Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Verificar se arquivo é executado no servidor


Rafael Rocha B.

Pergunta

Olá pessoal,

Gostaria de saber como faço para verificar se um arquivo está realmente sendo executado no meu servidor, para impedir que um hacker execute um script de outro servidor.

Dei uma olhada nos livros que tenho e nenhum trata do assunto.

Alguém já fez esse tipo de verificação?

Desde já obrigado pela atenção,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Muito bom o link. Valeu dica Romero.

O artigo tem várias dicas de como tornar uma estrutura segura. Porém, não fala da questão que eu perguntei.

Estou dando manutenção em um sistema muito mal programado, e tem um hacker invadindo e apagando o banco.

Já validações de dados para prevenir o mysql injection, xss, e ativei o safe_mode do PHP para evitar que scripts que não estejam no servidor sejam

executados.

Mesmo com o safe_mode gostaria de verificar se o arquivo está sendo executado no servidor através de código, só pra prevenir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom,

você ta fazendo alguma validação de sessão, ou seja, se o usuário está logado para executar ações no banco?

Existe algum tipo de autenticação?

Uma dica é gravar em log todas as ações executadas no banco de dados, gravando o usuário, data e hora e a sentença executada no banco.

Mas então seu problema é a exlusão indevida de dados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pra você ter noção o banco nem usuários tem. Ainda precisa criá-los de dar as permissões necessárias. Mas pra isso vou precisar alterar todos os arquivos que fazem conexão com o banco, que são mais de 100 ( eu disse que o sistema é muito mal programado, rs ). O cara que fez não teve a brilhante ideia de fazer um única arquivo com as conexões e chamar quando necessário.

Existe autenticação sim. Mas no caso, eu só queria saber mesmo como faço pra verificar se um script está sendo executado no servidor, crio que aumenta a segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Rafael,

Voce pode dar uma olhada no log de acesso.

Dentro da pasta logs do apache

Para você ter uma referencia, o meu diretório é:

D:\AppServ\Apache2.2\logs\access.log

No log existem as informações de quem fez a requisição, data e hora e o script.

Exemplo:

10.10.0.246 - - [06/Oct/2011:08:54:30 -0300] "GET /scd/service.php?classe=GrdBLL&metodo=getAll&_dc=1317901756265&IDLD=721&page=1&start=0&limit=25 HTTP/1.1" 200 1216

Acesse este link para ver a quantidade de opções do log do apache:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux...e_Log_do_Apache

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...