Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Limitações do SQL SERVER 2008 STANDARD

EMSO.EXE

Question

Pessoal, estou com seguinte problema, tenho um BD no SQL SERVER 2008 STANDARD, já está no limite tenho que melhorar sua performance, pensei em criar filegroups e particionar o BD, porém a versão STANDARD não suporta isso, como posso implementar isso ou aumentar a capacidade do BD? Quais opções/ferramentas esta versão possui para esse fim?

Agradeço

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

Bom dia Emso,

O seu limite está relacionado com a performance, ok? Mas em que ponto deseja "atacar"? Aumento de capacidade de processamento (hardware) ou otimização das rotinas (software)?

Este assunto é bem vasto... rs. A performance em BD é um trabalho contímuo e sem fim....

A princípio para otimização das rotinas (curto prazo):

- Identificar as tabelas mais acessadas.

- Verificar os índices (ou recriá-los caso seja necessário).

- Identificar os processos mais pesados / críticos (consultas com várias tabelas relacionadas, inserções e alterações com tempo de resposta elevado). Poderá utilizar o Trace para fazer este levantamento. Cuidado que é um pouco pesado. Tente identificar horários "mais tranquilos" para análise de acessos em tabelas. Caso seja viável, rodar em horários de picos para identificar possível gargalo / concorrência (com tempo curto).

- Identificado os processos críticos, analisar uma alternativa de otimização: criação ou recriação de indices, expurgo ou historiamento de dados, criação de views.

Médio / longo prazo:

- Verificação da modelagem do BD.

- Alteração nas estruturas.