Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0
Sign in to follow this  
Marcio Rodrigo

Perl com x3270 IBM

Question

Pessoal,

Preciso criar um programa para navegar (ler e inserir) em um sistema que roda em Mainframe IBM (x3270 Ansi/NVT). Ele irá simular a interação humana, conecta no host, espera pela tela, insere dados em determinadas posições e enviar para o host, etc.

Se usar Perl com Windows é moleza com o módulo Win32::HostExplorer, o problema é que estou usando Linux em modo texto, nada de ambiente gráfico.

Não achei uma versão do Win32::HostExplorer para Linux, mais achei o http://x3270.bgp.nu/, mais especificamente o s3270. Instalei e compilei, rodei o módulo c3270 e funciona perfeito, conectou no host, montou as telas (Ansi NVT), entrou dados e tudo mais.

Agora preciso usar o s3270 que é pelo que entendi o módulo para automação. Só que a documentação é muito fraca e encontrei meia dúzia de exemplos mais fracos ainda.

Até consegui fazer um script pequeno em Perl que conecta no host, mais não consegui fazer ele usar o modo Ansi/NVT e muito menos entrar com dados nos campos e ler os dados das telas.

Alguém já usou isso? Tem exemplos mais completos que possa me passar?

Ou sabe onde eu possa achar um bom material?

O cliente usa Mainframe IBM e tem um ERP rodando nele que é acessado em estações Windows com o Extra!. Tem também outra aplicação em Linux, feito em várias linguagens, e essa aplicação precisa trocar alguns dados com o Mainframe. No Windows alguns usuários avançados usam automação OLE para fazer scripts em Excel e ler dados dele, funcionando muito bem.

A interface entre os dois aplicativos não existe, assim como o sistema do Mainframe não tem mais manutenção ou qualquer outra forma de acesso, não sendo possível mexer nele e ninguém tem acesso ao OS, só a empresa que faz a manutenção. Assim há um trabalho muito complicado de ficar atualizando informações entre os dois sistema, e está gerando muitos erros. Está fora de cogitação qualquer ideia que tenho que mexer no Mainframe.

A ideia é que o script Perl navegue pelas telas lendo e inserindo dados, assim como os scripts em Excel fazem usando a automação OLE do Extra!.

Pelo que entendi esse s3270 é para isso mesmo, o duro é só saber como usar.

Abs,

Share this post


Link to post
Share on other sites

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  



  • Forum Statistics

    • Total Topics
      148593
    • Total Posts
      644302
×
×
  • Create New...