...

Olá amigo,

Desculpe mais uma vez te encher o saco mas eu queria tirar duas duvidas, primeira, fiz aquilo que você disse no tópico que crei sobre um programa simples de cadastros (http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=163645&st=0&gopid=636396&#entry636396) , porém o comando só me retorna valores NULL...Exemplo :

select sum(preço) as valor_total from produtos when data_prod between '01/01/2011' and '01/30/2011';
valor_total NULL enfim, ele não esta somando os valores do campo preço... Segunda, Vou usar dois DataTimePicker para o cliente selecionar a data de inicio e a data final... Algo mais ou menos assim...
var
D1, D2 : TDateTime;
Total : Double;
begin
D1 := DateTimePicker1.Date;
D2 := DateTimePicker2.Date;
QueryAquisicao.Close;
QueryAquisicao.SQL.Text := 'SELECT SUM(preço) AS :Total FROM aquisicao WHERE data BETWEEN D1 AND D2';
QueryAquisicao.Open;

estou fazendo algo de errado?? Me desculpe te incomodar mesmo, é que iniciei a pouco tempo e não sei praticamente nada, se puder me dar uns conselhos agradeço!! Valeu!

• 0

a maneira correta:

var
Total : real;
begin
   QueryAquisicao.Active := FALSE;
   QueryAquisicao.SQL.Clear;
   QueryAquisicao.SQL.Append('SELECT SUM( preço ) AS TOTAL FROM aquisicao '+
                                             'WHERE  DATA BETWEEN :D1 AND :D2');
   QueryAquisicao.Params[0].AsDate := DateTimePicker1.Date;
   QueryAquisicao.Params[1].AsDate := DateTimePicker2.Date;
   QueryAquisicao.Active := TRUE;
end;

abraço

• 0

outra maneira:

var
  D1, D2 : TDateTime;
  Total : Double;
begin
  D1 := DateTimePicker1.Date;
  D2 := DateTimePicker2.Date;
  QueryAquisicao.Active := FALSE;
  QueryAquisicao.SQL.Clear;
  QueryAquisicao.SQL.Append('SELECT SUM(preço) as Total FROM aquisicao WHERE data BETWEEN '+''''+D1+''''+' AND '+''''+D2+'''';
  QueryAquisicao.Active := TRUE;
end;

OBS: veja que dessa maneira voce precisa colocar aspas simples entre as datas, para que não dê erro na sentença sql

abraço