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Fórum Script Brasil
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Ajuda em ponteiros


D@ni3l

Pergunta

Boa tarde a todos

comecei a fazer um curso recentemente, mas estou meio perdido sobre o assunto

estamos estudando sobre ponteiros e com isso, a professora pediu para pesquisar

sobre ponteiros em outras duas linguagens, colocando assim, como declarar e citar exemplos. ( estou boiando )

Se alguém puder me ajudar, obrigadão. :blush:

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3 respostass a esta questão

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  • 0

Ponteiros são variáveis que apontam para um endereço. É uma referência.

Para declarar um ponteiro, use a sintaxe:

tipo_da_variavel *nome_do_ponteiro;
O tipo passado ao criar o parâmetro apenas indica o que se espera que exista no endereço apontado. Um programa de exemplo usando ponteiros:
#include <stdio.h>

int main(void)
{
    int x = 5; // variavel int
    int y = 8; // variavel int
    int *p; // ponteiro para uma variavel int

    p = &x; // usei o & para retornar o endereco de x. O endereco foi armazenado no ponteiro
    *p += 20; // Usei * para acessar o endereco apontado, acrescentando 20 ao valor anterior
    printf("Valor em x = %d\n", x); // Vai exibir 25 pois o ponteiro alterou o valor que estava armazenado no endereco de x

    p = &y; // Agora p recebe o endereco de y
    printf("Valor contido no endereco apontado por p = %d\n", *p); // Agora vai exibir 8 pois este é o valor de y

    return 0;
}

Precisando de algo mais avise!

Abraços,

Marcelo Utikawa da Fonseca

Editado por Marcelo Utikawa da Fonseca
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Ponteiros são variáveis que apontam para um endereço. É uma referência.

Para declarar um ponteiro, use a sintaxe:

tipo_da_variavel *nome_do_ponteiro;
O tipo passado ao criar o parâmetro apenas indica o que se espera que exista no endereço apontado. Um programa de exemplo usando ponteiros:
#include <stdio.h>

int main(void)
{
    int x = 5; // variavel int
    int y = 8; // variavel int
    int *p; // ponteiro para uma variavel int

    p = &x; // usei o & para retornar o endereco de x. O endereco foi armazenado no ponteiro
    *p += 20; // Usei * para acessar o endereco apontado, acrescentando 20 ao valor anterior
    printf("Valor em x = %d\n", x); // Vai exibir 25 pois o ponteiro alterou o valor que estava armazenado no endereco de x

    p = &y; // Agora p recebe o endereco de y
    printf("Valor contido no endereco apontado por p = %d\n", *p); // Agora vai exibir 8 pois este é o valor de y

    return 0;
}

Precisando de algo mais avise!

Abraços,

Marcelo Utikawa da Fonseca

obrigadão Marcelo Utikawa ..

Tipo, estou precisando de algum texto, apostila, que explique ponteiros em outras duas linguagens, colocando assim, como declarar e citar exemplos.

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