Galera, estou aprendendo fortran na facu, mas tipow "aprendendo" porque minha prof é pessima...
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com alguns desses exercicios, por favor, quem puder me ajudar... preciso entregar amnha e n estou entendendo... depois eu vou parar para estudar mais, se alguém também indicar algum livro ou apostila de fortram...
Aqui vão os exercicios:
1- Em uma fábrica trabalham homens e mulheres divididos em três classes:
· Trabalhadores que fazem até 30 peças por mês – classe 1;
· Trabalhadores que fazem de 31 a 35 peças por mês – classe 2;
· Trabalhadores que fazem mais de 35 peças por mês – classe 3;
A classe 1 recebe salário mínimo (R$350,00). A classe 2 recebe salário mínimo mais 3% do
salário mínimo por peça acima das 30 peças iniciais. A classe 3 recebe salário mínimo mais
5% do salário mínimo por peça fabricada acima das 30 peças iniciais. A fábrica possui 15
operários.
Faça um programa que leia para cada operário: o seu número (inteiro), o número de peças
fabricadas no mês e seu sexo (1 para masculino ou 2 para feminino). Os dados devem ser
armazenados em 3 vetores: vetNumOp, vetNumPecas e vetSexo respectivamente. O
programa deve calcular os salários dos funcionários, armazená-los em um quarto vetor
(vetSalarios) e mostrar um relatório que contenha o número do operário, a quantidade de
peças fabricadas no mês e o seu salário. O programa deve mostrar também o total da folha de
pagamento da fábrica.
2-Faça um programa que leia uma string (de no máximo 30 caracteres) e em seguida realize a
inversão dos caracteres na string, ou seja, o caracter da primeira posição é trocado com o
caracter da última posição, o caracter da segunda posição é trocado com o caracter da
penúltima posição, e assim por diante.
3-seja um polinomio p(x)=anxn+an-1xn-1+...+a1+a0.
Escreva um programa que:
a-leia o valor de n, sendo n<=20,
b- leia os coeficientes de ai, i=0,1,2,...,n.
c- Calcula e imprima o valor de P(x) para 10 valores de x a serem lidos.