rodrigo_fabiam Postado Agosto 2, 2012 Denunciar Share Postado Agosto 2, 2012 (editado) Pessoal,Estou tendo que criar uma base de dados, para cadastro de alguns serviços e os preços desses serviços.O problema é que o preço de um serviço tem 2 ou 3 variaveis.Sendo assim, não sei que tabelas criar.Exemplo.Imagina que eu presto um tipo de serviço, por exemplo, Instalação de antena.Só que o preço que eu cobro por essa instalação, depende da regiao de SP.ZN = 200,00ZL = 220,00ZS = 230,00ZO = 190,00CENTRO = 170,00Tenho uma tabela TB_SERVICOS com os campos: ID - NOMEOutra tabela com as regioes: TB_REGIOESCom os campos ID - NOMEAi eu teria que criar uma tabela: TB_PRECO_SERVICOSCom os campos: ID - SERVICO_ID - REGIAO_ID - preçoAi os registros ficariam assim:ID - SERVICO_ID - REGIAO_ID - preço1 - 1 - 1 - 200,002 - 1 - 2 - 220,003 - 1 - 3 - 230,004 - 1 - 4 - 190,005 - 1 - 5 - 170,00Isso esta correto? Voces tb fariam assim? Editado Agosto 2, 2012 por rodrigo_fabiam Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 fulvio Postado Agosto 3, 2012 Denunciar Share Postado Agosto 3, 2012 Bom dia Rodrigo, Está correto sua modelagem. Uma dica seria criar uma tabela de preços. Assim conseguiria normalizar a tabela de Registros. Mas dê uma olhada na real necessidade!! Vantagens: - Caso tenha outro serviço / região com o mesmo preço, não haverá a necessidade de "duplicar" valores. - Otimização no armazenamento dos dados. - Criação / alteração de preços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
rodrigo_fabiam
Pessoal,
Estou tendo que criar uma base de dados, para cadastro de alguns serviços e os preços desses serviços.
O problema é que o preço de um serviço tem 2 ou 3 variaveis.
Sendo assim, não sei que tabelas criar.
Exemplo.
Imagina que eu presto um tipo de serviço, por exemplo, Instalação de antena.
Só que o preço que eu cobro por essa instalação, depende da regiao de SP.
ZN = 200,00
ZL = 220,00
ZS = 230,00
ZO = 190,00
CENTRO = 170,00
Tenho uma tabela
TB_SERVICOS
com os campos: ID - NOME
Outra tabela com as regioes: TB_REGIOES
Com os campos ID - NOME
Ai eu teria que criar uma tabela: TB_PRECO_SERVICOS
Com os campos: ID - SERVICO_ID - REGIAO_ID - preço
Ai os registros ficariam assim:
ID - SERVICO_ID - REGIAO_ID - preço
1 - 1 - 1 - 200,00
2 - 1 - 2 - 220,00
3 - 1 - 3 - 230,00
4 - 1 - 4 - 190,00
5 - 1 - 5 - 170,00
Isso esta correto? Voces tb fariam assim?
Editado por rodrigo_fabiamLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.