Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda com Comboboxes

Bytes

Question

Olá! Sou novo no fórum e em VB...

Estava tentando criar um sistema de filtros utilizando 3 combobox. Estava tentando usar if, select case, etc.. porém pra o que eu quero, está ficando muito confuso e o código gigantesco, sem falar em pequenos erros.

Gostaria de que alguém que saiba pudesse me ajudar a criar esse filtro utilizando um banco de dados, por exemplo do access ou sql...

O filtro funciona assim:

Combobox1, 2 e 3 tem por padrão o item "Qualquer"

Combobox1: Seleciona se é Veículo ou Pessoa

Combobox2: Se caso Combobox1 for Veículo ira selecionar automaticamente o item "Qualquer", listar as Categorias de cada Veículo: Passeio, Trabalho, Hach... Se for Pessoa ira listar o sexo: Masculino, Feminino

Combobox3: Se caso Combobox1 for Veículo aparecerá os fabricantes: Ford, Chevrolet... Se caso combobox1 for Pessoa, o combobox 3 será inutilizado

Listbox1: Vai aparecendo os nomes dos Veículos ou Pessoas conforme for filtrando...

Outro exemplo:

Se o usuário selecionar Veículo no Combobox1 e Ford no Combobox3 aparecerá no listbox todos os carros da Ford

Se o usuário selecionar Veículo no Combobox1 e Passeio no Combobox2 aparecerá no listbox todos os carros de Passeio independente da marca (pois Combobox3, Fabricante, não foi selecionado e está no item "Qualquer")

Se o usuário selecionar Veículo no Combobox1 e Passeio no Combobox2 e Ford no Combobox3 aparecerá no listbox todos os carros de Passeio da Ford.

Emfim... tentei dar um exemplo do que estou tentando fazer. Até funcionou com If, e select case, porém como disse fica complexo, código grande e com erros.

Como sou novo em VB e Banco de Dados estou com dificuldades. Comecei a criar um banco no access com a lista de carros pessoas, mas estou meio perdido ainda...

Desde já obrigado! ^_^

1 answer to this question

Recommended Posts