JuMoura Postado Março 20, 2015 Denunciar Share Postado Março 20, 2015 Olá, Sou novata em php, então estou estudando e digitando os códigos para testar. Instalei em meu note o wampserver - phpmyadmin... criei a base de dados sabonetes, e a tabela agendaTelefonica Ao digitar as informações na Agenda.php e clicar em inserir, ele entra no inserirForm.php, mas, não grava na tabela agendaTelefonica. Porque? E na tela aparece essa mensagem, tbém não sei o porque.... copiei o código fiel de uma apostila, e não funciona. Valor inserido com sucesso!</p>"; } else { echo "<p>Não foi possível inserir...</p>"; ---------------------------------------------------------------------- Desde já agradeço pela ajuda de vs ! Obrigada, Juliana Moura ----------------------------------------------------------------------- Agenda.php <html> <head> <title> Cadastros </title> </head> <body> <h1> Inserindo Valores com Formulário </h1> <form method="post" action="inserirForm.php"> <p>Primeiro Nome: <input name="nome" type="text" /></p> <p>Sobre-nome: <input name="sobrenome" type="text" /></p> <p>Telefone: <input name="telefone" type="text" /></p> <p>Email : <input name="email" type="text" /></p> <p><input type="submit" value="Inserir" /></p> </form> </body> </html> ------------------------------------------------------------ inserirForm.php <html> <head> <title> Sistemas de Sabonetes </title> </head> <body> <? $nome = $_POST['nome']; $sobrenome = $_POST['sobrenome']; $telefone = $_POST['telefone']; $email = $_POST['email']; $conexão = mysql_connect("localhost","root",""); mysql_select_db("sabonetes", $conexao); $sql = mysql_query("INSERT INTO agendaTelefonica VALUES(NULL, '$nome', '$sobrenome', '$telefone', '$email')"; $resultado = mysql_query($sql, $conexao); echo $resultado if ($resultado) { echo "<p>Valor inserido com sucesso!</p>"; } else { echo "<p>Não foi possível inserir...</p>"; } ?> </body> </html> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Marcelo_2 Postado Março 20, 2015 Denunciar Share Postado Março 20, 2015 (editado) 1. se a versão da PHP for 5.5 ou + recente, as funções mysql* não funcionam mais (estão obsoletas). 2. Instale a extensão PDO e verifique se a extensão ao mysql está ativada (tem "pacote" q não instala). 3. Dicas sobre PDO: http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-php-pdo/24973http://www.rafaelwendel.com/2011/12/tutorial-pdo-php-data-object/ 4. abra código PHP com a tag completa: <?php 5. nessa linha: echo $resultado falta ponto e virgula 6. sql errada; tire esse "null," e falta um parentese. em principio, isso ahe; va corrigindo e qqer coisa retorne Editado Março 20, 2015 por Marcelo_2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 JuMoura Postado Março 20, 2015 Autor Denunciar Share Postado Março 20, 2015 Obrigada Marcelo_2. Sim, é a versão 5.5.12, vou dar uma olhada no link que você passou. Baixei uma apostila de php 5 que vi aqui no Scripbrasil, vou dar uma olhadinha. Em relação as extensão tem pdo, veja: php_pdo_firebird php_pdo_mysql -> essa é a única que está "setada" php_pdo_oci php_pdo_odbc php_pdo_pgsql php_pdo_sqlite O código já arrumei, obrigada ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 JuMoura Postado Março 20, 2015 Autor Denunciar Share Postado Março 20, 2015 Marcelo_2. Pelo que entendi, eu não tenho o php_pdo.dll preciso baixar no meu note... tenho que baixar o php.ini tbém ? Onde baixo isso ? Obrigada ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 MTavares Postado Março 21, 2015 Denunciar Share Postado Março 21, 2015 (editado) Olá JuMoura. Dá uma olhada no link abaixo. Acredito que vá ajudá-la. Sobre o php.ini é a configuração do php na sua máquina. Não sei exatamente onde fica dentro do wampserver, mas se você for em iniciar->executar e digitar php.ini, irá aparecer o diretório do arquivo, porém vale ressaltar que é preciso cuidado ao mexer nesse arquivo, pois como disse anteriormente, é a configuração do seu PHP, por isso aconselho a buscar mais informações no google ou youtube sobre o php.ini. Abaixo uma breve descrição do pdo. http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-php-pdo/24973 Editado Março 21, 2015 por MTavares Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Marcelo_2 Postado Março 21, 2015 Denunciar Share Postado Março 21, 2015 (editado) Oi.. olha, acho q essa dll já resolve, mas você tem q ter certeza se ela está na pasta de extensões E descomentada no php.ini. não precisa criar nem baixar php.ini, o normal é q esse arquivo seja criado automaticamente. faz o seguinte, cria 1 arquivo de teste. use esse: <?php try { $dbh = new PDO('mysql:host=localhost;dbname=XXX', 'XXX', 'XXX'); } catch (PDOException $e) { print "Error!: " . $e->getMessage(); die(); } echo "conexao ok"; ?> onde tem 3 xis (XXX) troque: pelo nome do banco de dados, nome de usuario e senha (se estiver usando); se rolar algum problema vai exibir 1 msg d erro, senão vai exibir "conexao ok". pesquise tb sobre phpinfo(). apostila; se for a do Edson Gonçalves (Integrator) é legalzinha, tb aprendi por ela, mas é p/ versão "5.0"... nessa época ainda rolavam as funções mysql*, mas depois pintaram várias outras versões d PHP: 5.2, 5.3, 5.4, 5.5... bom, tenta ahe o arquivo q t passei acima.. o resto está nos links q t passei ou qqer coisa retorne... fui.. ops.. mais 1 "bugzinho": $conexão = mysql_connect("localhost","root",""); mysql_select_db("sabonetes", $conexao); $sql = mysql_query("INSERT INTO agendaTelefonica VALUES(NULL, '$nome', '$sobrenome', '$telefone', '$email')"; $resultado = mysql_query($sql, $conexao); se liga na variavel: $conexão ou $conexao? não é 1 boa usar acentos, ok? Editado Março 21, 2015 por Marcelo_2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
JuMoura
Olá,
Sou novata em php, então estou estudando e digitando os códigos para testar.
Instalei em meu note o wampserver - phpmyadmin... criei a base de dados sabonetes, e a tabela agendaTelefonica
Ao digitar as informações na Agenda.php e clicar em inserir, ele entra no inserirForm.php, mas, não grava na tabela agendaTelefonica. Porque?
E na tela aparece essa mensagem, tbém não sei o porque.... copiei o código fiel de uma apostila, e não funciona.
Desde já agradeço pela ajuda de vs ! Obrigada, Juliana Moura
-----------------------------------------------------------------------
Agenda.php
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.