Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Acesso remoto ao servidor Mysql em nuvem muito lento (fora do Brasil,

sistemafenix
 Share

Question

Olá Pessoal,

Estou quebrando a cabeça e gostaria da ajuda de vocês para saber se realmente tem algo que possa ser feito.

Infelizmente ainda preciso manter uma aplicação que precisa se comunicar diretamente ao servidor mysql e para centralizar os dados, utilizamos um servidor dedicado com mysql (windows server 2012), o problema que o tempo de resposta dele está muito lento, já fiz alguns testes mudando algumas coisas no my.ini conforme as dicas que encontrei na net e nada. O estranho que se disponibilizo o mysql para acesso externo do nosso servidor (configurações bem inferiores de maquina e internet) está bem mais rápido do que esse servidor dedicado.

Com base nisso resolvi fazer alguns testes, criei uma conta de teste free no amazon e montei uma vps para fazer os testes e verificar se o problema estava no servidor dedicado que fica hospedado em outra empresa (Alemanha), escolhi Oregon como datacenter e depois de instalar o mysql e configurar o acesso externo, descobrir que estava lento o tempo de resposta como o nosso dedicado.

Pensei... se aqui na empresa é rápido com toda nossa limitação, por que, está lendo em um dedicado, desativei o firewall tanto do dedicado como da vps e também não mudou nada, aí tive a ideia de montar a vps no amazon usando o datacenter de São Paulo e para minha surpresa estava rápido. :)

Agora recorro aos amigos que possuem muito mais experiencia com o mysql, tenho como igualar o tempo de resposta do servidor fora do Brasil alterando algo no my.ini (não sei se é algo que o mysql verifica que está deixando lento o tempo de resposta para cada comando executado, obs: são comandos simples de visualizar tabelas do banco estrutura etc. sem ninguém está usando) ou isso é uma limitação devido a distancia do servidor.

Agradeço qualquer ajuda desde já.

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

já fiz alguns testes nesse sentido.... a performance vai depender da velocidade de conexao com a internet, a configuração do servidor e a distancia fisica do mesmo.

depende tambem do trafego de dados ( pesquisas que trazem muitos dados deixa lento )

uma sugestão seria usar um banco local com atualização remota ( bancos sincronizados )

veja se isso te ajuda

https://www.howtoforge.com/mysql_master_master_replication

abraço

• 0

Jhonas,

Obrigado pelo retorno.

Tudo parece que é um problema de latência que ocorre devido a distancia.

Fiz alguns testes e até mesmo pelo ping ficou claro isso, um server no Brasil o tempo é 36ms, Alemanha 296ms, Estados Unidos 221 (enviando 32 bytes).

Acho que vou manter o banco em um servidor no Brasil até consegui migrar todos os clientes para a aplicação Web, mantendo um backup através da replicação como sugeriu.

Abraços