Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Carregar Dados De Tabela, Em um ComboBox

valSistemasDelphi

Pergunta

Olá a todos sou novo no fórum. Atualmente Curso, Sistemas De Informação estou desenvolvendo um sistema para meu projeto, uso a linguagem DelphiXE7

Quero carregar Dados de uma tabela em um ComboBox, mais não sei como fazer isso, se poderem me ajudar eu agradeço.

Uso um DataSourse, DataBase, IbTable, IbTransaction.

Observação:

Tenho um Form Chamado Cadastro_De Funcionários e Outro Form Chamado Caixa_Do_Sistema...

Preciso Que Os Dados Do Form Cadastro_De_Funcionários (Nome) Caia em Um comboBox, No Form Caixa_Do_Sistema.

Para quando eu abrir o caixa do Sistema, poder estar no comboBox, o nome do funcionário já cadastrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 98
  • Created
  • Última resposta

Top Posters For This Question

Posts Recomendados

• 0

if Diário.checked = true then
beginFRXReport1.LoadFromFile('E:\ProjetoCadastro\Nova Lanchonete\VendaCaixa.fr3');
FrxReport1.ShowReport() ;
end
else
ShowMessage('Operação incorreta');
End;
End;

Fiz esta mensagem para testar mais sempre abre o formulário

A condição de um RadioButton sempre será true ou false ... observe que em seu código

para abrir o seu report sempre será a condição true ...a não ser que voce clique novamente no RadioButton para deixa-lo false

no caso do RadioButton, um componente é independente do outro, ou seja, se voce clicar em um ele ficara ( checked = true ) e se clicar em outro, esse tambem ficara ( checked = true ) ... a condição ( checked = false ) só acontece se voce clicar nele novamente. Então é necessario que voce faça um controle, para que quando um for true o outro seja false

para evitar isso foi criado outro componente chamado RadioGroup... nele voce coloca quantos RadioButton voce precise, e ele mesmo controla os ( checked ) de cada um, automaticamente. ( quando um está true os outros ficam false )

para chamar relatorios pelo RadioButton, poderia ser assim

procedure TForm1.RadioButton1Click(Sender: TObject);
begin
   if RadioButton1.Checked = true then
      begin
         FRXReport1.LoadFromFile('E:\ProjetoCadastro\Nova Lanchonete\VendaMensal.fr3');
      end;
end;

procedure TForm1.RadioButton2Click(Sender: TObject);
begin
   if RadioButton2.Checked = true then
      begin
         FRXReport1.LoadFromFile('E:\ProjetoCadastro\Nova Lanchonete\VendaDiaria.fr3');
      end;
end;

abraço

Link para o comentário

• 0

Iae jhonas obrigado pela resposta deu certinho aqui no meu sistema agora.. Só que ele monstra todos as vendas ou seja as datas... Eu queria que ele Por exemplo se fosse Diária... Abrisse só as datas que foi feita as vendas por exemplo Hoje... Na mensal No mês todo... E a por Escolha data eu coloquei um componente chamado TDateTimePicker... Ele ta abrindo certinho o formulário.. Só que eu quero que ele abra seguindo a Lógica Dos RadiosButton....

Diária = Data venda De Hoje....

Mensal = Data Do Mês Todo...

Por Escolha De Data = Pela Data Inicial E a Data Final De Venda... Desse Jeito..

Tentei Fazer uma variável..

Código

Var

NewDate,NewDateInicial: REal;

Begin

If newDate DateTimerPicket1 = New DateInicial then

FRXReport1.LoadFromFile('E:\ProjetoCadastro\Nova Lanchonete\VendaCaixa.fr3');
Eu tentei fazer assim fazendo com que o código identifique e armazene a data nova... Mais não deu certo não já fiz pesquisa mais não encontrei nada perto disto... Se tiver alguma dica ou videos ou artigo para mim analisar aqui eu agradeço....
Editado por valSistemasDelphi
Link para o comentário

• 0

Na verdade jhonas não fiz nenhuma pesquisa deve ser este o meu erro.. Apenas conectei no FrxReport na propriedade masterData.. A tabela Com os dados.. Mas não fiz nenhum código de pesquisa.... Esse no caso e dos requisitos ne para que ele possa pesquisar a data... ne ...

Consegui Só com o mensal pois ele amostra varias datas ate o final do mês....

Agora Com Diária e Por data ainda não... Acho que funcionaria por filtro ... Filtrando a Data Da Venda....

Link para o comentário

• 0

se voce está usando o componente Table voce pode filtrar os dados

exemplo:

na propriedade Filter voce pode colocar assim para filtrar os registros da tabela pelo campo DATA por um periodo

DATA >= '01/12/2014' and DATA <= '31/12/2014'

e na propriedade Filtered basta deixar como true

somente os registros com as datas nesse período é que serão mostradas

abraço

Link para o comentário

• 0

To com uma duvida coloquei do jeito que você postou... Mais fiquei meio confuso... Posso colocar este código em um button.. Por exemplo... To meio confuso agora pois e a primeira vez que faço relatório, e sempre no começo sempre surge muitas dúvidas.. Já olhei aqui diversos videos contando em me ajudar mais não consegui incrementar nenhum código aqui para que possa abrir o Relatório com as vendas Diárias... Por Enquanto Estou vendo um vídeo que monstra exatamente o que eu quero mais e só um video de demonstração de um sistema já pronto.. Tentando entender aqui a lógica de como foi feito...

Não sei se e por Código ou por Data... Acho que seria mais por Data... Filtrar a Data,,, mais ainda estou estudando aqui como vou Resolver meu problema....

Se você conseguir me explicar ou conseguir achar alguma pesquisa ai... Eu me viro aqui para conseguir solucionar meu problema.... Valeu ai jhonas....

Por que assim eu vou pegar essas datas do Form Do Caixa que esta em outro formulário, onde eu faço Todas as minhas Vendas...

Se tiver um jeito de filtrar essas datas de la para meu Form de RelatórioDeVendaDoCaixa... Eu tenho Três Radio Button Diário Mensal e Por Escolha De Data... e um SpeedButton = Exibir Relatório... Eu Queria que ele abrice o relatório com as vendas diárias por exemplo sem eu digitar nenhuma data... Simplismente altomatico....

Link para o comentário

• 0

Eu Queria que ele abrisse o relatório com as vendas diárias por exemplo sem eu digitar nenhuma data... Simplesmente automatico....

voce pode pegar a data do micro sem precisar digitar

begin
      begin
         table1.Active := false;
         table1.filter := 'DATA >= ' + now-30 + ' and ' + 'DATA <= ' + now ;// pegar o periodo da data atual  menos (-) 30 dias
         table1.Active := true;
         table1.filtered := true;

end;
end;

begin
      begin
         table1.filter := 'DATA = ' + now();// pegar a data atual do micro 

end;
end;

OBS: Caso tenha duvidas quanto aos comandos, use o help do delphi ( tecla F1 )

abraço

Link para o comentário

• 0

Jhonas já tentei converter para DateToStr, Mais não está dando certo......

Sempre dá este erro...

[dcc32 Error] Unit10.pas(109): E2010 Incompatible types: 'string' and 'TDateTime'

E estou com outra Dúvida .... Esse Comando Date (Now)... Não precisaria de Um Timer...Surgiu esta Dúvida Agora... Se poder Me Explicar....

Tentei mudar e colocar Assim ...DateToStr +(Now) -30 + DateToStr +(Now);

Mais não deu certo....

Link para o comentário

• 0

falta de atenção de minha parte

faça assim

begin
      begin
         table1.filter := 'DATA >= ' + ''''+datetostr(now-30)+'''' + ' and ' +
         'DATA <= ' + ''''+ datetostr(now)+'''';// pegar o periodo da data atual  menos (-) 30 dias

end;
end;

begin
      begin
         table1.filter := 'DATA = ' + ''''+datetostr(now)+'''';// pegar a data atual do micro

end;
end;

obs: quando tiver duvida sobre um comando, coloque o cursor no comando e tecle F1 ( Help )

Now

Returns the current date and time. // Retorna a data corrente e o tempo

Unit

SysUtils

Category

datetime routines

Delphi syntax:

function Now: TDateTime;

C++ syntax:

extern PACKAGE System::TDateTime __fastcall Now(void);

Description

Returns the current date and time, corresponding to the sum of the value returned by the global Date and Time functions.

Note: Although TDateTime values can represent milliseconds, Now is accurate only to the nearest second.

Retorna a data e hora atuais, correspondente à soma do valor retornado pelas funções de data e hora globais.

Nota: Embora os valores TDateTime possam representar milissegundos, agora é preciso somente para o segundo mais próximo.

abraço

Link para o comentário

• 0

iae jhonas obrigado pela resposta seu código deu certo está abrindo o relatório.. Mais ele não está separando a data... Por exemplo a data diária que vendeu Hoje, tá ficando junta com a data mensal... Eu quero que a Diária fique so com as datas que o funcionário fez as vendas por exmplo hoje... Se poder me dar mais uma dica sobre isso... Desculpe se estou colando muitas perguntas em bem pouco tempo.. Mais no começo e assim surgem muitas dúvidas, e eu passo mais ou menos 10 horas por dia trabalhando no meu Sistema.. Valeu pela atenção Deus lhe pague."Amigo".....

Link para o comentário

• 0

não deveria ocorrer isso

voce está usando Paradox ? ou outro banco de dados ?

para o Paradox faça esse teste

table1.filter := 'DATA = ' +''''+'02/06/2015'+'''';

OBS: isso deve mostrar somente os registros com essa data ... não tem como mostrar outras datas

dependendo do banco de dados, a data pode estar em outro formato ou veja como está definido a configuração da data no seu micro

veja no Painel de Controle > Opções Regionais como esta a definição da data .. deve ser dd/mm/aaaa

abraço

Link para o comentário

• 0

Bom Jhonas Estou usando um banco de dados feito em Firebird juntamente com Ibexpert para a administração do banco....

Na minha aplicação estou usando Ibtable do caixa...

No form relatório conectei o relatório neste mesmo Banco do caixa... Será que esse o problema??? Não sei,, vou fazer mais testes aqui...

Link para o comentário

• 0

fiz um teste aqui com o Firebird ... está funcionando corretamente

só mostra os registros com essa data

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
   table1.filter := 'DATA = ' +''''+'03/07/2012'+'''';
end;

abraço

Link para o comentário

• 0

Valeu pela resposta Jhonas vou testar Aqui na minha aplicação....... Demorei um pouco para responder por esses dias... Peguei Um programa para desenvolver... Um Analisador Léxico..

Está funcionando ele amostra os tokens do texto no StringGrid..... Só que ele mostra uma mensagem;; Access Violation.... Já pesquisei de tudo aqui.... Já olhei o Código........ Mais não consegui achar aonde está o problema... Não sei se foi alguma instancia que apaguei e agora o programa salvou na memoria e como ele não encontra da o erro... Sabe mais do que eu que vida de programador não e fácil ne... Tamo desenvolvendo um App... Ai surge outro...Mais e assim mesmo...

Desculpa se estou misturando Dúvidas de outro Programa... Mais como você têm me ajudado muito tirando as dúvidas... Já fiz pesquisa aqui de tudo... Algumas coisas falam de Despejo de Memória.. Não sei ao certo... Se você poder me ajudar em mais essa.. Jhonas...

Link para o comentário

• 0

Só que ele mostra uma mensagem; Access Violation....

esse erro ocorre quando voce tenta usar um endereço de memória que já está ocupado

somente usando o debugger do delphi para achar esse tipo de erro .... use o break point no inicio do código e siga a execução do código teclando ( F8 )

se esse erro ocorre assim que o programa é executado, então verifique o que foi carregado para a memoria antes da execução

abraço

Link para o comentário

• 0

Iae Jhonas Consegui resolver meu problema no Analisador Léxico, Juntamente com uns colegas que programam em Delphi também aqui na facu... Analisando todo o código... o erro estava em uma referência no meu Código...

type
Ttoken = array [0..8] of String;
const
listtoken : Ttoken = (';', ':', ')', '(', '.', ']', '[', ':=', ',');
for I := 0 to length(listToken) do
Bom eu fiz essa função Length que até então eu achava que o erro estava nele.. Pois deixei essa parte como texto //... Ai funcionava ... Só que ele não declarava todos os Tokens so o Begin... Ai descobrimos que essa função serve para dar referência a alguma Variável no Código... Que no nosso caso e o i....
Depois que colocamos o entre chaves para fazer referencia deu certo....
Justamente com o Break que conseguimos localizar o Problema...
Obrigado Pela Resposta Jhonas.......Abraço..
Link para o comentário

• 0

Jhonas Confesso que Fazer Relatório dá trabalho como qualquer outra coisa!!

Mais esses meus Relatórios meus aqui Estão dando dor de cabeça... Fiz do jeito que você disse mais está misturando tudo...

E por exemplo quando chega no Indice de venda 14.. Fica tudo em ordem 1,2,3,4....................... ate 14.... Mais quando coloco outra venda com o indice 15....

Fica dando um bug esquisito.... Quando vou no Form do Relatório ele parece que esta saindo da sequencia dos numeros e fica la no meio bagunçado... Não sei se e no banco que está acontecendo isso.... Desde já agradeço pela resposta..

O jhonas ele ta quase fazendo o que eu quero no Diário quando eu acrescento uma data de venda de hoje ele já fica na frente dos outros... Só que está aparecendo ainda as outras datas......

Link para o comentário

• 0

amigo, voce teria que usar indices em suas tabelas, para poder ordenar um campo da tabela

http://www.google.com.br/search?q=criando+indices+no+firebird&hl=pt&gbv=2&o que=indices+no+firebird&gs_l=heirloom-serp.1.2.0i22i30l6.468444.472493.0.477569.19.19.0.0.0.0.210.2227.9j8j2.19.0....0...1ac.1.34.heirloom-serp..6.13.1063.tGCI_POSo2I

no entanto, seria muito mais simples de fazer isso, se voce utilizasse o componente TQuery

o comando para ordenar um campo tipo date seria assim

select * from produtos order by data  ( voce pode ordenar por mais de um campo )

OBS: como voce já começou seu projeto usando tables, o jeito é voce procurar solucionar esses problemas

Só que está aparecendo ainda as outras datas......

isso só vai acontecer se voce estiver fazendo isso:

begin
table1.filter := 'DATA >= ' +''''+'03/07/2012'+'''';
end;

abraço

Link para o comentário

• 0

Bom Jhonas agora coloquei este código que você postou e está amostrando somente com a data da venda por exemplo hoje...

Só que quando vou no form do caixa o que acontece!!! Os dados das outras datas de vendas somem e só fica da venda que foi feita hoje.. Será que alguma lógica errada no Código meu...

if (Diário.Checked = true) then
begin
//pegar o periodo da data atual menos (-) 30 dias
Ibtable1.Active := True;
Form4.Ibtable1.filter := 'DATA_VENDA = ' +''''+ DateToStr(Now)+'''';
Form4.Ibtable1.filtered := true;
Form4.Ibtable1.Active := true;
Ibtable1.filtered := true;
IBTable1.Active := true;
FRXReport1.LoadFromFile('E:\ProjetoCadastro\Nova Lanchonete\VendaCaixa.fp3');
exit; //Forçar a sair da rotina, ou vai executar os ifs após o else...}
//*********************************************************************
end
else
if (Mensal.Checked= true) then
begin
{Form4.Ibtable1.Active := True;
Form4.IBtable1.Filter := 'DATA_Venda = ' + ''''+datetostr(now)+'''';// pegar a data atual do micro
IBtable1.filtered := true;}
Ibtable1.Active := TRue;
Form4.Ibtable1.filter := 'DATA_VENDA = ' +''''+ DateToStr(Now)+'''';
Form4.Ibtable1.filtered := true;
Form4.Ibtable1.Active := true;
IBTable1.Active := true;
Link para o comentário

• 0

veja

if (Diário.Checked = true)  then
 begin
    //pegar o periodo da data atual  
    Ibtable1.Active := false;
    Ibtable1.filter := 'DATA_VENDA = ' +''''+ DateToStr(Now)+'''';
    Ibtable1.Active := true;

end
else
if (Mensal.Checked= true)  then
begin
    //pegar o periodo da data atual (-30) dias
    Ibtable1.filter := 'DATA_VENDA >= ' + ''''+datetostr(now-30)+'''' + ' and ' +
                       'DATA_VENDA <= ' + ''''+ datetostr(now)+'''';
    ibtable1.filtered := true;

end;

abraço

Link para o comentário

• 0

Jhonas no meu Diário está funcionando como programado... Mais no mensal não está aparecendo nenhum valor....

E outro problema quando eu entro no Form do Caixa... Todos os valores de vendas que estavam no Grid Somem...

Isso acontece só quando eu vou la no Form de Relatório e peço para abrir o relatório Mensal... Percebi que quando clico no Diário não somem nenhum valor mais já no mensal some tudo... Confesso que estava me acostumando a desenvolver esses relatórios mais agora está me confundindo em tudo...

E outra dúvida em um Form está dois FrxReport.. um está funcionando muito bem...

Mais o outro na parte lá de MasterData não aparece nenhum valor... Já olhei tudo mais não achei aonde eu estou errando ou se eu estou errando....

Se ficar com muitos problemas vou ver se inventou outra coisa em vez de Relatórios Pois estou com muitra dificuldade poius já estou com quase 1 Mês e meio Desenvolvendo estes relatórios e muito pouco do que programei está funcionando.. Será que tem outra coisa que posso fazer invez desses relatóriuois mais que pareça com eles.. Ou seja muda o geito mais não a essência.. Fico no aguardoi de sua resposta...

Jhonas estou com o componente TDateTimePicker como funciona esse componente para escolher as datas determinadas?...

Link para o comentário

• 0

então tente isso

begin
    //pegar o periodo da data atual  
    Ibtable1.filter := 'DATA_VENDA = ' +''''+ DateToStr(Now)+'''';

end;
///////////////////////////////////////// eliminar o else
begin
//pegar o periodo da data atual (-30) dias
    Ibtable1.filter := 'DATA_VENDA >= ' + ''''+datetostr(now-30)+'''' + ' and ' +
                       'DATA_VENDA <= ' + ''''+ datetostr(now)+'''';

end;

use o break point nesse comando

if (Mensal.Checked= true) then

e veja se realmente ele está executando o restante dos comandos

estou com o componente TDateTimePicker como funciona esse componente para escolher as datas determinadas?..

Use o evento OnChange ... ao clicar numa data, o valor será jogado para uma variavel ou label ou outro componente

unit Unit1;

interface

uses
  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
  Dialogs, ComCtrls, StdCtrls;

type
  TForm1 = class(TForm)
    DateTimePicker1: TDateTimePicker;
    Label1: TLabel;
    procedure DateTimePicker1Change(Sender: TObject);
  private
    { Private declarations }
  public
    { Public declarations }
  end;

var
  Form1: TForm1;

implementation

{$R *.dfm}

procedure TForm1.DateTimePicker1Change(Sender: TObject);
begin
   Label1.Caption := datetostr(DateTimePicker1.Date);
end;

end.

abraço

Link para o comentário

• 0

usando o DateTimerPicker

unit Unit1;

interface

uses
  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
  Dialogs, ComCtrls, DB, IBCustomDataSet, IBTable, StdCtrls;

type
  TForm1 = class(TForm)
    DateTimePicker1: TDateTimePicker;
    Button1: TButton;
    IBTable1: TIBTable;
    procedure DateTimePicker1Change(Sender: TObject);
    procedure Button1Click(Sender: TObject);
  private
    { Private declarations }
  public
    { Public declarations }
  end;

var
  Form1: TForm1;
  VData : String;
implementation

{$R *.dfm}

procedure TForm1.DateTimePicker1Change(Sender: TObject);
begin
   VData := datetostr(DateTimePicker1.Date);
end;

begin
    begin
       //pegar a data clicada no DateTimerPicker
       Ibtable1.filter := 'DATA_VENDA = ' + VData;

end;

begin
       //pegar o periodo da data clicada no DateTimerPicker (-30) dias
       Ibtable1.filter := 'DATA_VENDA >= ' + datetostr(strtodate(VData)-30) + ' and ' +
                          'DATA_VENDA <= ' + VData;

end;

end;

end.

abraço

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...