Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0
Sign in to follow this  
Marcio Rodrigo

Perl com x3270 IBM

Question

Pessoal,

Preciso criar um programa para navegar (ler e inserir) em um sistema que roda em Mainframe IBM (x3270 Ansi/NVT). Ele irá simular a interação humana, conecta no host, espera pela tela, insere dados em determinadas posições e enviar para o host, etc.

Se usar Perl com Windows é moleza com o módulo Win32::HostExplorer, o problema é que estou usando Linux em modo texto, nada de ambiente gráfico.

Não achei uma versão do Win32::HostExplorer para Linux, mais achei o http://x3270.bgp.nu/, mais especificamente o s3270. Instalei e compilei, rodei o módulo c3270 e funciona perfeito, conectou no host, montou as telas (Ansi NVT), entrou dados e tudo mais.

Agora preciso usar o s3270 que é pelo que entendi o módulo para automação. Só que a documentação é muito fraca e encontrei meia dúzia de exemplos mais fracos ainda.

Até consegui fazer um script pequeno em Perl que conecta no host, mais não consegui fazer ele usar o modo Ansi/NVT e muito menos entrar com dados nos campos e ler os dados das telas.

Alguém já usou isso? Tem exemplos mais completos que possa me passar?

Ou sabe onde eu possa achar um bom material?

O cliente usa Mainframe IBM e tem um ERP rodando nele que é acessado em estações Windows com o Extra!. Tem também outra aplicação em Linux, feito em várias linguagens, e essa aplicação precisa trocar alguns dados com o Mainframe. No Windows alguns usuários avançados usam automação OLE para fazer scripts em Excel e ler dados dele, funcionando muito bem.

A interface entre os dois aplicativos não existe, assim como o sistema do Mainframe não tem mais manutenção ou qualquer outra forma de acesso, não sendo possível mexer nele e ninguém tem acesso ao OS, só a empresa que faz a manutenção. Assim há um trabalho muito complicado de ficar atualizando informações entre os dois sistema, e está gerando muitos erros. Está fora de cogitação qualquer ideia que tenho que mexer no Mainframe.

A ideia é que o script Perl navegue pelas telas lendo e inserindo dados, assim como os scripts em Excel fazem usando a automação OLE do Extra!.

Pelo que entendi esse s3270 é para isso mesmo, o duro é só saber como usar.

Abs,

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet