Meu nome é Tiago Rodrigues, tenho 23 anos e sou de Criciúma - SC. Sou apaixonado por jogos e meu foco é aprender algumas linguagens da programação para utiliza-las futuramente e ingressar nessa área de difícil acesso no Brasil. Quero aprender C/C++/Java. No momento, diante algumas pesquisas e orientações, decidi começar do início e estudar Lógica de programação, Algoritmos e Estrutura de dados. Como todo leigo na área estou tendo dificuldades no início e sei que nem comecei ainda uma linguagem, mas faz parte do aprendizado e com meu esforço quero conseguir vencer as dificuldades. Contando um pouco do meu foco para meu futuro, quero disponibilizar abaixo os exercícios que vou fazendo e pedir aos senhores que tem conhecimento na área, para que me ajudem na correção dos exercício. Não preciso da solução pronta, só gostaria de um feedback de quem domina o conteúdo para ver se meus resultados estão CERTOS ou ERRADOS. Acredito que também vai ajudar os leigos e iniciantes da área que procuram como base exercícios e conteúdo a respeito. Então é isso, quem conseguir corrigir meus exercícios somente com um feedback de CORRETO ou ERRADO e me informando qual é a questão, eu agradeço.
Abaixo segue minhas respostas para os exercícios:
1) Crie uma sequencia lógica para tomar banho:
• Início
• Pegar a roupa
• Seguir até o banheiro
• Abrir a porta do banheiro
• Entrar no banheiro
• Fechar a porta do banheiro
• Colocar a roupa limpa estendida
• Tirar a roupa
• Abrir o box
• Entrar no box
• Fechar o box
• Abrir o chuveiro
• Se molhar
• Se ensaboar
• Se enxaguar
• Fechar o chuveiro
• Abrir o box
• Pegar a toalha
• Se secar
• Sair do box
• Fechar o box
• Vestir a roupa limpa
• Pegar a roupa suja
• Abrir a porta
• Colocar a roupa suja para lavar
• Fechar a porta
• Fim
2) Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número
Resultadosoma = numero1 + numero2
Resultadomulti = resultadosoma * numero1
3) Descreva sequencia lógica para trocar o pneu do carro:
• INÍCIO // caso você for o motorista
• Ligar o pisca-alerta
• Estacionar o carro
• Desligar o carro
• Retirar o cinto
• Pegar a chave
• Abrir a porta do motorista
• Fechar a porta do motorista
• Abrir o porta-malas
• Pegar o triangulo
• Colocar o triangulo a uma distancia segura
• Voltar para o carro e virar a chave na ignição para que fique acesso o pisca-alerta
• Ir até o porta-malas
• Pegar o pneu (STEP)
• Pegar o macaco
• Utilizar o macaco para deixar o carro suspenso
• Pegar a chave
• Tirar os parafusos da roda
• Retirar o pneu usado
• Colocar o pneu novo (STEP)
• Pegar os parafusos
• Pegar a chave
• Parafusar os parafusos
• Pegar a chave
• Pegar o pneu usado
• Ir até o porta-malas
• Guardar o pneu usado
• Guardar a chave que utilizou para apertar os parafusos
• Retirar e guardar o triangulo
• Fechar o porta-malas
• Abrir a porta do motorista
• Entrar no carro
• Fechar a porta do motorista
• Colocar o sinto
• Ligar o carro
• Desligar o pisca alerta
• Dar seta para sair
• FIM
4) Faça um algoritmo para trocar uma lâmpada. Descreva com detalhes:
• INÍCIO
• Ir ao supermercado mais próximo
• Comprar uma lâmpada
• Voltar para o local onde a lâmpada deve ser trocada
• Colocar a lâmpada nova em local seguro
• Desligar a chave-geral (ENERGIA)
• Pegar uma escada
• Fixar a escada no local da troca
• Subir na escada
• Retirar a lâmpada usada
• Descer a escada
• Colocar a lâmpada usada em local seguro
• Pegar a lâmpada nova
• Subir a escada
• Colocar a lâmpada nova no bucal
• Descer a escada
• Ligar a chave-geral (ENERGIA)
• Testar e ver se funcionou a lâmpada nova
• Guarda a escada
• Descartar a lâmpada usada
• FIM
5) Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo
•Receba código da peça
•Receba valor da peça
•Receba Quantidade de peças
•Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça)
•Mostre o código da peça e seu valor total
• Dados de entrada – Receba código da peça, Receba valor da peça, Receba quantidade de peças.
• Processamento – Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça).
• Dados de saída – Mostre o código da peça e seu valor.
6) Faça um algoritmo para “Calcular o estoque médio de uma peça”, sendo que
7) Teste o algoritmo anterior com dados definidos por você.
Quantidade mínima Quantidade máxima Estoque Médio
30 100 65
Por enquanto são esses os exercícios, provavelmente vou atualizando a lista diária ou sempre que obtiver novos exercícios resolvidos por mim. Agradeço a participação e a colaboração de todos.
Pergunta
Tiagosr1
Meu nome é Tiago Rodrigues, tenho 23 anos e sou de Criciúma - SC. Sou apaixonado por jogos e meu foco é aprender algumas linguagens da programação para utiliza-las futuramente e ingressar nessa área de difícil acesso no Brasil. Quero aprender C/C++/Java.
No momento, diante algumas pesquisas e orientações, decidi começar do início e estudar Lógica de programação, Algoritmos e Estrutura de dados. Como todo leigo na área estou tendo dificuldades no início e sei que nem comecei ainda uma linguagem, mas faz parte do aprendizado e com meu esforço quero conseguir vencer as dificuldades. Contando um pouco do meu foco para meu futuro, quero disponibilizar abaixo os exercícios que vou fazendo e pedir aos senhores que tem conhecimento na área, para que me ajudem na correção dos exercício. Não preciso da solução pronta, só gostaria de um feedback de quem domina o conteúdo para ver se meus resultados estão CERTOS ou ERRADOS. Acredito que também vai ajudar os leigos e iniciantes da área que procuram como base exercícios e conteúdo a respeito.
Então é isso, quem conseguir corrigir meus exercícios somente com um feedback de CORRETO ou ERRADO e me informando qual é a questão, eu agradeço.
Abaixo segue minhas respostas para os exercícios:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.