estou tentando fazer uma consulta em um banco mysql e estou tendo uma dificultado, juntar vários counts,
e o seguinte, tenho um banco de faltas de alunos. o aluno recebe a falta por aula, esta aula esta relacionada a uma disciplina, um professor e turma.
preciso retornar o nome do aluno e a quantidade de falta que ele tem em cada uma das disciplinas (cod_disc_prof_turma)
estou enviando uma imagem, mostrando mais ou menos como são minhas tabelas. abaixo da linha vermelha, é como eu gostaria que a consulta ao banco retornasse...
com esse código eu consegui o subtotal de cada disc_prof_turma, mas, o nome do aluno aparece várias vezes e o total em uma coluna, preciso que apareca apenas uma vez o nome do aluno e varias colunas com o total de falta de cada disc_prof_turma
a maior confusão pode estar na tabela disc_prof_turma, que é uma relação de professores, com turmas e disciplinas
Veja bem, um professor pode dar aulas de duas ou mais disciplinas, para várias turmas ou para uma mesma turma
(por exemplo: professor JOÃO dá aula de ALGORITMOS, BANCO DE DADOS e também de SISTEMAS OPERACIONAIS... ele trabalha com essas disciplinas para alunos das turmas 1, 2, 3, 4, 5... portando, o mesmo professor, tem várias disciplinas e várias turmas)
Dessa maneira, quando o aluno recebe uma falta, essa falta e cadastrada na tabela faltas, que tem a seguinte estrutura. Lembrando que fiz isso, pois cada falta vem devidamente acompanhada da aula, assim, sei exatamente em que dia o aluno faltou e em que aula ele faltou
cod_falta / cod_aluno / cod_aula
1 3 2
o aluno recebeu uma falta em uma aula (aula 2)
essa aula de código 2 está relacionada em outra tabela, a tabela aulas...
a falta então esta computada para o aluno 3. podemos então dizer que o aluno 3, da turma 5, tem 1 falta com o professor 1, na disciplina 3, que ele recebeu na aula 2, que aconteceu no dia 15/2/2012
quanto ao relacionamento, eles so existem na hora da consulta, não sei fazer no phpmyadmin o que eu fazia por exemplo no access... la eu relacionava as tabelas e uma ficava ligada a outra por esse relacionamento.
aqui, o relacionamento existe apenas 'na minha cabeça' e junto essas tabelas no select.
veja um que conseguia agora de manha, so acho que ficará muito extenso, pois se uma turma tiver por exemplo 10 disciplinas, terei que repetir o trecho do código 10 vezes...
desde já agradeço pela sua ajuda
SELECT a.cod_aluno, a.aluno, ttt. * , zzzz1.tt_disc_1, zzzz2.tt_disc_2,zzzz1.cod_aluno
FROM tb_alunos a
LEFT JOIN (
SELECT t.cod_aluno, COUNT( t.cod_falta )
FROM tb_faltas t
GROUP BY cod_aluno
) AS ttt ON a.cod_aluno = ttt.cod_aluno
LEFT JOIN (
SELECT COUNT( zzz1.cod_falta ) AS tt_disc_1, zzz1.cod_aula, zzz1.cod_aluno, c.cod_disc_prof_turma
FROM tb_faltas zzz1
INNER JOIN tb_aulas c ON zzz1.cod_aula = c.cod_aula
where c.cod_disc_prof_turma=11
GROUP BY zzz1.cod_aluno, c.cod_disc_prof_turma
) AS zzzz1 ON a.cod_aluno = zzzz1.cod_aluno
LEFT JOIN (
SELECT COUNT( zzz2.cod_falta ) AS tt_disc_2, zzz2.cod_aula, zzz2.cod_aluno, c.cod_disc_prof_turma
FROM tb_faltas zzz2
INNER JOIN tb_aulas c ON zzz2.cod_aula = c.cod_aula
where c.cod_disc_prof_turma=3
GROUP BY zzz2.cod_aluno, c.cod_disc_prof_turma
) AS zzzz2 ON a.cod_aluno = zzzz2.cod_aluno
WHERE a.cod_turma =2
GROUP BY a.cod_aluno
ORDER BY a.aluno
LIMIT 0 , 100
Question
degui
Ola pessoal,
estou tentando fazer uma consulta em um banco mysql e estou tendo uma dificultado, juntar vários counts,
e o seguinte, tenho um banco de faltas de alunos. o aluno recebe a falta por aula, esta aula esta relacionada a uma disciplina, um professor e turma.
preciso retornar o nome do aluno e a quantidade de falta que ele tem em cada uma das disciplinas (cod_disc_prof_turma)
estou enviando uma imagem, mostrando mais ou menos como são minhas tabelas. abaixo da linha vermelha, é como eu gostaria que a consulta ao banco retornasse...
com esse código eu consegui o subtotal de cada disc_prof_turma, mas, o nome do aluno aparece várias vezes e o total em uma coluna, preciso que apareca apenas uma vez o nome do aluno e varias colunas com o total de falta de cada disc_prof_turma
a maior confusão pode estar na tabela disc_prof_turma, que é uma relação de professores, com turmas e disciplinas
Veja bem, um professor pode dar aulas de duas ou mais disciplinas, para várias turmas ou para uma mesma turma
(por exemplo: professor JOÃO dá aula de ALGORITMOS, BANCO DE DADOS e também de SISTEMAS OPERACIONAIS... ele trabalha com essas disciplinas para alunos das turmas 1, 2, 3, 4, 5... portando, o mesmo professor, tem várias disciplinas e várias turmas)
Dessa maneira, quando o aluno recebe uma falta, essa falta e cadastrada na tabela faltas, que tem a seguinte estrutura. Lembrando que fiz isso, pois cada falta vem devidamente acompanhada da aula, assim, sei exatamente em que dia o aluno faltou e em que aula ele faltou
o aluno recebeu uma falta em uma aula (aula 2) essa aula de código 2 está relacionada em outra tabela, a tabela aulas... o cod_disc_prof_turma indica qual o professor, a disciplina e a turma daquela aula... que por sua vez estãoo relacionados da seguinte maneira a falta então esta computada para o aluno 3. podemos então dizer que o aluno 3, da turma 5, tem 1 falta com o professor 1, na disciplina 3, que ele recebeu na aula 2, que aconteceu no dia 15/2/2012 quanto ao relacionamento, eles so existem na hora da consulta, não sei fazer no phpmyadmin o que eu fazia por exemplo no access... la eu relacionava as tabelas e uma ficava ligada a outra por esse relacionamento. aqui, o relacionamento existe apenas 'na minha cabeça' e junto essas tabelas no select. veja um que conseguia agora de manha, so acho que ficará muito extenso, pois se uma turma tiver por exemplo 10 disciplinas, terei que repetir o trecho do código 10 vezes... desde já agradeço pela sua ajuda Edited by deguiLink to comment
10 answers to this question
Recommended Posts