BACHEGA Postado Outubro 2, 2011 Denunciar Share Postado Outubro 2, 2011 1º Elabore uma função que abra um arquivo texto: "texto1.txt" e retorne com a quantidade de vogais que o texto possui.Estou tentando mais ou menos assim, mas esta saindo errado:int main() { FILE *vogal; int size; vogal = fopen("c:letras.txt","w"); size=strlen(vogal); printf("A quantidade de letras e de: %d", size); getch(); }alguém pode me ajudar? Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bruce845 Postado Outubro 5, 2011 Denunciar Share Postado Outubro 5, 2011 (editado) 1º Elabore uma função que abra um arquivo texto: "texto1.txt" e retorne com a quantidade de vogais que o texto possui.Estou tentando mais ou menos assim, mas esta saindo errado:int main(){ FILE *vogal; int size; vogal = fopen("c:letras.txt","w"); size=strlen(vogal); printf("A quantidade de letras e de: %d", size); getch();}alguém pode me ajudar? Obrigado.Amigo, não entendi... O testo possui apenas vogais ou possui consoantes misturadas?Se houver consoantes misturadas, faça um "for" (repetição).Vá puxando caracter por caracter com fgetc e compare com o caracter puxado.int main() { FILE *vogal; char letra; int contador,numeroVogais=0; vogal = fopen("c:letras.txt","w"); if(vogal == NULL) { puts("Arquivo não pode ser aberto!"); getch(); return 1; } for(contador=1;!feof(vogal);contador++) { fscanf(vogal,"%c",letra); if(strchr("AEIOU",toupper(letra))) /* Use a funcao strchr pra comparar cada letra, toupper torna o caracter maiusculo.*/ { numeroVogais++; } } fclose(vogal); // Não esqueça de fechar o arquivo! printf("O numero de vogais e: %d",numeroVogais); getch(); return 0; }Bem, a função strchr("Caracteres a comparar",string) retorna 0 se o caracter não for igual a nenhuma das vogais.Use a função fgetc para pegar caracter por caracter do texto em questão.Espero ter ajudado! Editado Outubro 7, 2011 por Durub Adicionar tags code [Durub] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
BACHEGA
1º Elabore uma função que abra um arquivo texto: "texto1.txt" e retorne com a quantidade de vogais que o texto possui.
Estou tentando mais ou menos assim, mas esta saindo errado:
alguém pode me ajudar? Obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.