Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Reconhecendo array de campos do formulário1

Carlos Rocha

Pergunta

Bom, vou ser mais específico na dúvida:
JavaScript
<script>
function valida_cad_empresa2(form,string_array)
{

var servico = new Object();
servico = string_array.split('|');

alert(document.getElementsByName('nomeTipo').length);
return false;
for (var key in servico)
{
 for (key2 in document.getElementsByName('nomeTipo['+key+']').item(0))
 {
 if (document.getElementsByName('nomeTipo['+key+']['+key2+']').item(0).value =="")
 {
 alert("Preencha Nome do Tipo: campo obrigatório!");
 document.getElementsByName('nomeTipo['+key+']['+key2+']').item(0).focus();
 return (false);
 }  
 }

}

form.submit();

}
</script>
HTML
<form action="?acao=gravatipos&ultimo_id=177" method="post" name="gravatipos" id="gravatipos">
        <h2><br />Cadastro de empresas (Passo 2/2)</h2><br />
 <label>Tipos para o servi&ccedil;o: Passeio</label><br />  <fieldset>
    <legend>Tipo</legend>
    <label class='passo2'>Nome Tipo: </label><input type='text' id='nomeTipo0' name='nomeTipo[3][0]'><br /> 
    <label class='passo2'>Qtde Pessoas: </label><input type='text' onKeyPress="BloqueiaLetras();" id='qtdePessoas0' name='qtdePessoas[3][0]'><br />
    <label class='passo2'>Preço: </label><input type='text' class="real" id='preco0' name='preco[3][0]'><br />
    <label class='passo2'>Descrição: </label>
    <textarea id='descricao0' name='descricao[3][0]' cols='40' rows='5'></textarea><br />
  </fieldset>
  <div id="div3">    
    <input type="button" value="Adicionar campos" onClick="addCampos(this.parentNode.id, 3)" />
  </div><br><br>

<label>Tipos para o servi&ccedil;o: Hospedagem</label><br />  <fieldset>
    <legend>Tipo</legend>
    <label class='passo2'>Nome Tipo: </label><input type='text' id='nomeTipo0' name='nomeTipo[4][0]'><br /> 
    <label class='passo2'>Qtde Pessoas: </label><input type='text' onKeyPress="BloqueiaLetras();" id='qtdePessoas0' name='qtdePessoas[4][0]'><br />
    <label class='passo2'>Preço: </label><input type='text' class="real" id='preco0' name='preco[4][0]'><br />
    <textarea id='descricao0' name='descricao[4][0]' cols='40' rows='5'></textarea><br />
  </fieldset>
  <div id="div4">    
    <input type="button" value="Adicionar campos" onClick="addCampos(this.parentNode.id, 4)" />
  </div><br><br>

<br><br><input type="button" value="Cadastrar" onClick="valida_cad_empresa2(this.form,'3|4')" />
</form>
Observe a função:
No form, eu tenho um campo
nomeTipo[3][0]
Se eu pesquisar pelo:
document.getElementsByName('nomeTipo').length
Acho 0 como retorno
Mas, se eu buscar por
document.getElementsByName('nomeTipo[3][0]').length
Aí acho 1.
Parece que getElementsByName age como se fosse getElementById.
O que há de errado?
JavaScript não reconhece um array de campos de formulário?
Será isso?
Se for, alguma saída?
Editado por Carlos Rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

A função getElementsByName retorna um array de todos os elementos encontrados com o search. [0] será o primeiro elemento (contando a ordem disposta na página), [1] o segundo, e assim por diante.

Você não tem nenhum elemento com o "name" = "nomeTipo", então é esperável que o tamanho do array retornado (length) seja 0. Já o nomeTipo[3][0] aparece uma vez no código HTML, então retorna 1 de length.

Link para o comentário

• 0

Então, como faço para validar em:

nomeTipo[4][0]

Se existe pelo menos um

nomeTipo[]

Criado. Mas usando getElementsByName?

Ou como devo criar os type=texts para validar dessa forma. Uma vez que [4] é o tipo de serviço(existem outros) dái o array. Mas para cada serviço possuo vários tipo, o que justifica o [4][0]

Editado por Carlos Rocha
Link para o comentário

• 0
Consegui fazer assim(e funcionou);
function valida_cad_empresa2(form)
{
for (i=0;i<document.gravatipos.elements.length;i++)
{
      if ((document.gravatipos.elements[i].type == 'text') || (document.gravatipos.elements[i].type == 'textarea'))
 {
        if(document.gravatipos.elements[i].value == "")
{
 alert("Campo obrigatório!");
 document.gravatipos.elements[i].focus();
 return (false);
}
 }
}
form.submit();
}
Agora tenho outro problema relacionado;
Este é o HTML modificado
  <fieldset>
    <legend>Tipo</legend>
    <label class='passo2'>Nome Tipo: </label><input type='text' id='nomeTipo[<?php echo $servico;?>][0]' name='nomeTipo[<?php echo $servico;?>][0]'><br /> 
    <label class='passo2'>Qtde Pessoas: </label><input type='text' onKeyPress="BloqueiaLetras();" id='qtdePessoas[<?php echo $servico;?>][0]' name='qtdePessoas[<?php echo $servico;?>][0]'><br />
    <label class='passo2'>Preço: </label><input type='text' class="real" id='preco[<?php echo $servico;?>][0]' name='preco[<?php echo $servico;?>][0]'><br />
    <textarea id='descricao[<?php echo $servico;?>][0]' name='descricao[<?php echo $servico;?>][0]' cols='40' rows='5'></textarea><br />
  </fieldset>
  <div id="div<?php echo $servico;?>">    
    <input type="button" value="Adicionar campos" onClick="addCampos(this.parentNode.id, <?php echo $servico;?>)" />
  </div><br><br>
Também tenho uma função JS que adiciona novos campos ao form.
Note que no form acima, tenho a função BloqueiaLetra() e um campo e class="real" em outro.
Nos campos que são criados no ato do carregamento do form, ambos, a funçao e a classe funcionam normal. Porém, co respeito aos campos adicionados após o carregamento do form (botão: incluir campo), apenas a funçao funciona, mas a classe não.
Qual será o erro?
Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...