Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Melhor forma de estruturar uma Negociação no Banco de Dados


Marcus Paiano

Pergunta

Pessoal,

Estou estruturando um sistema que, entre outras funcionalidades, a empresa tem a opção de realizar uma negociação de prestações em atraso de seu cliente.

O problema é como encontrar a melhor forma de estruturar isso no meu banco de dados, pois tenho alguns problemas:

Supondo que o cliente tem 12 prestações de 150,00 (mês) com vencimento no dia 05 de cada mês, e ele deixa de pagar as prestações 4, 5 e 6, retorno a pagar a 7 e deseja renegociar as 3 em atraso para pagar em 5 x.

As prestções de 7 a 12 seriam geradas normalmente, e a negociação entraria da seguinte forma:

Pegando o dia da negociação, calculariamos o juros + multa das prestações em atraso, totalizando (exemplo) 510,00, como o cliente deseja dividir em 5 x, dividiriamos este valor por 5, fcando 102,00 por mês, com os vencimentos no mesmo dia da prestação que tem, incorrendo em juros e multo, apenas, se atrasado o pagamento.

O problema vem se ele deixar de pagar as prestações da negociação, suponto que ele pague 2 apenas e o restante atrase tudo. No dia que fiz a negociação, eu congelei os juros futuros, marquei as prestações como negociadas e lancei as novas prestações de negociação, quando ele deixa de pagar a negociação que tenho as dúvidas e não sei a melhor forma de acertar isso no banco.

Voltando ao exemplo:

Ele pagou a prestação de Julho, Agosto (204,00) e 3 próximas venceram (306,00), só que essas prestações eram antigas a soma dela hoje seria maior, pois estariam encorendo em juros ainda, mas por conta da negociação foram congelados, eu devo pegar o que foi pago e abater no valor da prestação negociada e o restante (devido) recontar o juros desde o vencimento da prestação ou do negociação, pois naquele eu teria mais a receber que neste.

Visto que na negociação eu abro mão de receber os juros futuros para que as prestações sejam pagas, não seria correto contar o novo juros apenas a partir do vencimento da negociação.... pois o cliente pode sacar essa jogada e viver de renegociação para não ter juros.

Cara, é tenso explicar escrevendo assim.... mas espero que tenham entendido, ou se não entenderam nada desse rolo, se alguém tiver algo semelhando como estruturou seu banco a lógica dessa sistemática de negociação de presação em atraso.

Valeu, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...