Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Selecionar vendas por ano e mês


joiresende

Pergunta

Olá a todos.

Este é o meu primeiro post, e desde de já agradeço a ajuda de todos. Tenho um simples controle de vendas e preciso saber o que cada vendedor vende mensalmente e o ano. Ou seja preciso selecionar o ano depois o mes das vendas.

Tenho a seguinte consulta SQL.

SELECT

MONTHNAME(Datavenda) AS Mes,

COUNT(*) AS vendas,

Funcionario,

Datavenda,

Vendas AS VendaMensal

FROM vendas

GROUP BY Funcionario

ORDER BY plano DESC

Se eu utilizar desda maneira vou ver todas as vendas de todos os meses..

Se eu acrecento a linha "WHERE (MONTH(Datavenda) = 12)" eu vejo as vendas do mês Dezembro sem especificar o ano.

Se eu trocar esta linha por "WHERE (year(Datavenda) = 2012) eu vejo todas as vendas do ano de 2012.

Se eu trocar as linhas acima por "WHERE (month(Datavenda) =month(now()))"eu vejo a data do mês atual sem especificar o ano.

O que eu estou precisando é de uma maneira, que quando o usuário abrir a pagina vem o mes atual e o corrente ano e ele tem a opção de escolher o ano e mes das vendas.

Obrigado e bom feriado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oi joiresende,

Este tipo de pesquisa funciona melhor se você tiver tabelas desnormalizadas ou uma tabela de datas que seria usada com join para a atabela principal.

Em seu caso a simples desnormalização da tabela, acrescentando um campo para ano e outro para mes, seria sufuciente para evitar TABLE SCAN (TABLE SCAN = uma busca completa na tabela, que deixaria de usar os indices e tornaria a busca demorada).

A forma como você está propondo em seu primeiro post SEMPRE se tornará um TABLE SCAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...