Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Filtro DBGrid - Delphi + Access

mrkcristiano

Question

E ai galera.. beleza?

seguinte... tenho aqui um AdoConnection e um banco do Access, e to tentando fazer com que o dbgrid mostre apenas os registros que o campo ArteMarcial for igual ao item selecionado da ComboBox, to usando um Adodataset, mas ele ta me retornando o erro, por exemplo, se eu selecionar na combo uma arte marcial que não tem nenhum usuário cadastrado nela, ele me retorna "O parametro Boxe não tem o valor padrão".

Se eu colocar uma arte marcial que já possui um ou mais usuários cadastrados ele me retorna "Erro de sintaxe (operador faltando) na expressão de consulta 'Arte Marcial = Muay Thai'

Segue o código do botão 'filtrar':

ADODataSet1.Close;
  ADODataSet1.CommandText := 'SELECT * FROM Alunos WHERE ArteMarcial = '+ComboBox1.Text;
  ADODataSet1.Active := True;
  ADODataSet1.Open;

agradeço desde já!

5 answers to this question

Recommended Posts

• 0
Em 20/11/2011 at 13:48, mrkcristiano disse:

E ai galera.. beleza?

seguinte... tenho aqui um AdoConnection e um banco do Access, e to tentando fazer com que o dbgrid mostre apenas os registros que o campo ArteMarcial for igual ao item selecionado da ComboBox, to usando um Adodataset, mas ele ta me retornando o erro, por exemplo, se eu selecionar na combo uma arte marcial que não tem nenhum usuário cadastrado nela, ele me retorna "O parametro Boxe não tem o valor padrão".

Se eu colocar uma arte marcial que já possui um ou mais usuários cadastrados ele me retorna "Erro de sintaxe (operador faltando) na expressão de consulta 'Arte Marcial = Muay Thai'

Segue o código do botão 'filtrar':

ADODataSet1.Close;
  ADODataSet1.CommandText := 'SELECT * FROM Alunos WHERE ArteMarcial = '+ComboBox1.Text;
  ADODataSet1.Active := True;
  ADODataSet1.Open;

agradeço desde já!

como faz no dbexpress preciso disso tambem 

• 0
  • 0

Eu particularmente gosto de passar os valores por parâmetros, ex:

if (ADOQuery1.Active) then
    ADOQuery1.Close;

ADOQuery1.SQL.Clear;
  ADOQuery1.SQL.Add('SELECT * FROM Tabela WHERE Campo = :ArteMarcial');
  ADOQuery1.Parameters.ParamByName('ArteMarcial').Value := QuotedStr(ComboBox1.Text);
  ADOQuery1.Open;

Acho que o código fica com maior legibilidade.