Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Insert data + dias = datasomada

Ricardo Alves Soares

Question

Bom dia colegas,

Estou começando agora com o MySQl e estou tentando fazer um função na qual ainda não consegui achar.

Tenho uma tabela chamada clientes.

Nela contem os campos, 'ID', 'NOME', 'EMAIL', 'DATAINICIO', 'DIAS', 'DATAFIM'

As informações vem via formulario php, não estou conseguindo fazer a inserção com a soma da DATAINICIO+DIAS atualizando o data fim.

exemplo

01, RICARDO SOARES, amaruska@ggg.com, 03/03/2012, 60, 03/05/2012

Agradeço desde já a ajuda.

Edited by Ricardo Alves Soares

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Trabalhar com datas já formatadas sempre é um problema, porque em muitos casos é necessário criar uma função que manipule as strings para fazer o cálculo da data. Recomendo que pesquise por timestamp, é incrivelmente fácil de trabalhar com isso.

Mas isso irá solucionar seu problema...

date('d/m/Y', strtotime('+60 days', strtotime(str_replace('/', '-', '03/03/2012'))))
Basicamente, troca as barras por traços, para que o formato dd/mm/YYYY (europeu) seja reconhecido (ao usar barras, o formato mm/dd/YYYY é reconhecido, é o formato americano), pega o timestamp de 03/03/2012 acrescenta à este timestamp o timestamp que equivale a 60 dias. A expressão irá retornar um timestamp, que será utilizado pela função date() para gerar uma string de data no formato d/m/Y. A consulta seria algo assim:
mysql_query('insert into `clientes` (nome, email, datainicio, dias, datafim) values
                  ( "'. $nome .'", "'. $email .'", "'. $datainicio .'", "'. $dias .'", "'. date('d/m/Y', strtotime('+'. $dias .' days', strtotime(str_replace('/', '-', $datainicio)))) .'")');

Edited by mJi