Maitai Vi$ion Postado Maio 28, 2012 Denunciar Share Postado Maio 28, 2012 (editado) Salve, salve galera...Eu sei q aqui é destinado a ajudar no aprendizado, mas eu não gosto de programar e mesmo assim preciso fazer as matérias q estão na grade de rede de computadores. E estou perdido para fazer um programa em pascal. Alguém poderia me ajudar?http://imageshack.us/photo/my-images/152/trabalhof.jpg Editado Maio 28, 2012 por Maitai Vi$ion Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Maio 28, 2012 Denunciar Share Postado Maio 28, 2012 um exemplo que se encaixa no seu trabalhohttp://www.lsd.ic.unicamp.br/projetos/e-la...scal/aula7.htmlabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Maitai Vi$ion Postado Maio 28, 2012 Autor Denunciar Share Postado Maio 28, 2012 muito obrigado.Eu havia procurado bastante no google e não tinha encontrado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Maitai Vi$ion Postado Junho 3, 2012 Autor Denunciar Share Postado Junho 3, 2012 (editado) Olá galera,Eu gostaria de ajuda no trabalho, mas preferi usar o mesmo tópico para não ficar poluindo o fórum.Vamos lá. Consegui construir só o inicio do código e da forma q eu imaginei, com alguma dificuldade, mas consegui. Como podem ver eu declarei a variável soma q imagino q ali seja a matriz q irá somar o valor dos produtos (na variável produto será onde irá cadastrar o preço), mas não consegui progredir. Alguém teria uma solução para mim?Confesso q eu no inicio qria logo o código pronto, mas vou ver se aprendo algo sobre programação mesmo sem curtir. Dsd já agradeço a ajuda.Program estrutura; Var mercado: array [1..5]of string; produto: array [1..10] of real; soma: array [1..5,1..10] of real; i,j: integer; Begin for i:= 1 to 5 do begin writeln('Digite o nome do mercado',i); readln(mercado ); for j:= 1 to 10 do begin writeln('Digite o valor do produto',j); Readln(produto [j]); end; end; End.---EDITADO---A cada linha de código sinto q estou mais longe de entender isso. rsOlha q me disseram q pascal é só para nivelamento e dps q ensinam linguagem de vdd... putz.Vejam o q mexi agora. Nem preciso dizer q tá dando errado. rs... O de cima pelo menos roda.Program estrutura; Var mercado: array [1..5]of string; produto: array [1..5,1..10] of real; soma: array [1..10] of real; total: real; i,j,l: integer; Begin for i:= 1 to 5 do begin writeln('Digite o nome do mercado',i); readln(mercado ); for j:= 1 to 10 do begin writeln('Digite o valor do produto',j); Readln(produto[j][l]); end; end; for j:=1 to 5 do begin soma:=0; total:9999; for l:=1 to 10 do begin soma:=soma+produto[j][l] end; if total>soma then total:=soma; end; End. Editado Junho 3, 2012 por Maitai Vi$ion Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Junho 3, 2012 Denunciar Share Postado Junho 3, 2012 melhor começar do zero para voce entenderveja o exemploprogram vet_soma; {$APPTYPE CONSOLE} uses SysUtils; var v: array [1..5] of integer; soma,cont:integer; Begin soma:=0; writeln('digite os 5 valores'); for cont:=1 to 5 do readln(v[cont]); for cont:=1 to 5 do begin soma:=soma + v[cont]; writeln('Soma=',soma); sleep(2000); end; end.nesse exemplo voce vai digitar 5 numeros e coloca-los em uma matriz unidimensional de 5 elementosentão voce digita 12345então na matriz ficará :v[1] := 1v[2] := 2v[3] := 3v[4] := 4v[5] := 5na etapa seguinte será feita a soma desses valores ( ou seja de cada indice da matriz )soma:=soma + v[cont];que seria soma := soma + v[1]; // 1soma := soma + v[2]; // 1 + 2 = 3soma := soma + v[3]; // 3 + 3 = 6soma := soma + v[4]; // 6 + 4 = 10soma := soma + v[5]; // 10 + 5 = 15o comando sleep(2000); vai manter o resultado de cada soma na tela durante 2 segundosOBS: Voce tem que entender o basico para poder avançar veja que no seu código soma é um array e depois voce trata soma como um inteirosoma: array [1..10] of real;soma:=soma+produto[j][l] // aqui da erro de tipos incompativeis ( array com integer )se soma é um array voce tem que colocar o tipo arraysoma[j]:= soma[j] + produto[j][l];abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Maitai Vi$ion Postado Junho 5, 2012 Autor Denunciar Share Postado Junho 5, 2012 muito obrigado pela ajuda.Eu acabei de chegar e como tenho q acordar as 4h, vou tentar fazer amanha e dps passo o resultado. Mas eu li o q você postou e acho q entendi.Amanha vou na pratica para ver se entendi mesmo, mas se não for abusar d+. Tem como tirar uma dúvida de como eu faço a soma de uma matriz tp 3x3 ou 4x4? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Junho 5, 2012 Denunciar Share Postado Junho 5, 2012 para entender como funciona uma soma de matrizes 2 X 2program Project2; {$APPTYPE CONSOLE} uses SysUtils; var mat1: array [1..2] of integer; mat2: array [1..2] of integer; soma, x, y :integer; Begin soma:=0; writeln('digite os 2 valores da matriz 1'); for x:=1 to 2 do readln(mat1[x]); writeln('digite os 2 valores da matriz 2'); for y:=1 to 2 do readln(mat2[y]); for x:=1 to 2 do for y:=1 to 2 do begin soma:= mat1[x] + mat2[y]; writeln('Soma=',soma); sleep(2000); end; end. se voce digitar os valores 1 2 3 4 então teriamos atribuidos as matrizes os valores mat1(1) = 1 mat1(2) = 2 mat2(1) = 3 mat2(2) = 4 efetuando-se a soma teriamos mat1(1) + mat2(1) = 4 // 1 + 3 mat1(1) + mat2(2) = 5 // 1 + 4 mat1(2) + mat2(1) = 5 // 2 + 3 mat1(2) + mat2(2) = 6 // 2 + 4 entretanto veja a diferença com esse program Project2; {$APPTYPE CONSOLE} uses SysUtils; var mat: array [1..2,1..2] of integer; soma, x,y :integer; Begin soma:=0; writeln('digite os valores da matriz'); for x:=1 to 2 do for y := 1 to 2 do readln(mat[x,y]); for x:=1 to 2 do for y:=1 to 2 do begin soma:= soma + mat[x,y]; writeln('Soma=',soma); sleep(2000); end; end. ============================= matriz 3 x 3 var mat1: array [1..3] of integer; mat2: array [1..3] of integer; mat3: array [1..3] of integer; soma, x, y, z :integer; Begin soma:=0; writeln('digite os 3 valores da matriz 1'); for x:=1 to 3 do readln(mat1[x]); writeln('digite os 3 valores da matriz 2'); for y:=1 to 3 do readln(mat2[y]); writeln('digite os 3 valores da matriz 3'); for z:=1 to 3 do readln(mat3[z]); for x:=1 to 3 do for y:=1 to 3 do for z:=1 to 3 do begin soma:= mat1[x] + mat2[y] + mat3[z]; writeln('Soma=',soma); sleep(2000); end; end.veja tambemhttp://www.algosobre.com.br/matematica/mat...minantes-i.htmlhttp://matematiques.sites.uol.com.br/resumao/resumatriz.htmabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Maitai Vi$ion Postado Junho 8, 2012 Autor Denunciar Share Postado Junho 8, 2012 Estou quase lá... Consegui entender td, mas por algum motivo o valor da soma não está saindo corretamente.O resultado tá saindo a metade do valor real. Poderia me dizer o que está errado?PS: Demorei a postar porque estava resolvendo umas pendencias no trampo e nem tive como fazeer as alterações.Program estrutura; Var mercado: array [1..5]of string; produto: array [1..5,1..10] of real; soma: array [1..10] of real; total: real; i,j,l: integer; Begin for i:= 1 to 5 do begin writeln('Digite o nome do mercado',i); readln(mercado ); for j:= 1 to 10 do begin writeln('Digite o valor do produto',j); Readln(produto[j]); end; end; for j:=1 to 5 do begin total:=9999; for l:=1 to 10 do begin soma[j]:=soma[j]+produto[j][l]; if total>soma[j] then total:=soma[j]; end; end; writeln('A cesta básica mais barata é:', total:2:2); End. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Maitai Vi$ion
Salve, salve galera...
Eu sei q aqui é destinado a ajudar no aprendizado, mas eu não gosto de programar e mesmo assim preciso fazer as matérias q estão na grade de rede de computadores. E estou perdido para fazer um programa em pascal. Alguém poderia me ajudar?
http://imageshack.us/photo/my-images/152/trabalhof.jpg
Editado por Maitai Vi$ionLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.