Alberto Mota Postado Novembro 28, 2012 Denunciar Share Postado Novembro 28, 2012 (editado) Prezados colegas, estou usando o Delphi 7 e no meu notebook os forms abrem adequadamente.Pesquisei e não encontrei uma solução.Coloquei uma imagem na tela de login e abre perfeito.Entretanto noutro computador abre desconfigurado.Ou seja, sua largura fica bem maior, o grid se expande, os botões ficam maiores.Tudo praticamente se alarga. Os bitbtns, os dbgrids.Tentei alterar a resolução e não adiantou.As propriedades borderstyle e position tentei todas.Usei uma função do Jhonas para resolução e tambem nada.O que melhora pouca coisa é colocar no evento ao criar do formas suas dimensões: largura, altura, topo, esquerda, etc.Mas fazer isso em todos os forms é insano, uma vez que são muitos forms e controles.Como posso resolver isso?Desde já, obrigado Editado Novembro 28, 2012 por Alberto Mota Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Novembro 28, 2012 Denunciar Share Postado Novembro 28, 2012 veja ... leia todo o tópicohttp://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=528172abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alberto Mota Postado Novembro 28, 2012 Autor Denunciar Share Postado Novembro 28, 2012 Obrigado por responder Jhonas,Infelizmente no outro computador, onde a tela é bem maiornão abre conforme coloquei na função 800 X 600.A resolução de video no outro pc esta 1280 X 1024Vale dizer que meu notebook possui resoluções diferentes.Li com atenção o tópico que sugeriu, segui todos os passos.Coloquei no form de Login e no de vendas(apenas nesses 2) as funções de resolução.Tenho outros sistemas em outras empresas e não acontece nada disso.O que faço no meu pc de desenvolvimento aparece tal e qual nesses lugares.Apenas no pc de um novo cliente e em outro que possuo para testes, num monitor maior que o notebook esta acontecendo isso.Sinceramente tentei de tudo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Novembro 28, 2012 Denunciar Share Postado Novembro 28, 2012 a resolução 800 X 600 é usada apenas para padronizar a tela para outros monitores de video vamos supor que o seu monitor de trabalho esteja com a resolução de 1024 X 768 e que voce considera que essa resolução seja a ideal .... se voce configurar a função ( codigo do programa ) como valores padrão Uses TypInfo; const sw : longint = 1024; sh : longint = 768; procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); var i , w : integer; begin w := width; // automatico ou pode usar a constante sh Scaled := true; if (Screen.width <> sw) then Scaleby(screen.width,sw); for i := ComponentCount-1 downto 0 do with Components[i] do begin if GetPropInfo(ClassInfo, 'Font') <> nil then Font.Size := (width div w) * font.Size; end; end; ao rodar o programa em um monitor que esteja definido como 1280 X 1024, a resolução automaticamente será de 1024 X 768 ( a que voce definiu no código ) ... então todos os seus forms deverão estar configurados para usar 1024 X 768. Citar Apenas no pc de um novo cliente e em outro que possuo para testes, num monitor maior que o notebook esta acontecendo isso. isso acontece naqueles monitores onde a largura é quase o dobro da altura veja esse exemplo: observe que se voce usou um monitor de trabalho Formato Fullscreen 4:3 / 5:4 (quadrado), ao utilizar um monitor no Formato Widescreen 16:10 / 16:9 (HD ou Cinema), as bordas dos forms ficarão fora da tela então quando voce usa um monitor que esta dentro do padrão do seu monitor, funciona sem problemas tente essa dica: http://www.planetadelphi.com.br/dica/6803/ajuste-automatico-da-resolu%C3%A7%C3%A3o abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alberto Mota Postado Novembro 29, 2012 Autor Denunciar Share Postado Novembro 29, 2012 Jhonas, vou imprimir e ler.Dá para ter uma ideia bastante clara do que acontece.Assim que tiver feito isso, darei retorno.Mais uma vez obrigado pela ajuda inestimável.Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Alberto Mota Postado Dezembro 1, 2012 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 1, 2012 Jhonas, consegui resolver. Fui adaptando a funçãoaté encontrar uma resolução compativel.Muito obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Alberto Mota
Prezados colegas, estou usando o Delphi 7
e no meu notebook os forms abrem adequadamente.
Pesquisei e não encontrei uma solução.
Coloquei uma imagem na tela de login e abre perfeito.
Entretanto noutro computador abre desconfigurado.
Ou seja, sua largura fica bem maior, o grid se expande, os botões ficam maiores.
Tudo praticamente se alarga. Os bitbtns, os dbgrids.
Tentei alterar a resolução e não adiantou.
As propriedades borderstyle e position tentei todas.
Usei uma função do Jhonas para resolução e tambem nada.
O que melhora pouca coisa é colocar no evento ao criar do form
as suas dimensões: largura, altura, topo, esquerda, etc.
Mas fazer isso em todos os forms é insano, uma vez que são muitos forms e controles.
Como posso resolver isso?
Desde já, obrigado
Editado por Alberto MotaLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.